“Conversei com o Dorival e ele me disse: ‘Todo mundo diz que eu fui demitido do Flamengo porque o Corinthians jogou melhor na final da Copa do Brasil. Mas, na verdade, o único time que jogou melhor que o Flamengo foi o São Paulo’.”
🎙 Zinho, na @espnbrasil

parece que a divida só reduziu 20 milhoes: https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/03/23/sao-paulo-reduz-divida-em-r-26-milhoes-no-inicio-de-2023.ghtml
Tem um tópico anterior bem interessante sobre a gestão da divida do São Paulo FC. na minha opinião, ficou claro.
Isso mesmo
Esses números são do início de 2023. Quando o Casares deu declarações sobre a diminuição da dívida, ele estava se referindo a 2022. Então só o balanço vai mostrar a realidade.
Exato, balanço vai mostrar situação de 2021 para 2022, não o que acontece no corrente ano (2023).
SE realmente os números apresentados comprovarem que houve essa redução então aplausos a direção, a todos.
Porque vai dar a quem espera a reformulação uma esperança de que vamos sair dessa mesmo sofrendo na temporada.
O Fla de 2011 a 2015 ficou sempre entre o nono e 2012 nos brasileiros, sempre passando vergonha. Gastando pouco, contratando medianos e quando resolveu contratar, vendeu bem tres da base que rendeu 500mi usou essa grana para montar um esquadrão.
O SP de 2017 vendeu toda a base e trouxe um monte de sub-35 que não agregou nada e só trouxe custos. Na necessidade vendemos Anthony por X e o clube comprador revendeu por 10X. Hoje não temos ninguém nesse nível na base visíveis. Tem potenciais.
E a desvalorizaçao da marca,diminuiçao de torcida não conta como prejuízo?????e moralmente???Contas no futebol e muito complicado ,pois patrocinadores querem consumidores,daqui uns anos vai receber cada vez menos se continuar nesse ritmo.Pagar dívida sem crescimento viável et um tiro no pé….
A marca ainda é forte, se reconduzirem o clube aos eixos as receitas aumentam.
Vamos pensar no Flamidia, eles passaram com uma situação complicada financeira parecida, agora estão valorizando a marca aumentando a torcida, etc..etc,…. acredito que o clube esteja se ajeitando aos poucos, ainda tem um caminho longo, afinal são 700milhões é muita grana….
Agora, quanto ao futebol não estou vendo evolução, acho que seria o momento de trocar o comanda, mas paciência né vamos torcer para passarmos o ano com o mínimo de dignidade brigando na parte de cima de tabela, assim espero…
Sobre o post anterior: bem explicado e da para concluir que os frutos serão colhidos a médio e longo prazo, e quando isso acontecer, espero que montem um time descente, começando por um goleiro de alto nível.
Exato.
“descente” não.. PELAMORDEDEUS!! “decente”!!!!!
Kkkkkkkk… time “descente” é o q temos faz alguns anos! Só desce mesmo!
Ele quis dizer, hoje, descente, amanha decente rsrs
Hoje decente é excessão, ops, exceção.
Se a dívida ficar abaixo de 600M, como informa o GE, e se esse ano não atrasar salários já será um feito enorme no lado financeiro e algo pra ser comemorado. Até pouco tempo o SPFC se dava ao luxo de esconder os boletos na gaveta e trazer jogador de 1.5M/mês.
E o pior, sem nem mesmo saber como pagar e nem correr atrás para viabilizar.
Pra quem viu os jogos, realmente o São Paulo jogou bem melhor que o Flamengo no primeiro jogo e o no segundo foi equilibrado. A diferença foi técnica, não tática.
Ou seja, o próprio Dorival Junior disse que o time que melhor enfrentou o varmengo foi o SPFC. Mosta que taticamente e coletivamente o time do SPFC é muito bem acertado, infelizmente jogadores d ebaix aqualidade técnic anão permitiram eliminar o Varmengo. A partir de agoira aposto que os antis vão passar também a atacar o Dorival Junior, há, há, há!
Joaquim, o post mostra que, naqule jogo (como em outros) houve um acerto e o tático funcionou e a técnica se superou. Porém, o conjunto da obra do Cenicontém muito mais erros, teimosias e miopias, do que um acerto tático e técnico. O trabalho do Ceni,no conjunto da obra, é de mediano para ruim.
