Confirmado desde ontem pelo Blog, Dorival vem e assume o São Paulo. Mas, ele fará bom trabalho? O que esperar?
Esta será a segunda passagem de Dorival Júnior no São Paulo. Ele assumiu pela primeira vez em 2017, justamente no lugar de Rogério Ceni, que fazia seu primeiro trabalho como treinador profissional. Na ocasião, o técnico chegou no Morumbi para evitar um rebaixamento inédito. Objetivo que acabou sendo concluído com sucesso.
Desta vez, o Tricolor não briga pelo rebaixamento, mas vive um momento bem delicado. Afinal, o São Paulo tem um jogo decisivo contra o Ituano, pela Copa do Brasil, no qual busca evitar um novo vexame na temporada. Além disso, Dorival terá a missão de evitar uma nova campanha medíocre do clube no Campeonato Brasileiro, assim como aconteceu em anos anteriores.
O acordo entre São Paulo e Dorival Júnior foi rápido. Os primeiros contatos foram feitos ainda na quarta-feira, e uma reunião com o representante do técnico, nesta quinta, finalizou o contrato. O anúncio deve acontecer nas próximas horas.
Dorival Júnior é o atual treinador campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Seu último trabalho foi no Flamengo, onde conquistou os dois campeonatos.
Além disso, o treinador tinha vontade de voltar ao São Paulo, para terminar um trabalho que acabou sendo interrompido pela metade. Dorival acabou deixando o Morumbi em 2018, pela primeira vez e tinha o desejo de retornar um dia.

Lamentável…
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/04/20/opiniao-vaidade-e-soberba-de-dirigentes-afundam-o-sao-paulo-rumo-a-um-futuro-preocupante.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-mobile&utm_campaign=materias
Agora vai da certo. Problema são os técnicos que assumiram o cargo nos últimos 15 anos.
Agora o Luciano vai joga bola e deixará de dar xiliques, vários jogadores vão deixa de erra passe de 2 metros. Apenas acredite.
Conselheiros e dirigentes não entram em campo. São os jogadores. E com a sagacidade do Dorival e com a subida de nível dos jogadores, possivelmente teremos melhores dias. Novamente, dirigentes não entram em campo.
E quem contrata esse monte de jogadores, um pior do que o outro, caríssimos, tanto que somos há muitos anos uma das maiores folhas salariais do país, e de baciada, que mal duram um ano???? São os próprios jogadores ou Dirigentes???? Dirigentes não entram em campo mas contrata que entra, quem os treina, que os Dirigem, quem atrasa salários, quem cuida da estrutura, fisioterapia, fisiologia, quem aumentam as dívidas, quem fazem os Contratos Administrativos, com quem fazem e por quanto fazem, etc. O Campo é só um reflexo de quem Preside o time. Problema do São Paulo há muito tempo é político e administrativo.
Entrei aqui para falar sobre essa matéria: irretocável!
Sabemos q as péssimas gestões se acumulam e foram elas q nos trouxeram até aqui.
Mas falando especificamente sobre o Casares, considerando o q foi prometido e o q foi realizado até o momento, já podemos dizer q a administração é péssima.
Não me refiro ao Rogério ou à decisão de mandá-lo ou não embora, mas sim a ações q cabem exclusivamente à gestão mesmo.
As contratações realizadas são ridículas e não necessariamente baratas. O superávit tão propagandeado foi conquistado pelo acaso da venda do Antony, cujas cláusulas de venda foram definidas pela gestão anterior (que o vendeu muito mal, para variar) e não por competência. A base, nossa tábua de salvação até o momento e das poucas coisas dignas de orgulho, vem ladeira abaixo, o q só traz mais apreensão em torno do futuro do clube. O sócio torcedor é ruim. A venda de ingressos para a torcida também. Pessoas que fazem mal ao clube estão, o tempo todo, se movimentando entre uma gestão e outra.
