O São Paulo conheceu, nesta segunda-feira (27), seus adversários na fase de grupos da CONMEBOL Sudamericana 2023. Antes do sorteio, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ a partir das 21h (de Brasília), Carlos Belmonte, diretor de futebol do clube, concedeu entrevista exclusiva à ESPN.
Belmote garantiu que o São Paulo pagará um dos dois meses de direitos de imagem que deve aos jogadores.
”A gente sabe da necessidade de jogadores, mas também as dificuldades de caixa. O principal reforço do São Paulo é pagar os atletas em dias. Estávamos com duas imagens em atraso, essa semana estamos pagando uma e ficaremos uma em aberta. Nosso objetivo é fazer o pagamento o mais rápido possível e ficar mais perto possível de ficar em dia com nossos atletas”, prometeu.
ESPN

Não conheço a pessoa Belmonte, mas o profissional infelizmente não tem credibilidade. Digo isso, que nos anos anteriores, sempre fazia promessas como essas e depois não conseguia cumprir. Agora fica a dúvida, ele tem participação na culpa ou é mais uma vítima?
Se prometeu que paga essa semana eu espero que pague essa semana. A postura do Belmonte com relação a prazos em 2022 foi lamentável.
Será que os jogadores acreditam na palavra do Belmonte depois do que aconteceu no ano passado?
Pois é.
Eu acho que o discurso dele já até mudou um pouco por causa disso.
Deve ter comido muita mosca ano passado. Agora ele não dá mais prazo pagar pagar, disse que quer pagar o quanto antes (ai se todo patrão falasse isso, né? Tem país que mais de 30 dias de atraso, dá cana).
Agora me respondam uma coisa:
Direitos de imagem são geralmente uma grande parcela do salário dos jogadores, certo?
Isso significa que durante 2 meses (2/3 do ano corrente) o clube não teve condições de arcar com o salário dos jogadores.
Parece para alguém atitude de clube que diz ter o pagamento em dia como primeira prioridade?
Dirão que é apenas uma questão de fluxo de caixa. Ainda que seja (só quem está dentro saberá, eu tenho certa dúvida) – mas em 2 anos completos de mandato, não deu para ajustar o fluxo e garantir que o pagamento dos jogadores seja prioridade número um do fluxo existente?
“Ah, mas tem dívidas urgentes a serem pagas”. Concordo. Mas em 2 anos completo de mandato, imagino que a diretoria já deveria ter uma noção BEM clara do tamanho de folha que era possível ter parar pagar em dia independente do fluxo.
O que quero dizer é:
Seja por necessidade esportiva (quiseram contratar mais), ou não, atrasar salário NÃO é um acidente.
É uma decisão tomada.
é lamentável essa situação. trabalhar sem receber é falta de dignidade. O que me preocupa mais é que as novas contratações estão aumentando a folha. Se não conseguimos arcar com a atual, para que onerar mais?
Não paga salário, enquanto isso:
Com Calleri e Galoppo, São Paulo investiu R$ 81 milhões em reforços no ano passado; veja balanço
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/03/28/com-calleri-e-galoppo-sao-paulo-investiu-r-81-milhoes-em-reforcos-no-ano-passado-veja-balanco.ghtml
Lembrando que eram previstos 42 milhões de verba para aquisição de jogadores.
Aí atrasa salário e o problema é ‘fluxo de caixa’.
Os dirigentes são pegos de surpresa todo início de temporada.
Atraso de vencimentos é absolutamente inaceitável !.
Coloquem-se no lugar daqueles que lá trabalham, independente de serem bons ou não para a função.
Eles tem contratos assinados.
Compromisso número 1 do clube é pagar os salários em dia, ponto !.
Segundo alguns ( ou muitos ), Carlos Belmonte nem poderia estar lá pois se trata de conselheiro e como conselheiro, não poderia exercer o cargo onde se encontra.
Lamentável pois fecharam 2022 em dia e logo em seguida, volta o tema de atrasos dos pagamentos.
Discussão com Marcos Paulo onde vários foram a favor do jogador, atrasos de salários, time em cacos sendo remontado mais uma vez e primeiro jogo fora contra o Tigre , que está conosco pela garganta..
Belo cenário para início de competição.
algumas consideracoes sobre a questao financeira
01 – o Sao Paulo vive essa questao de fluxo de caixa negativo a muitos anos.. nem me lembro da primeira vez. Entao e endemico .
02- e saido que no primeiro trimestre as receitas recorrentes sao pequenas, ha um hiato entre receita e despesa.Isso e parte do planejamento.O clube precisa fazer emprestimos dew curto prazo, todo ano, pra cobrir esses primeiros meses. Isso e fato a anos,.
O Clube perdeu a mao a anos na area financeira. Corrigir isso precisa de um superavit financeiro por alguns anos pra ir fechando essa torneira..E o clube nao consegue, pois esta num processo terrivel de descompasso financeiro.
