Chamou atenção, na escalação do São Paulo contra o Coritiba, sábado, a ausência de Arboleda entre os titulares – o zagueiro estava no banco, sem registro de qualquer lesão. No banco também estavam jogadores como Marcos Paulo e Michel Araújo, de boas partidas recentes.

Com um jogo terça-feira na Colômbia, contra o Tolima, pela Sul-Americana, o técnico Dorival Júnior evitou escalar força máxima em Curitiba, contra uma equipe que não vencia há oito partidas (agora nove) e ainda não tinha feito gols no Brasileiro (fez no Tricolor).

O empate por 1 a 1 – um resultado que se deve, muito, à péssima jornada do atacante Alef Manga, do Coritiba, que perdeu três chances claras de ampliar o placar para o time da casa – precisa servir para que o São Paulo compreenda sua prioridade na temporada: pontuar no Brasileirão.

O torneio nacional deve ser tratado com o máximo de atenção numa temporada em que a tendência é de grande equilíbrio nas duas pontas da tabela.

Em três rodadas, o São Paulo perdeu para o Botafogo (fora), venceu o América-MG (em casa) e empatou com o Coritiba (fora). Nenhum desastre, mas o jogo de sábado, pelo contexto do rival, poderia ter sido de vitória.

São Paulo fez um primeiro tempo ruim no Couto Pereira. Com Luan e Pablo Maia juntos, Rodrigo Nestor tentou sem sucesso levar o time à frente. Alisson e Welington Rato pelos lados são voluntariosos.

O gol do time da casa saiu num vacilo da defesa em uma cobrança de lateral. Diego Costa falhou ao tentar evitar o pivô de Alef Manga, que ajeitou a bola que Bruno Gomes colocou na rede de Rafael.

No fim, num contra-ataque, Manga quase fez o segundo ao sair na cara de Rafael, que saiu bem do gol.

As mudanças de Dorival no segundo tempo, e a postura do Coritiba, que tentou viver só de contra-ataques, ajudaram o São Paulo.

Dorival tornou o time mais forte com as entradas de Marcos Paulo, Rafinha e Michel Araújo. Mesmo assim, o Coritiba teve pelo menos duas chances claras, ambas de Alef Manga, de ampliar.

A pressão tricolor se traduziu em gol na reta final do segundo tempo num chute de Marcos Paulo que desviou na zaga paranaense antes de entrar.

O resultado deixa o São Paulo bem posicionado na tabela, por ora, com quatro pontos em três rodadas.

O desempenho do time não empolga, ainda em começo de trabalho de Dorival. E mantém o alerta de que o Brasileiro precisa ser a prioridade, ainda mais quando o jogo seguinte é pela fase de grupos da Sul-Americana, torneio de rivais frágeis no estágio atual.

Depois de encarar o Tolima, na Colômbia, terça-feira, o São Paulo recebe o Internacional no domingo, no Morumbi.

https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/04/30/analise-empate-com-coritiba-deixa-claro-que-prioridade-do-sao-paulo-deve-ser-pontuar-no-brasileirao.ghtml