Dorival Júnior preferiu despistar sobre a possibilidade de Alexandre Pato voltar a defender o São Paulo. O atacante finaliza seu processo de recuperação de uma séria lesão no joelho direito no CT da Barra Funda e não nega o desejo de vestir a camisa tricolor novamente, porém, pelo menos por enquanto, o novo treinador da equipe optou por não se aprofundar no assunto.

“Acho que temos que ter tranquilidade. Pato está em um processo de recuperação. A janela [de transferências] fechou. Agora temos que ter tranquilidade, aguardar um pouco. Vou contar com os jogadores que aqui estão. Se tivermos que recorrer de alguma forma, será com os garotos de Cotia”, disse Dorival Júnior.

Apesar de ter citado o fechamento da janela de transferências, que aconteceu na última quinta-feira, Dorival Júnior não terá qualquer impedimento para contar com Alexandre Pato, caso opte por isso. O atacante atualmente está sem clube e, desta forma, poderia assinar um vínculo com o São Paulo mesmo com o período para contratações encerrado.

Pato rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em setembro de 2022, durante uma partida da Major League Soccer (MLS). O jogador foi submetido a um procedimento cirúrgico e solicitou ao São Paulo o uso do Reffis Plus para a etapa final da recuperação.

Essa poderá ser a terceira passagem de Alexandre Pato pelo São Paulo. A primeira aconteceu entre 2014 e 2015, quando foi envolvido em uma troca com Jadson, que foi para o Corinthians. Já a segunda foi entre 2019 e 2020, essa com menos sucesso e que terminou com a rescisão de seu contrato, em que o atacante, inclusive, abriu mão do dinheiro que teria a receber do Tricolor.

Aos 33 anos – completa 34 em setembro -, Pato é visto como um jogador capaz de agregar tecnicamente ao elenco do São Paulo. Embora esteja retornando de lesão, o atacante possui uma identificação com o clube e aceitaria se adequar à realidade financeira do São Paulo, recebendo um salário consideravelmente menor que os das últimas passagens pelo clube.

São Paulo aguarda Alexandre Pato finalizar o processo de recuperação de lesão para avaliar se ele, de fato terá condição física para defender o clube. Há uma cautela por parte da alta cúpula tricolor por se tratar de uma lesão de ligamento, séria, que dificulta o retorno de um jogador profissional aos gramados.

Gazeta Esportiva