Após a vitória por 3×0 sobre o América MG, Dorival Jr fez questão de deixar clara a realidade da partida:
“Foi um jogo muito complicado. O resultado não espelha o que foi a partida. Se acontecesse um gol do América, talvez a história fosse outra. Tenho que enaltecer a equipe pelo espírito, pela busca, entrega que tivemos. Foi uma semana conturbada. Não é fácil. Você muda o foco do jogo, que é o objetivo principal. Entendo que tudo isso tenha criado um problema extra na cabeça de cada um. Temos que trabalhar e nos dedicar para melhorar. Foi um resultado de alívio, um ótimo resultado, mas não saímos totalmente satisfeitos pois precisamos melhorar muito”.
saopaulo.blog

Perfeita a análise do treinador.
Jogo muito complicado. A escalacao apresentou dois problemas principais:
Patrick ainda é verde para jogos deste nivel.
Acho difícil o Pablo se adaptar no lado direito do campo. Aliás RC já tinha tentado este posicionamento para o garoto e logo desistiu. Diante disto, nossa alas ficaram mto expostas. Rai Ramos faz um arroz com feijão. Tem mais força que Rafinha e portanto sua titularidade é um acerto na ausência de Igor.
O adversário pressionava alto o jogo todo. Nas poucas vezes que escapamos, o time foi praticamente dentro do gol.
As substituições foram precisas. Neves entrou mto bem. Alisson e Caio fizeram boas transições e Marcos Paulo tem boa qualidade técnica jogando por dentro (característica rara no elenco).
Tb é claro que Luan sente o ritmo do jogo. Apesar da torcida de todos, ainda não o vejo como titular.
Na vdd, creio que o time titular de Dorival será mto semelhante ao de Ceni( mudanca certa somente na lateral direita), mas acho que Dorival tende a usar melhor o elenco pois é mais flexível. Tambem aposto que com uma gestão de pessoas melhor, os jogadores ficarão mais seguros e elevarão o nível.
E que goleiraco o SP tem. Calmo, rápido, com ótimo alcance e envergadura. No primeiro jogo já deu pra ver que se trata de um goleiro de primeira prateleira. Acho que o problema do gol está resolvido por alguns anos. Vitórias contra Tigre e América garantidas por Rafael.
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/04/23/dorival-busca-companheiro-para-nestor-no-meio-do-sao-paulo-veja-opcoes.htm.
Para parte da torcida que exaltou o fato de estar cada jogador em sua posição e de não terem havido improvisações , talvez não tenham analisado atentamente pois houve sim improvisação. O Maia foi improvisado em uma posição que não tem o costume de jogar , e no segundo tempo entrou o Caio Paulista , que é ponta direita , na lateral esquerda também. Não que eu seja contra improvisações pois entendo perfeitamente que faz parte do futebol e absolutamente todos os treinadores utilizam desse artificio.
O Caio foi contratado pra ser lateral esquerdo pois jogava assim no Flu, então não tem improvisação já que ele joga nas duas posições. Já o Maia, na minha opinião improvisação é usar o cara em posição fora da sua usual, o Maia é volante e jogou de volante. Talvez não jogou no exato metro quadrado que ele gosta, mas jogou na sua posição.
Foi “improvisado” como segundo volante.
Ainda há jogadores indisponíveis. Improvisações podem ser inevitáveis. O problema é improvisar quando há jogador da posição disponível. Dorival por exemplo foi de Patryck mesmo ao invés de começar com Caio. Ele colocou uma dupla de volantes, sendo um deles com ritmo de jogo (se fosse Luan e Gabi, seriam 2 sem ritmo). Ele sabe que a dupla que deu mais certo no elenco foi Luciano e Calleri, por isso vai priorizar uma formação com eles neste início de trabalho. Colocou R.Nestor como 8 no losângulo pelo lado esquerdo e Michel Araújo como meia. Enfim, não teve pardalzice sem necessidade. Ele fez o básico para ver como respondiam e foi testando outras coisas enquanto procurava soluções.
E o Caio foi contratado exclusivamente pra ser lateral, não tem improviso nisso.
Ué, com o Rojegue ele jogava na lateral-esquerda e ninguém falava de improvisação. Inclusive, quem pediu o sujeito como lateral-esquerdo foi o rojegue, também não houve reclamação.