Ah. mais o clube contrata.. Sim,, ele precisa , mesmo devendo, contratar e melhorar sua equipe, Senao a coisa fica pior,, as receitas caem mais ainda e o buraco mais aumenta. Tem que trocar o pneu do carro, com ele em movimento.
– Mais contrata jogadores medianos.. E fruto do descompasso financeiro, nao tem bala na agulha pra contratar jogadores melhores, entao tem que sempre arriscar nos medianos, nos desconhecidos. E o indice de erros ness patamar de jogador e maior.
Sao Paulo voltara a ser protagonista. Isso sera realidade, se nesse caos todo, a Diretoria conseguir encontrar um caminho, Senao ficaremos no meio da tabela por anos a fio.
Por ultimo Belmonte nao e o Diretor Financeiro do Clube. Ele e Diretor de Futebol, as informacoes de pagamento sao repassadas a ele pelo financeiro.
Se entre a promessa e o dia de pagamento houver um descompasso, algum credor nao pagar o clube, O Clube nao Honrara a data de pagamento, isso nao e responsabilidade do Belmonte, pois ele nao esta no Caixa do clube.
Tem alguns sofismas ai no texto, vou comentar apenas o que é mais gritante.
O Belmonte, ainda que não seja Diretor Financeiro do Clube, é parte responsável sim por pagamentos.
Como Diretor de Futebol, a gestão do budget do futebol cabe a ele. Ele não calcula o fluxo, mas é diretamente responsável pelo mesmo (dado que quando se faz contratações de urgência ou não se respeita teto salarial, a responsa é dele).
E mais, como par do Diretor Financeiro, é responsabilidade compartilhada o cumprimento dos deveres dos dois lados. Isso significa que:
O Diretor Financeiro também é responsável por má gestão de budget do Futebol (ele precisa levantar a bandeira se achar que está inviável ou se vai gerar problema).
O Diretor de Futebol também é responsável por não cumprimento do pagamentos. Se ele acredita que obedeceu ao budget proposto (precisa levantar a bandeira).
Não vejo porque tanto mimimi com um atraso pontual de 2 meses de salário. Os jogadores sabem que o SPFC tem problemas d efluxo de caixa, mas que vão receber daqui a pouco, então não adianta tentarem criar tempestade em copo dágua, os próprios jogadores sabem que fora do SPFC a coisa é muito pior, com exceção claro do Varmengo e Guarani
Haha, bota pontual nisso!
Se tem algo que o São Paulo não atrasa, é em atraso de salário.
Até ano passado era reflexo da pandemia.
Agora que terminou ficamos com um pequeno atraso de 2 de 3 meses do ano.
Interessantíssimo você citar o Flamengo, porque eles de fato não atrasaram salário hoje (endinheirados que são), mas isso não vem de hoje.
Desde 2013 pagando em dia, época em que resolveram ajustar o elenco, baixando expectativas, para que? Sim, pagar em dia.
Acidentes à parte (pandemia, dívidas surpresa, etc). Só existe uma forma de você conseguir pagar salários em dia: Você querer.
Acredite se quiser – existe um Diretor Financeiro no clube, e o trabalho dele (por definição), é entre outras coisas ajustar o Fluxo de Caixa.
Inacreditável seu comentário.
Ter Ceni como ídolo, é aceitável.
Compactuar com atrasos salariais, é de gente que tem irresponsabilidade no caráter.
Isto.
E enquanto Belmonte e Rui Costa estavam no sorteio da Sula tendo que falar sobre salários atrasados, nosso presidente estava inaugurando a praça de alimentação do clube social. É bem sintomático isso, dá o real valor ao que importa pra diretoria tricolor.
Estava em São Paulo falando com o Presidente do Coritiba e outros Presidentes sobre a LIBRA.
kkkkkkkkkk
Ele recebeu o Presidente do Coxa e depois teve reuniões sobre a Liga.
Tem que ser muito mau caráter.
“Conversar ” com Coritiba sobre a Liga é fácil …Quero ver é conversar ” sobre a Liga com Flamengo,Travecos e Palmeiras….
Não adianta zanca, sempre vão procurar pelo em ovo pra criticarem tudo. Os caras caem em bait demais, nem procura, se informar direito.
Ele conversou? E como ele explica que o São Paulo seguirá, agora na Libra, recebendo tão menos que Fla e Corinthians e igual ao Palmeiras?
Procura nesse post mesmo e vai ver que despejei monte de críticas à diretoria.
A Libra, para mim, não é uma das críticas que faço.
A ideia da liga nova, seja ela qual for, é equilibrar os pagamentos entre os clubes de forma que seja menos discrepante.
Veja, menos discrepante não significa que não terá discrepâncias.
Tamanho da audiência e desempenho técnico entrarão na conta.
