O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Coritiba neste sábado, no Couto Pereira, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado saiu barato para o Tricolor, que só conseguiu ir às redes nos minutos finais da partida, ficando com o sentimento de que a tarde na capital paranaense não foi tão ruim quanto poderia ser.
Fato é que a sensação do elenco são-paulino deveria ser justamente o oposto. O São Paulo fez uma partida ruim, pouco criou e teve de apelas para os chutes de longa distância para levar algum perigo ao goleiro rival. Não fosse as falhas de Alef Manga nas conclusões de alguns contra-ataques, o Coritiba teria encaminhado a vitória ainda no primeiro tempo.
Rafael foi o principal jogador do São Paulo. O goleiro, que já havia se destacado na estreia do técnico Dorival Júnior, contra o América-MG, novamente foi decisivo, protagonizando algumas boas defesas ao ficar cara a cara com Alef Manga mais de uma vez para evitar o revés fora de casa,
O São Paulo segue oscilando, algo que já era comum sob o comando de Rogério Ceni, e deverá seguir assim, independentemente de quem estiver à beira do campo. Dorival Júnior pode até promover melhorias, mas o Tricolor tende a alternar bons e maus momentos ao longo da temporada porque não possui um dos melhores elencos do País.
A falta de tempo para trabalhar também será um obstáculo para o São Paulo ao longo de 2023. Tendo de se dividir entre três competições (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana), o Tricolor precisará encontrar uma forma de absorver as ideias de Dorival Júnior rapidamente, abrindo mão da tão necessária repetição nos treinamentos.
O São Paulo conquistou quatro pontos de nove até agora no Brasileirão. Os três primeiros compromissos no torneio foram confrontos com equipes que vivem realidade semelhante, possuem elencos equiparáveis. Por isso, a perspectiva do Tricolor para as partidas contra as potências do futebol nacional, como Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, não são as melhores.
O desafio do São Paulo é diário. Dorival Júnior tem muito trabalho pela frente. A pressão por resultados é grande. Mas, a torcida precisa entender a realidade atual: o Tricolor, por mais bem-intencionados que sejam os atletas e comissão técnica, precisará suar muito para não fazer feio em 2023.
Gazeta Esportiva

Quem vai ter que suar muito e o DJ, pra fazer desse limão uma limonada, pq o Jegue saiu e ficou só terra arrasada… elenco meia boca e ainda time todo mal organizado
E você acredita que agora que o Jegue foi pasta o Clube vai gasta? Vai sonhando.
Esses medianos são o padrão do São Paulo atual. Não chegará melhores. Até porque essa direção desde que chegou ao Clube vem afirmando que não fará loucuras em contratações.
Se eles contratarem jogadores caros agora, será através de empréstimos e isso vai ajuda a afunda o Clube ainda mais. As criticas serão ainda piores.
Jogador de nível técnico alto tem custos de compra/comissões e de salários e são bem elevados. Os que vem apenas com custos de salários, geralmente são na situação física parecida como do Hernanes na ultima passagem ou como do Marinho do Framengu que já esta na curva descendente da carreira.
Trazer um Hulk, Cebolinha ou Arthur demanda custos de compra e salários e é muito caro.
Se hoje viesse um Vidal, Marinho, Vargas, Edenilson, Diego Ribas, Keno e outros nessa faixa de idade, chegariam apenas pelos salários, porem teríamos o mesmo destino do Cruzeiro que tinha diversos jogadores que eram ótimos tecnicamente, mais que fisicamente já estavam destruídos.
Você acha porque o Dorival Jr. escolheu o São Paulo e não o Xurintians? Ele sabia que o Xurintians é uma bomba relógio. Todo técnico que chega lá, terá que coloca em campo os pré históricos. E a maioria sabe que não é possível fazer um time com jogadores defasados fisicamente.