Por mais q queira me manter otimista, até a esperança estão nos tirando.
Ceni sempre foi parte dessa equação. Não ficou 18 meses apesar de um trabalho pifio e limitado.
Certeza que ele vai fechar bem o meio de campo pra proteger a zaga e organizar o ataque, colocando cada jogador em sua posição.
Se fará não sei ,mas melhor que o mito e não precisará muito será.Mito no SPFC é como colocar parente na sua empresa,difícil de cobrar,exigir ,mandar embora ,a intimidade prejudica a área de serviço.Por isso sou contra ídolos voltarem ao clube,gera acomodação e é um pepino pra resolver pro empregador.Dorival no SPFC não era que eu queria,acho um técnico mediano e olha que assisti os jogos do Flamengo ano passado e apesar dos títulos não me convenceu.Mas terá meu apoio ,o importante foi ter saído o mito e que sirva de lição pra não trazer mais ídolos.Jogo chave é o de terça feira….Agora é torcer e que o Casares resolva a parte física ,fisiológica e do FM pois essa área corrói qualquer trabalho….
Galera, essa matéria ilustra bem o que a gente fica remoendo aqui… vale a leitura
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/04/20/opiniao-vaidade-e-soberba-de-dirigentes-afundam-o-sao-paulo-rumo-a-um-futuro-preocupante.ghtml
Gosto demais do blog, acesso todo dia, mas hoje, parece estar atrelado a essa administração, duvido que o blog tenha coragem que colocar essa matéria, que é perfeita para o momento do clube, em evidencia no blog. Não para afrontar o Casares, mas seria uma crítica para se corrigir a rota, pois como disse santo Agostinho, “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”.
Sim, mas no texto ele esnoba o estadual. O curioso é que serve para outros times, para nós, não. Vê se o santos ou o curintias estão satisfeitos em ficar se vencer o estadual.
No mais, existem verdades misturadas com opiniões.
Não se esnoba o estadual. O q destaca é q UM estadual é muito pouco para um intervalo de mais de 10 anos.
Eu concordo com você, mas discordo de 3 coisas do que o cara falou.
A primeira é que o São Paulo “se apequenou” e isso não é verdade, ele seguiu no mesmo lugar em que estava, o PalBBeiras é que melhorou.
A segunda é que ele menciona que o Casares errou ao demitir o aprendiz por vaidade, e discordo frontalmente disso.
Acho que faltou a mesma coragem que faltou pra demitirem o Ceni após o jogo contra o Água Santa.
Se tivessem mandado aquele incompetente embora – junto com toda a corja de Raí, Pássaro & cia – dava tempo de ter contratado o Felipão (por exemplo) que estava no mercado e ter sido campeão.
E a terceira é ele puxar a lista de treinadores e falar “O problema não é treinador”, quando a própria lista prova que também foi 90% das vezes.
Porque de todos esses treinadores citados na lista pós Muricy, a maioria não ganhou absolutamente nada grande depois de sair do São Paulo.
No mais, é muito do que a gente fala aqui todo dia.
Ah e sem ser porta-voz do blog ou defender a diretoria:
Mas o Zanquetta já comentou que o esgotoesporte.com não deixa ele reproduzir as matérias aqui.
Em todos os pontos q vc discordou, eu concordo com o texto.
Vamos lá…
Nos apequenamos pq não somos mais favoritos nas competições, estamos em uma prateleira abaixo, o q nunca foi o nosso lugar. Somos menores em relação a nós mesmos e ao q éramos antes. E tbem, ao q parece, somos numericamente menores. O tamanho da nossa torcida foi ultrapassado. Nossa grandeza histórica ngm mexe, mas o respeito dos adversários, as grandes conquistas, os grandes jogadores são parte de um passado cada vez mais longínquo.