Vindo do tópico anterior. Bem, vou esperar sair o balanço pra falar. Entendi a remodelação da dívida e concordo, mas, como um leigo no assunto, o que realmente me preocupa é que ano passado foi feito um planejamento e orçamento para uma boa diminuição das dívidas (108M – https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/sao-paulo-aprova-orcamento-de-2022-com-reducao-de-dividas-prevista-em-r-108-milhoes.ghtml). Com as vendas de Volpi, Sara, Marquinhos, Rigoni, Tuta, etc, entre vários outros (sem o Antony e Casemiro), lembro que tinha dado cerca de 138M para uma meta de 142M. Ou seja, quase batida. Batemos quase todas as metas esportivas (ficamos abaixo no brasileiro, mas compensamos ficando acima na Copa do Brasil) e superamos a de bilheteria. Aí tivemos a sorte das vendas do Antony, Casemiro e David Neres, que contabilmente somaram 100M (méritos da gestão anterior). E, pelo que entendi (a confirmar com o balanço), só tivemos 90M de superávit e/ou diminuição das dívidas. Ou seja, seguindo um raciocínio lógico, se não tivéssemos as vendas extras, mesmo cumprindo as metas e o planejamento, teríamos tido prejuízo e um provável aumento da dívida. Se tivesse diminuído a dívida em uns 200M (108M que estava planejado no orçamento + 90M das vendas), eu bateria palmas, aceitaria o mal resultado esportivo e entenderia. Mas a diminuição ficou 18M abaixo do orçado, mesmo tendo a pura sorte de 100M que não vai se repetir esse ano, pois o ativo Antony já foi “utilizado”. Resumindo, analisando os números que estão a mão, foi uma péssima condução financeira em 2022 que foi salva pela sorte. E 2023 tudo se encaminha pra ser ainda pior. Vexame e meta longe de ser atingida no paulista. Zilhões de contratações já feitas e ainda por fazer e muito dinheiro jogado fora pra satisfazer o RC. Pela bagunça e visão atual no futebol, muito medo por enorme parte dos resultados nos campeonatos que vamos disputar, podendo ter grandes prejuízos. Não temos grandes ativos para venda, e os prováveis estão em má fase ou machucados, consequentemente perdendo valor (Nestor, Pablo Maia, Wellington, Caio). Espero que tudo se reverta, e o time faça ótimas campanhas e excelentes vendas, mas não dá pra contar. E permanecendo assim essa “sorte” de 2022 vai pro ralo e podemos ficar ainda pior em 2024. Não é desejar, muito pelo contrário, é preocupação com o clube que amamos.
Eu não sei como os valores serão apresentados mas o dinheiro da venda do Antony foi dividido em parcelas e não tem como contabilizar tudo no balanço deste ano. Então não dá pra associar os 100M da venda com o valor da dívida paga.
Erro técnico.
Parcelado ou não, precisa declarar tudo no balanço. O que muda é a linha do ativo que você declara.
Abrs
Acreditar que o problema é a dívida e que quando melhorar a situação financeira vai melhorar o time e “contratar” é tudo oque essa diretoria incompetente quer iludir .O SP “ex futebol” Clube sempre teve dividas assim como qualquer grande empresa .Vamos relembrar a história ,time de 2005 campeão do mundo ,tinha Amoroso e Luizão que vieram baleados quando dm funcionava ,Danilo e Josué desconhecidos ,Fabão,Mineiro ,não tinha muitas estrelas e não foi um time caro assim como do tri brasileiro,mas não tinha tantas contusoes como hj o time voava fisicamente..Entao historinha de que “não tem dinheiro” é historinha pra boi dormir e se querer se iludir.O clube falta competência,olheiros,técnico e diretoria,gestão de pessoasAgora quem quer se iludir se iluda.Voce pode dar um caminhão de dinheiro pra essa atual diretoria e técnico que não vai dar em nada ….
O que precisa ser feito urgente é melhorar o fluxo de caixa com receitas correntes e certas, tipo mktg, patrocinios, licenciamento de produtos, melhores contratos, etc, para dependermos menos de receitas não correntes e incertas, como vendas e luvas por assinaturas de contratos. Isso precisa melhorar, e muito. Se o Flamengo é exemplo, foi o que eles fizeram. Não vou entrar no mérito de como fizeram
Só que o Flamengo tinha Globo,estatais pra ajudar e foi benefícioado com a quebra do clube dos treze na época ,passaram a ganhar muito mais nas cotas de tv.Tudo conspirou a favor e claro tem a maior torcida do Brasil milhões de torcedores que é o que interessa para os patrocinadores (coisa que o SP “ex futebol” clube não tá nem aí),entao e difícil se comparar ao Flamengo pois eles tem uma realidade bem diferente e foram beneficiados.
Verdade. Esse história do Fla é uma meia verdade, quando muito. O que salvou o Flamengo e ninguém quer falar na mídia foi a implosão do clube dos 13. De lá pra cá enriqueceram. Não teve nada de milagre administrativo nem nada, até economizaram uns meses mas na temporada seguinte já tavam contratando medalhão.
Tem uma reportagem de uns anos atras que mostra o total de dívida paga pelo Flamengo ao longo dos anos e são valores superiores a 100 milhões/ano. Quando um clube recebe 3x mais que o outro só dá pra comparar as iniciativas pq o processo é completamente diferente.
Exatamente, sai de 45 milhões de TV pra 450 por ano, aí vai pagar mesmo.
“Só que o Flamengo tinha Globo,estatais pra ajudar e foi benefícioado com a quebra do clube dos treze na época ,passaram a ganhar muito mais nas cotas de tv”
Exatamente, os analistas na tv esquecem de contar essa parte quando falam do tal “milagre flamenguista”, mas tb é verdade que se eles não estivesse focados nisso, nada aconteceria.
