São Paulo suou, mas conseguiu vencer a Academia Puerto Cabello na chuvosa noite desta terça-feira, no Morumbi, pela Copa Sul-Americana. É verdade que o time não fez um bom primeiro tempo, sofrendo com a falta de pontaria, mas acabou premiado na reta final do segundo tempo, depois de ter ameaçado muito mais os rivais venezuelanos.

Pablo Maia teve algumas chances de finalizar de fora da área na etapa inicial, Luciano também teve oportunidades de balançar as redes, mas faltava a bola ir em direção ao gol. No intervalo, Ceni decidiu acionar Calleri na vaga de Juan, e a entrada do argentino mudou o jogo para o São Paulo.

O camisa 9 tricolor teve duas grandes chances para abrir o placar de cabeça. Em uma, parou no goleiro. Na outra, mandou para fora. A sorte teimava em passar para o lado dos donos da casa, que tiveram de ser persistentes, mantendo o equilíbrio mental para não deixar a forte pressão sobre o técnico Rogério Ceni minar a possibilidade de saírem de campo com os três pontos.

Por ironia do destino, quem abriu caminho para a vitória do São Paulo no Morumbi foi justamente um atleta com quem ele chegou a ter um problema após a eliminação precoce no Paulistão: Marcos Paulo. O meia-atacante entrou já nos minutos finais na vaga de Caio Paulista e balançou as redes aproveitando passe açucarado de Calleri.

Depois do gol de Marcos Paulo, o São Paulo tirou uma tonelada de seus ombros e, com isso, não demorou para chegar ao segundo gol com Michel Araújo, grande aposta de Rogério Ceni para o restante da temporada.

Após o apito final, técnico e jogadores se reuniram no centro do campo para agradecerem a presença dos mais de 16 mil torcedores nas arquibancadas do Morumbi, mesmo debaixo de chuva, mostrando a todos que o clima é de união no vestiário, apesar de muitas notícias, verdadeiras ou não, terem vindo à tona nos últimos dias.

A vitória sobre a Academia Puerto Cabello não resolve todos os problemas do São Paulo. A pressão externa ainda existe. O time ainda precisa mostrar mais, embora venha lidando com uma série de desfalques importantes. Porém, sem dúvida alguma, fazer sua obrigação após dias caóticos é algo para comemorar.

Gazeta Esportiva