Sobre Raí, Pássaro e o time quase campeão do Diniz: pegaram um time com 7 pontos de vantagem em relação ao 2o colocado, com um jeito de jogar bem definido e um elenco fechado com comissão técnica e diretoria de futebol. A primeira coisa q fazem é mudar a estrutura, substituir gente querida pelo elenco por estranhos. O elenco melindroso reage e perde-se o título. O Brasileirão terminou em fevereiro! Era muito esperar o fim do campeonato para fazer essa mudança? É fácil ser engenheiro de obra pronta e depois do fato, apontar os erros, mas convenhamos, antes de tomar uma decisão vc pondera o melhor e o pior cenário e se esse pior cenário (perda do título) não foi considerado, é muita incompetência e se foi, é muita burrice!
Por fim, o problema não é técnico pq tentou-se todos os tipos de técnicos e praticamente ngm vingou AQUI. Rogério chegou aqui campeão brasileiro, Crespo tá ganhando títulos, o Diniz hj é considerado o melhor técnico do Brasil. Quando vc tem tantos técnicos de perfis tão diferentes e nenhum tem sucesso no nosso time, fica óbvio q não são eles o problema.
Eu discordo do texto quando diz que o Casares foi o culpado pela perda do título de 2020 por ter tirado o Raí e o Pássaro que estavam em “comunhão com os jogadores”.
O autor ignora o fato do campeonato daquele ano ter virado o ano por conta da pandemia e que o “Blogueirinho” no caso fez o que a torcida implorava para que fosse feito, que era a saída imediata dos dois responsáveis pelo futebol (o Raí ainda ficou até fevereiro), e esse mesmo grupo unido com os cartolas foi quem acabou com nossas chances de título naquele ano, capitaneados pelo futuro presidiário espanhol, na época, apenas conhecido como Batuqueiro…
Excelente definição do que é o São Paulo Futebol Clube hoje!
arrumar a zaga, dar confiança para os laterais, mas que infelizmente não são bons, dois volantes, e torcer lá frente para o calleri continuar inspirado.
fazer o básico sem muita invenções já é um começo para esse time começar a ganhar padrão de jogo.
bem vindo novamente Dorival, sucesso para o nosso tricolor
Seje bem-vindo e sucesso para fazer este time vitorioso denovo. Só espero que não seje só mais um técnico.Pois estou cansado desta coleção de técnicos,feita nestes últimos 12 anos.
Acredito que vai dar uma ajustada no time, colocar jogadores em suas posições corretas. Só isso já vai ajudar muito, além do clima de paz com os jogadores, pelo menos num primeiro momento.
Dorival é bom técnico, mas sozinho não fará milagre, a diretoria de futebol tem que ser mais atuante, pois do jeito que está, omissa, impossível fazer um bom trabalho. Impossível!!
Olha, não podemos negar que o Dorival não seja corajoso porque ele era o técnico BR mais “badalado” no momento e mesmo assim decidiu assumir o SPFC.
Todos nós sabemos que ele não é nenhum milagreiro, nenhum mestre tático e que precisará de reforços, mas pelo menos o Dorival é um técnico que não inventa e consegue fazer o básico mesmo com um elenco limitado.
Volto a repetir aqui, o problema do SP não é só treinador, pode até ser que com o novo treinador o time melhore e faça alguns bons jogos, mas depois tudo voltará na mesma.
O elenco atual do SP não é bom, de fato, o clube precisou fazer uma reformulação para diminuir a folha salarial, vários jogadores que ganhavam muito saíram o ano passado, justamente por isso e acho que deveriam ter saído mais jogadores, exemplo: Rafinha.
As contratações foram erradas?
Sim, algumas, por exemplo, David, mas também tiveram boas contratações, Wellington Rato, Michel Araújo, Alan Franco que apesar de as vezes ser um pouco estabanado é um bom zagueiro, o Pedrinho também estava jogando bem e se entrosando, mas teve o problema de agressão. E também o SP teve azar com as lesões de alguns jogadores muito importantes para o time, Ferraresi, Galoppo, Wellington.