Acredito que vocês não tenham lido a matéria que postei o link junto com o comentário , pois na mesma o próprio Dorival afirma ter colocado o Pablo Maia em uma posição diferente que está acostumado a jogar , pois normalmente joga mais centralizado , de 5 e com funções mais defensivas. O esquema utilizado por ele , um 4-4-2 com um losango no meio , mesmo que ele utilizou no Flamengo na temporada passada , não usa dois volantes e muito menos 3 volantes , normalmente nesse esquema é um primeiro volante , que ontem foi o Luan , dois meias abertos para fazer os lados , que ontem foram escalados o Maia e o Nestor , e um meia mais centralizado que ontem foi o Michel Araújo. Portanto nem o Maia e nem o Nestor nunca foram esses meias de lado , de corredor , e no Flamengo ele nunca utilizou 3 volantes nesse sistema.
Quanto ao Caio Paulista apesar de ter sido contratado para ser lateral esquerda sua posição de origem é a ponta direita , então não deixa de ser sim uma improvisação. Pode não ter sido idealizada por ele porém ele também está usando um ponta direita como lateral esquerdo.
No mesmo texto deixei bem claro que não sou contra as improvisações , isso faz parte do futebol e sempre fez. O Brasil de 70 tinha 5 camisas 10 do meio pra frente e o Zagalo foi muito competente em conseguir encaixar todos , algo que seu antecessor não tinha feito. Então pra mim isso é algo natural e normal dentro do futebol , absolutamente todos os treinadores em algum momento vai se utilizar de alguma improvisação , o que me espanta na realidade é a gritaria em torno disso.
Só de ele ter visto o mesmo jogo que a gente já me traz conforto nas coletivas. rs
O Maia não o vi de volante vi na lateral esquerda,mais isso é um puro detalhe.Eu sempre fui de acordo com jogadores versátil,sempre falei isso,improvisação,é como o colega falou, ao decorrer das competições e precisões todos os técnicos sempre usaram,então isso não é uma coisa nova no São Paulo,podia até ser um pouco de exagero.O dorival falou uma coisa certa,o resultado nem sempre fala o que foi a cara do jogo,os jogadores foram melhores nas finalizações,pois entrou três gols,como poderiam um ou dois não ter entrado;o América pelo que jogou não deu sorte,pois na noite de ontem o Rafael estava numa hora muito feliz,até a trave o ajudou,e é normal,pois bons goleiros dependem da sorte também,então ao meu ver é super normal.Para mim pelas defesas foi desisivo no resultado,pois do mesmo jeito que marcamos três,o América se não fosse o Rafael poderia ter marcado também,e não séria nenhum absurdo.Agora que trocou o técnico e o Dorival é mais flexível do jeito que já falaram, e eu concordo.A nossa torcida tem que aprender a se unir e comemorar as vitórias,Ceni já foi;esquecem.Temos que apoiar do mesmo jeito que sempre falei na fase do Ceni.Dorival e os jogadores precisam deste apoio.O Dorival mudou o time ou não,improvisou ou não,usou os jogadores que tem,substituiu certo até mesmo o Luan, que ao meu ver ainda não está cem porcento,e ele tem que aceitar isso e se primorar,ele cem porcento é outra história. Técnico nenhum vai deixá-lo 90 minutos se não estiver cem porcento,é “só um detalhe.”O próprio Dorival viu que tem muito para fazer,dá para chegar mais longe com ambição?_Dá…Agora deixamos o Dorival trabalhar,assim como queríamos que deixasse o Ceni trabalhar.Um se foi,o outro chegou,vamos esperar a história ser escrita.Eu também sou fã do goleiro Rogério Ceni,mais como técnico ele se desgastou demais,e precisa melhorar muito se quiser continuar como técnico,principalmente na sua visão de ver o futebol. O Dorival já tem bagagem e uma história formada e com muito mais experiência,pode dar certo?Sim pode,vamos torcer;pois o que mais importa acima de tudo é o São Paulo f.c.,e não quem está certo ou não.Sei que minha opinião é só mais uma,se estou certo?Não sei, só sei que agora é a única opinião que tenho,e não vou ser arrogante,falando que é só eu que estou certo.
Eu ouvi Dorivalismo? Kkk
Bom Domingo tricolores…sempre bom depois de uma vitória.
VSP!
Quanta diferença!!!
Ganhamos de 3×0, mas o treinador expondo o que realmente aconteceu em campo.
Em outros tempos, a gente perdia e o treinador parecia estar em Nárnia explicando o que foi o jogo.
Agora só falta trocar o Belmonte por alguém capacitado. E se não estiver bem, o Muricy também. Pro lugar dele, eu tenho a mais absoluta certeza em um nome: Fábio Luciano. Tem perfil ideal pro cargo.
Vamo São Paulo!