De postagem anterior (sobre Lucas Perri):
Ragi
30 30-03:00 abril 30-03:00 2023 às 18:24
Não tenho comentado mais aqui, mas esse “todo mundo” não me inclui. Desde quando ele era da base eu sempre falei que só um louco para não ver potencial num goleiro jovem como ele, que quando estreou não foi brilhante, mas também não pareceu sentir o peso da camisa. Só precisava de sequência e confiança, ou jogar num time menor e depois voltar. Quando o botafogo avalia um jogador melhor que o spfc, pode enterrar o time. SPFC não caiu até hoje por coisas do futebol, da vida, ou pq tem algo em nosso destino que a gente tem que ser torturado antes de algo assim acontecer, mas a diretoria tem uma rota pronta pra isso: dívidas, decisões ruins, impossibilidade de emplacar algum sucesso temporário, dívidas de novo e decisões ruins que geram dívidas…
&
&
&
Compartilho com vc essa visão e digo que eu também não estou incluído no “todo mundo”.
Pessoal da base tem que ter apoio e ser acompanhado com paciência.
Perri foi emprestado pro Crystal Palace, depois voltou, e antes de sair pro Náutico eu fui um dos que apoiava ele ganhar um pouco mais de cancha em outro clube mediano e que disputasse a série B, ou mesmo algum clube do interior de SP, mas que o rapaz não era descartável como alguns já achavam, e me lembro da partida que ele foi na fogueira (contra o América MG) e acabou pegando um pênalti que garantiu a vitória do SP, pela Copa do Brasil.
O Botafogo acabou sendo esperto e apostando alto. Se é verdade que ele ainda precisa amadurecer muito, por outro lado vem ganhando confiança e mostrando seu talento. Nossa felicidade foi ver o Rafael deslanchando também, e hoje é inimaginável ele perdendo a vaga de titular com as atuais opções…
Mas desejo sucesso ao Perri, que hoje fez a diferença no jogo contra o Flamengo, e certamente foi um dos responsáveis pela conquista da liderança pelo Botafogo, ao menos por enquanto….
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra….
Volto a dizer: não é time prá ser campeão, obviamente, mas também não é prá lutar contra rebaixamento, mesmo tendo um elenco com um número razoável de jogadores mais limitados.
Para mim, portanto, quem faz qualquer afirmação sobre os extremos (título e rebaixamento) está exagerando…
O elenco é ruim?
Não.
O elenco é limitado e desequilibrado em alguns setores mas não chega a ser ruim.
Exemplo?
Lateral direita: temos uns 5 atletas prá jogar por ali. E, prá mim, o melhor deles é o Moreira.
Mas, quem tem jogado ou estado à disposição?
Pois é…
PS: concordo com alguns colegas que o DJ pode usar o Rafinha mais adiantado, no meio, e com alguém cobrindo as investidas dele. Eu me recordo do Jorginho, campeão mundial em 94 coma seleção, que jogou no SP e acabou atuando (e bem) no meio campo. Obviamente, e guardadas as devidas proporções, Rafinha pode fazer um papel mais ou menos parecido. Mas, ao final desse ano, é tchau prá ele!
Voltando…
Foco nosso é no BR. Prá mim o DJ ainda está testando e observando o elenco, e algumas experiências ele terá que fazer ainda. Ficar elogiando ou criticando ao extremo as escolhas ou substituições dele é absurdo, pois sabíamos desde sua chegada que haveria de se ter paciência prá ele teste, observar e definir um time titular.
Claro que poupar jogador prá não estourar está ainda na ordem do dia lá no clube… Mas que o foco deve mesmo ser o BR, creio que a maioria quase esmagados aqui no Blog concorda.
Título?!?!
Esqueçam!!!!