Também falta ao time um meia de criação, a diretoria podia ter ido atrás de um jogador com estas características ou procurar na base, com a falta de grana para contratar, serial o ideal.
O que nos resta é torcer para que tudo dê certo, infelizmente somos reféns da diretoria e dificilmente as coisas irão mudar, provavelmente no fim do ano o Sr. Casares irá se reeleger e nada mudará, infelizmente.
Me agrada mais o conceito e como o RC pensa o futebol do que o DJ. Mas como futebol não é só isso, envolve outros fatores tão importantes quanto, fica a esperança e a torcida por resultados melhores.
Vai ter muito trabalho, o elenco é muito desqualificado, e não tem um trabalho em andamento pra herdar. Se o SPFC, não começar a se profissionalizar, teremos mais uma década perdida. A SAF não é solução, mas no quadro em que nos encontramos, seria uma das formas de entregar o futebol pra quem entende.
Parabéns pela chegada do Dorival, atual campeão da Copa do Brasil e Libertadores. Treinador copeiro. Boa sorte ao mesmo. No mais, segue abaixo texto irrepreensível que relembra o qual horrível foram as últimas administrações do clube. Inclusive a atual. Muito incompetente e amadora. Detalhe. O responsável pela excelente matéria foi setorista do São Paulo por 12 anos e hoje é editor de texto da Globo. Um verdadeiro choque de realidade para os defensores e passadores de pano dessa Administração ridícula e desses Conselheiros mafiosos.
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/04/20/opiniao-vaidade-e-soberba-de-dirigentes-afundam-o-sao-paulo-rumo-a-um-futuro-preocupante.ghtml
E verdade, faz muitos anos não temos no clube o campeão da Libertadores passada. Nem um que ao menos ganhou um título importante na temporada passada. Acho que isso mostra o quanto o São Paulo deixou de ser um clube vencedor, a chegada do Dorival acontece agora mais pelas circunstâncias, não é algo que foi planejado, é só mais uma extinção de incêndio.
Sobre o link que vc postou, tem algumas verdades, mas também muita opinião aí. Casares bem ou mal tirou o time da longa fila. Estadual conta, vai perguntar lá no Corinthians ou no Santos…. Pra eles (e pra mídia amiga deles) vale. Só pra dar um exemplo.
Não se esnoba o estadual. O q destaca é q UM estadual é muito pouco para um intervalo de mais de 10 anos. O q, convenhamos, é verdade!
Acho bem interessante a matéria, mas friamente falando, essa é mais uma que mostra como é a imprensa. Ele diz que se cair, é muito difícil voltar. Definição bem diferente de quando outros times grandes caíram, como por exemplo, os sem cor. Se fosse lá, diriam que o teime ressurgiria mais forte e voltariam às glórias rapidamente.
Vou repetir, concordo com a maioria do que ele diz, mas comprar esse discursos de grande parte da imprensa, assim de primeira, não faço.
“Discursos de grande parte da imprensa”. Ele é são-paulino fanático.
O Sistema domina o SPFC!
espero nao ver atacantes na lateral, destros na canhota e zagueiros construtores!
Ele pode e fará um bom trabalho desde que não invente:
Rafael
Igor Vinicius
Arboleda
Beraldo
Wellington
Luan
Neves
Nestor
Michel
Luciano
Calleri
Imagino isso também, o simples. Pensando mais macro até:
Rafael (Felipe/Jandrei)
Igor (Rafinha/Moreira/Raí/Nathan/Orejuela)
Arbo (Diego/Belém)
Ferraresi (Beraldo/Alan Franco)
Wellington (Patrick)
Luan (Mendez/Pablo)
Nestor (Neves/Talles)
Gallopo (Nestor/Rato/Rodriguinho)
Michel (Rato/Pedrinho/Alisson/Caio Paulista)
Luciano (Marcos Paulo/Caio/David)
Calleri (Erison/Juan)
Quem eu acho que perde espaço nessa história:
– 2LD: Nathan ou Raí e Orejuela;
– 2PD ou MD: Alisson ou Caio Paulista e Pedrinho(por conta da agressão);
– 1 segundo atacante: David;
penso a mesma coisa no time com algumas resalva Diego Costa na zaga, Mendez ou Pablo Maia de volante, W. Rato com Nestor passando para segundo volante ou sacando Luciano, esse time bem treinado pode dar liga,
só trocaria Nestor ou Luciano por MP!
