O São Paulo fechou acordo com o técnico Dorival Júnior e deve anunciá-lo nos próximos dias. O que esperar do trabalho dele em seu retorno ao Morumbi?
Estilo e prioridade
Dorival é adepto de times ofensivos, com posse de bola e prioriza jogadores técnicos.
Ele costuma priorizar a defesa quando chega em um novo clube e dá cara ao time com rapidez. Nos últimos anos, porém, suas equipes mostraram certa oscilação em momentos decisivos na parte final da temporada.
O esquema mais utilizado por Dorival é o 4-3-3. Foram raros os casos de esquemas com três zagueiros.
Dorival é conhecido pelo bom ambiente. Ao contrário de Ceni, ele é mais calmo, apaziguador e foge de embates. São raras as polêmicas públicas e os problemas são resolvidos internamente.
Dorival é um estudioso. O profissional acompanha tendências do exterior e está antenado com novidades táticas, apesar de manter certo conservadorismo. Esse foi um aprendizado da última passagem pelo Santos, quando tentou atuar com apenas um zagueiro e o time não rendeu.
Uma das grandes virtudes de Dorival Júnior no Flamengo foi a capacidade de ter o prestígio do elenco. Os jogadores o ouviam e respeitavam suas preferências em campo.
O retorno do 4-3-3 foi implementado por Dorival, o que fez o time evoluir rapidamente. Anteriormente, com Paulo Sousa, o Flamengo atuava em um 3-5-2 com apostas arriscadas, como Everton Ribeiro de lateral.
Um dos méritos de Dorival foi encaixar Pedro e Gabigol juntos. A dupla deslanchou enquanto ele ainda comandava o time. O ponto alto de seu trabalho foi ganhar o grupo e ter domínio nos vestiários, tendo total controle sobre o elenco.

Só de não ver aquela cara de bunda do Rogério após as partidas já está ótimo.
Ganhando, tudo está bem!!!
Não dando desculpas esfarrapadas do tipo:
“tivemos bom jogo, maior posse de bola, mas perdemos de 3×0”
Estamos no lucro imenso.
Ultimamente joga no 4_3_1_2 nesse caso, dá pra ter três volantes: Méndez, Gabi e Maia, defesa bem mais protegida.
Aposto que vamos brigar por uma vaga na libertadores.
Fechando a casinha já será ótimo!!! Vamos sofrer menos…
O Dorival Júnior não é um Pep Guardiola da vida, mas só do fato dele ter chegado animado e com muita vontade de dar certo no São Paulo, me mantém otimista com o trabalho dele e com nossas chances no campeonato!!!
Comparando com o perereco muito divertido que aconteceu na apresentação do novo técnico gambá, acho que poderemos fazer um bom Brasileirão neste ano, obviamente sem chances de título, mas sem passar vergonha, que era o que aconteceria na gestão Rogério Ceni…
Tomara que a torcida o apoie e o lote o Morumbi como vem fazendo ultimamente
E a diretoria dê o mesmo respaldo que o Ceni teve