Ao menos para esse ano…
Na Sulla, já disse: na 1a fase é usar reservas e garotada. A competição é ridícula nessa parte, e novamente nossa chave é uma baba… Nos mata-matas, é ir vendo qual o adversário e ir usando os atletas conforme o nível do rival, mas não creio que cheguemos novamente à final, pois há algumas equipes bem qualificadas esse ano, como o próprio Fortaleza…. Creio que uma semifinal está de ótimo tamanho pro SP esse ano…
CdB?
Uma quarta de final e olhe lá!
Dos 16 classificados pras Oitavas, 15 são da divisão principal. É um mata-mata de série A…. Esqueçam!!
No BR, dando tudo certo, usando o melhor time titular que puder ser escalado, repito: temos elenco prá ficar entre 8o e 10o lugar esse ano. Se por acaso vierem uns 2 ou 3 bons reforços na janela de meio do ano, esvaziando o DM, e o DJ conseguindo um padrão razoável num prazo curto, e obviamente dependendo do desempenho de alguns dos nossos adversários mais diretos, que talvez oscilem mais, até podemos sonhar com vaga na Libertadores (na pré ou quem sabe até na frase de grupos, se conseguirmos alcançar um G6).
Maaaaaas não vamos nos iludir….
A princípio vejo o time no meio da tabela, como disse, dos últimos entre os 10 primeiros….
Rebaixamento?
Vão amaldiçoar em outras paradas, gente…. Rsss
Não, sem chance! Podemos até sofrer um pouco, mas o DJ tem que errar demais e alguns atletas tem que ter um aproveitamento muito ruim prá considerarmos uma chance de queda, mesmo com um elenco limitado tecnicamente…
Como sempre digo, o bom técnico prá mim é o que sabe extrair o melhor do elenco que tem. Com organização e obediência tática, união e foco, faremos um BR digno, mesmo com alguns senões e sofrendo um pouco nos primeiros 9 ou 10 jogos….
Paciência e Fé, por favor, sim?
JAC, o comentário sobre o Rafinha foi perfeito.
Em um elenco desequilibrado e mal montado, algo desse tipo é uma ferramenta importante para mudar a nossa situação e não podemos nos desfazer. Em determinados momentos, em determinadas situações, pode ser interessante usar o Rafinha em um cruzamento certeiro. É possível criar até jogadas com base nisso, jogadas de segundo tempo, para furar uma defesa pelo alto.
É preciso saber usar no momento certo e acho que o Dorival sabe disso.
É mais pura verdade. Quanto mais cedo se deram conta disso, melhor.
O elenco sem o Wellington e o Galoppo fica sem opções em posições chaves do atual time que são lateral esquerda e o meio campo mais avançado. Não dá pra contar com o Caio Paulista na lateral e o Nestor tendo que armar o time, isto já é um fato. Ainda joga sem o Calleri lá na frente e o Luciano numa fase que só dá chilique dentro de campo.
Temos mais opções no meio campo, acho que seria o caso de tirar o Luciano do time e tentar um 4-5-1 quando o Calleri voltar.
Rafael, Rafinha(não tem outro), Arboleda, Beraldo e o Caio Paulista(não tem outro), Luan(em forma), Neves, Nestor, Araújo e Marcos Paulo, na frente o Calleri(Erison por enquanto).
Não é um time pra propor o jogo, seria mais pra ganhar o meio campo e jogar por uma bola no Calleri.
Não espero muita coisa, só um Brasileirão decente do time já me contento.
Elenco não é pra brigar por títulos, nem na Sul-americana somos favoritos, vejo o Fortaleza como um time mais pronto e encorpado que o nosso para essa competição.
Essa é a nossa realidade.
O legado que o Rogério Ceni deixou é menos que, na opinião dele, o Nei Franco deixou. O Crespo em menos tempo fez mais que ele. Casualmente, os dois últimos troféis. Ser campeão pesa muito. Armar um time para que outro técnico seja campeão, também. A torcida reconheceria. O RC sempre será o ídolo 01, etc, etc. Mas técnico? Será difícil. O Zico fez o certo e nunca treinou no Brasil. O DJ vai ter muito trabalho para salvar o time do vexame.