Jogadores com cérebro conseguem criar jogadas. No último jogo o ataque só começou a criar quando estavam Marcos, Michel e Nestor em campo. Tudo bem que o adversário era de nível amador, mas deu pra ver que se entendem na movimentação, passe, enfiadas de bola.
Na minha opinião deveria jogar com os 3, dois mais na meia e Marcos mais adiantado. Além disso dois volantes, dois larerias e dois zagueiros, sem invenção.
Ele potencializa o que o clube tem, trabalha e adapta esquemas com o que dão para ele.
Seja qual for o lugar que ele vai chegar, saberemos que é o máximo que esse conjunto pode alcançar.
A minha expectativa é ter a certeza de que estaremos na série A.
Um técnico só não faz milagres, tem muita coisa errada nessa direção de futebol, e o pior, Muricy tá afastado novamente do dia a dia por problemas de saúde. Sem o Rogério, muito centralizador, o Muricy poderia atuar mais se estivesse 100%, mas agora sem ele também, me preocupa ainda mais, pois Belmonte é um elefante numa loja de cristais.
Tem que montar o time considerando que ele é um elenco mediano pra fraco. Fechar a casinha e fazer os jogadores comprarem a ideia de jogar por um gol e por não tomar gol.
Foco e ganhar dos times de que ficam entre 10 e 20 em casa e empatar fora… só aí já tem 40 pontos.
Jogar na retranca pra não perder clássicos …
Na real, tem 4 ou 5 elencos melhores que o nosso no Brasil. O resto e tudo mesmo nível para baixo.
Assim, acho que se o time for bem gerenciado, não cai.
Agora classificar pra Libertadores, terminar na parte de cima da tabela, em 6o lugar ou melhor como falaram que era a meta no início do ano, é outros 500, será bem difícil com esse time.
CdB e Sula, na Sula passara com certa tranquilidade pra fase eliminatória. Mas depois disso, vai depender dos sorteios pra não cair com adversários fortes ou do mesmo nível, se der sorte como deu no sorteio da Sula ano passado, pegar times mais fracos, pode até ir longe.
Boa sorte, Dorival.
Acompanho seu trabalho há mais de 20 anos.
Fez um trabalho gigantesco no Figueirense, quando chamavam você apenas de Júnior.
Pessoa espetacular. Uma humildade muito acima da média. Sereno, trabalhador e bom de grupo.
Tomara que o São Paulo conseguisse entregar para você um “Hernanes” tal qual entregou em 2017.
Sobre a matéria do GE que vários colegas colocaram aqui, o que mais me impressiona é que esses bandidos não conseguem sentar e chegar a uma conclusão tão óbvia: “não ganhamos m…. nenhuma desde 2008. Aliás, o que ganhamos nos anos 2000 devemos a MPG”.
Mas não. Acham-se o maioral!
São, em suas cabeças criadas em berço de ouro e todo esse mundinho blasé em que vivem, o suprassumo!
Verdadeiros Sanguessugas!
Vaidosos!
Arrogantes!
Bandidos, enfim!
Boa sorte Dorival. Vai ser duro treinar esses pangarés nível série B e C.
Terá nosso apoio.
Alguém arrisca uma escalação para sábado?
Tentando emular o Flamengo do Dorival:
Rafael
Rafinha
Arboleda
Alan Franco
Caio Paulista
Méndez
Nestor/Pablo Maia
Michel Araújo
Marcos Paulo
Luciano
Calleri
se for esta formacao, prefiro o milton cruz!