Oras, é óbvio que Flamengo e Corinthians receberão mais. Em qualquer liga. Dado que eles tem uma fatia enorme do potencial de audiência. Hoje eles JÁ GANHAM mais. A ideia é equacionar isso melhor e diminuir o degrau.
Se você acha tão injusto Fla e Corinthians receberem mais, porque acha injusto que a gente receba igual ao Palmeiras?
Ou você quer todos iguais, ou assume que vai ter níveis de valores a depender de tamanho da torcida (o desempenho técnico entra como fator que pode equilibrar mais isso – daí entra o Palmeiras receber igual à gente, eles tem menos torcida, mas desempenho MUITO melhor).
Oi Marcelo, concordo com seus comentários anteriores. São muito bons e coerentes. Você também tem razão se assumir que os critérios de definição das verbas da Libra são puramente técnicos. A proporcionalidade da torcida é o argumento vigente há mais de uma década e aparentemente está correto. Digo aparentemente porque tudo nessa vida é política, inclusive a distribuição de verbas. Foi agindo (mal) politicamente que Juvenal tomou um chapéu de Andres e Ricardo Teixeira 13 anos atrás, momento que implodiu o Clube dos 13 e redundou na divisão tal como temos hoje. Olhar esse quadro como definitivo é um engano. As peças estão sempre em movimento. E é esperado, sim, que o presidente do clube faça política acima de qualquer outra coisa para aumentar o máximo a sua verba e diminuir ao máximo a verba dos concorrentes. Quem senão os políticos do clube? Espero, portanto, que o dia de ontem tenha sido tratado com a importância devida: haviam agendas políticas na reunião da Libra e no sorteio da Conmebol. E espero que essa política de bastidores, que não é feita nas reuniões de ontem, esteja sendo feita. Tão fundamental quanto renegociar dívidas, talvez mais. Só meu ponto de vista, fico à disposição para um bom debate.
Triste esse tipo de coisa.
Credibilidade resulta em um oceano de possibilidades em nossa vida.
Se o ser humano aplicasse o simples conceito de “primeiro as coisas primeiras”, por si só, teria uma vida muito mais fácil.
São Paulo precisa voltar a ter um grande período sem dever nada para funcionários. Que deixe de contratar.
Tivemos um excelente ano financeiro em 2022.
Tivemos uma redução da folha.
Então como acontece isso?
Pode-se usar o termo financeiro / econômico que for, mas não pode atrasar nada. É simples.
Que coisa que virou rotina…entra presidente / sai presidente ninguém consegue mudar.
Era um dos nossos orgulhos…
Mas quando você recebe uma carga pesada como Casares recebeu , é muito difícil não ter entraves pelo caminho. Eu já disse, dois meses de atraso não são nada para quem ganha 300, 400, 500 K. O SPFC ainda tem que fazer contratações pois se não tiver time para colocar em campo as dívidas só aumentarão
Ele realmente recebeu o clube não apenas do pior presidente do SPFC, mas um dos piores presidentes de clubes brasileiros em todos os tempos.
Entendo isso, amigo.
Porem, é caso de não contratar mais ninguém então.
Se tiver que montar um elenco com 20 jogadores ganhando 100 mil e mais alguns da base, que monte.
Precisamos resgatar nossa credibilidade.
Eu deixaria de assinar um contrato de 400 mil por mês com um clube mau pagador para assinar com um que me oferecesse 300 mil por mês e que honrasse religiosamente seus compromissos.
Muitas pessoas fariam essa opção.
Fernando Lopes
Perfeito !.
Uma coisa simples que é impressionante que tenha gente que não entende isso.
Duvido que gerenciem suas vidas dessa forma pois se assim fazem, devem estar pendurados nos papagaios, crédito rotativo, etc.
Podem mostrar contas, justificar empréstimos, explicar dívidas, mas nada pode ser mais sinalizador de desordem financeira do que não pagar os vencimentos aos funcionários (jogadores). Isso, pra qualquer empresa.
Essa situação de direitos de imagem só evidência a pouca vergonha que está nosso país. Jogadores e clubes lançam o salário como direito de imagem para descaradamente sonegar impostos. Enquanto isso tem juíz decidindo que direito de imagem é parte do salário, mas só vale pro direito trabalhista e não fiscal, outra vergonha.
Relação causa / efeito.
Os cidadãos também estão cansados de pagarem impostos, verem a corrupção que existe e nada em troca.
O problema vem de cima, de quem governa o país.
Os demais, tentam sobreviver.
Pergunte a um empresário, qual a carga de impostos na receita da empresa.
A coisa está feia.
Eu não sou empresário, mas admiro quem tente empreender neste país.
Tem que ser herói.
tem que atrasar o salario desse vagabundos mesmo, se tivessem classificado para a semifinal teriamos caixa para pagar. O presidente bloqueirinho tinha que ir lá e dizer: Ta vendo estamos sem grana pela incompetência de todos!