O negócio é ganhar ao máximo no Morumbi e ir tirar pontos dos outros fora.
Acho que esse ano a meta vai ser maior que 45 pontos
Esse BR tá muito parelho e os clubes que focarem em várias competições ao mesmo tempo vão pagar o preço lá na frente
Concordo plenamente com o título da matéria , é consenso que esse time do São Paulo é muito ruim , muito fraco , isso dito por analistas esportivos , ex jogadores e grande parte da torcida , só enxerga diferente quem não entende bulhufas do riscado.
E não é pra menos , a maioria dos reforços desse ano eram reservas em seus times anteriores , como que seria possível ter um acréscimo em relação ao elenco da temporada passada ? Obviamente houve um decréscimo e isso de um elenco que já era mediano , é sem dúvidas um dos piores times do São Paulo que já vi na vida. E pra piorar tudo ainda não desenterraram o sapo lá do Morumbi e o clube continua com um azar fora do comum , não fosse tantas lesões até teríamos um pouco mais de tranqüilidade , e é isso que me deixa mais preocupado , o clube está com um azar igual a de outros clubes grandes quando foram rebaixados , onde absolutamente tudo da errado.
A situação é preocupante sim e me assusta o fato de , ao menos aparentemente , parecer que a diretoria e atual treinador não terem entendido as reais circunstâncias do problema , não estarem mobilizados nesse sentido desde o inicio do Brasileirão , de o foco ser total na manutenção do clube na série A , porque se demorarem pra fazerem isso quando acordarem talvez seja tarde.
E essa balela de legado ruim do Ceni pra mim não cola , essa reformulação foi uma necessidade do clube e não do treinador , montar um time com poucos recursos , contratando jogadores sem investimento , jogadores em final de contrato , por empréstimo , e ” oportunidades ” de mercado é a receita certa para o fracasso. O Palmeiras quando adotou essa política do bom e barato foi rebaixado , o Corinthians em 2021 quando trouxe o Silvinho e também adotou essa mesma politica só não rebaixado pois no meio do caminho mudou a estratégia , trouxe o Vítor Pereira e junto vários jogadores de qualidade. Algo parecido com que aconteceu com o próprio São Paulo em 2017 , que se não tivesse trazido Arboleda , Marcos Guilherme e principalmente o Hernanes , também dificilmente teria revertido o cenário caótico que se encontrava. Uma coisa é o treinador ter carta branca pra contratar e com dinheiro para escolher quem preferir , e outra muito diferente é o treinador precisar escolher dentre o que o clube pode contratar , com limitações financeiras.
“Balela de legado ruim não cola”. Profundo argumento.
Não vai ser fácil escapar esse ano, muitos jogadores afastados por lesões graves, vários titulares absolutos como Igor Vinicius , Ferrarezi, Welington, galoppo , sem falar no único jogador de velocidade que tínhamos, o Pedrinho. São 5 jogadores potencialmente titulares ,
O São Paulo tem elenco limitado, mas alguns jogadores precisam ter mais foco para acertar mais passes e finalizar para o gol com melhor qualidade olha o Nestor por exemplo mesmo livre para finalizar erra ao chutar no gol na maioria das vezes, o seu Luciano que boa parte da torcida venera erra passes bobos no meio proporcionando contra ataques aos adversários, raramente os laterais conseguem acertar um mísero cruzamento e esse time consegue errar cobrança de lateral duas vezes consecutivas em uma mesma partida o treinador tem que fazer a parte dele, mas os jogadores também tem que ajudar também porque senão fica mais difícil.
Então tá!
Tem que mandar scouts e a diretoria de futebol p rua, pois so contrataram bagaco nestes ultimos tempos: de lateral renovacao aposentado de 28 anos a lateral improvisado que nao sabe bater lateral é muita gente despreparada que nao sabe o que esta fazendo!