O que vc mudaria?
Alan Franco e Caio por qq outros, meio com Luan e outro dos volantes (Mendes ou Maia) e, no primeiro jogo, Nestor ou Luciano, mas nao os dois, pois o time nao pode perder mais 6 pontos de cara e ai, talvez jogar no 2 tempo com mais jogadores que nao marcam, como eles, se a defesa estiver solida, pois precisamos ganhar confianca! depois, se a defesa funcionar, o tecnico pode ir soltando o time!
Ou seja, vc não mudaria quase nada rs
Rafael
Rafinha
Arboleda
Beraldo
Caio Paulista – aqui não tem opção.
Luan
Pablo Maia
Michel Araújo
Marcos Paulo
Luciano
Calleri
Quando leio,, fechar a casinha, jogar por uma bola, retranca. Penso.. isso não e um são Paulino falando. Sao Paulo tem história, tem DNA,, nunca em 75 anos de história jogamos dessa forma , isso e papo de torcedor do Juventus, juventude, água santa e outros mais.
Qualquer treinador que vier , sabe qual e o papel do São Paulo e o que se espera dele.
Que faça seu melhor . Isso e o que esperamos agora
E nunca, em 75 anos de história tivemos tão perto de cair por falta de qualidade no elenco.
O que sobrevive não é o mais inteligente e nem o mais forte, é aquele que melhor se adapta.
Essa história de DNA ofensivo é coisa para um Barcelona da vida, aqui a gente joga o possível!!!!
Até os times da Premier League subverteram seus DNAs (defensivos e de jogo feio) quando ficaram milionários, pq a gente não pode?
Isso era em outros tempos. O clube se apequenou. Não temos mais grande jogadores. Tem jogador mediano, que no máximo da pro gasto. E ainda assim são caríssimos, o clube não consegue pagar as contas e está todo endividado.
Tem que se adaptar e passar a jogar como time pequeno mesmo, enquanto não voltar a ter um grande time que permita jogar de outra forma. Se e que um dia vamos voltar a ter.
Escolha do Dorival foi acertada, e o melhor se confirmando a contratação é que ele quis vim também ao SPFC.
Agora é ter paciência e deixar ele trabalhar. (Não precisa ser 18 meses). 😂
Agora que temos um técnico de futebol novamente, precisamos de uma diretoria de futebol profissional, de um presidente profissional e de alguns jogadores melhores.
O Dorival Júnior foi muito bem no Ceará, que tinha um elenco muito mediano. O problema do São Paulo Futebol Clube é que a camisa é muita pesada. Quando a coisa pesa, os jogadores medianos amarelam (tremer).
O Dorival Júnior foi muito bem no Ceará, que tinha um elenco muito mediano. O problema do São Paulo Futebol Clube é que a camisa é muita pesada. Quando a coisa pesa, os jogadores medianos amarelam (tremer).
Em 5 de julho de 2017, foi anunciado pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, como novo treinador do São Paulo, assinando até o fim de 2018 para substituir Rogério Ceni.[27]
Em 9 de março de 2018, um dia após derrota no clássico para o Palmeiras, foi demitido. No total, comandou o São Paulo em 40 partidas, com 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas.
Tomara que consiga recuperar o vestiário para ano que vem dispensar/vender/trocar uns 3,4 desse elenco que eram para ter feito no inicio dessa temporada. Ceni tem culpa nisso. Crespo estava conduzindo a reformulação do elenco com mais “bola” que o Ceni.
Sobre o Dorival, sabe armar times, porém em seus trabalhos mais notórios foi exclusivamente dependente de jogadores acima da media, coisa que ele não terá no SPFC. Mas penso que teremos um time mais sóbrio em campo e dependendo da confiança no jogo após jogo até recuperar um futebol para o G6.