Mas, voltando ao SPFC, concordo com vc e digo que espero que tenham adequado esse plano do flamengo a nossa realidade de receitas.
Acho até que alongar as dívidas não é um caminho ruim, mas precisa ter disciplina para ir pagando.
Será que vamos ver o time jogar em um simples 442 ainda esse ano?
Algo do tipo:
Rafael / Felipe / Jandrei;
Igor / Raí / Moreira;
Arboleda / Alan Franco /Diego;
Ferraresi / Beraldo;
Wellington / Patrick / Caio;
Luan / Pablo;
Méndez / Gabriel / Talles;
Gallopo / Nestor;
Rato / Allison;
Luciano / Pedrinho / Marcos Paulo;
Calleri / Erison / David;
A situação financeira do são Paulo e um grande entrave pra melhorar a parte futebolística. Se não há fôlego , se o fluxo de caixa não existe, isso se reflete no fluxo de.investimenro.nao tem mágica. Aí tem que se valer de jogadores questionáveis tecnicame te e que tenham
um custo benefício baixo.
Não existe.milagre, nem nas SAFS.. já estamos vendo o Botafogo reduzindo investimento, deixando de pagar obrigações fiscais, salariais mesmo com investidor. Vemos o Cruzeiro sendo questionado por que não investe os milhões que as pessoas pensaram que iriam ser.investidos.
Futebol tem que ser pensado como pensam os americanos. Futebol e business , tem que ser lucrativo, tem que ter retorno financeiro senão não se sustenta .
https://saopaulo.blog/2018/01/20/desrespeito-de-zinho-na-fox-gera-onda-de-boicote-a-emissora-pela-torcida-do-sao-paulo/
“Ele não virou Bambi”, diz o ex-jogador, aos risos.
Só quer o bem do São Paulo.
Análise imparcial e opinião que serve quando interessa, mesmo quando fala em nome dos outros sem procuração.
Sinceramente, jogar melhor é importante, mas acima de tudo estar ganhar. Na história fica quem ganha o titulo e não quem joga melhor. E nós perdemos.
Realmente, focando apenas no alongamento da dívida, parece que a diretória está fazendo o correto. Agora até considerando uma cena maior, de redução da dívida, será que está tão bom assim?
O problema é que não tem como você analisar uma parte do negócio e simplesmente desconsiderar a principal atividade econômica da instituição.
A dívida não estaria em melhor situação se a diretoria tivesse gasto melhor o que foi gasto em 30 contratações desde que eles assumiram e ainda vão contratar mais agora? Não estaria em melhor situação se o São Paulo tivesse ganho uma das duas finais que perdeu ano passado, ou conseguido classificação para a Libertadores? Não conseguiria mais destaque para negociar patrocínios, com venda de direitos? Não aumentaria a base de torcedores, venderia mais artigos? Essas entradas futuras que vão bancar os emprestimos de longo prazo não dependem quase exclusivamente do futebol? Se o futebol é mediocre e sem resultados, tudo é impactado.
Considerando toda essa renda perdida, quantos anos a mais de pindaíba, com investimentos mais baixos que os rivais e futebol medíocre, vamos ter que aguentar para colocar a casa em dia? Como disseram anteriormente, o Flamengo e o Palmeiras tiveram ajuda externa nesse processo. Se eles fizessem apenas o alongamento das dívidas, será que estariam na mesma situação? Existe algum time que deu a volta por cima apenas com o alongamento da dívida?
Seria o mesmo que analisar a situação do posto Ipiranga e não considerar a venda de combustível. Podem ser os melhores planos, mas se não vender combustível os planos vão cair em algum momento.
Diniz ganhou todas contra o Varmengo, o Rojegue perdeu todas Não achem que quero ele de volta, apenas estatísticas.
O SPFC ficou mais de 40 anos recebendo aluguel do estádio para todos os grandes jogos que ocorriam na cidade de São Paulo .
Essa é uma vantagem competitiva que não temos mais , precisamos inventar outra .
Até inventamos e usufruimos bastante dela , é o CFA de Cotia que já proporcionou excelentes retornos e ainda é a nossa principal fonte de receita , mas essa fonte parece que também vai secar porque os clubes europeus principalmente , estão contratando jogadores com menos de 20 anos de idade sem pagar multa rescisória como aconteceu recentemente com Luizão .
Precisamos inventar outra fonte , outra estratégia porque atualmente Palmeiras , Corinthians e Flamengo tem vantagens competitivas em relação a nós , Palmeiras tem a Leila , Flamengo tem a Globo e a Petrobrás , Corinthians também tem a Globo , ou seja , precisamos nos reinventar .
Não dá para competir com clubes que arrecadam substancialmente mais do que nós , ficaremos eternamente procurando culpados por não estarmos disputando titulos , como se desse para disputar titulos contratando jogadores como os que contratamos nos ultimos 2 anos pelo menos .
Enquanto o Flamengo contrata Bruno Henrique e Gabigol nós contratamos Galoppo com dinheiro de investidor que não sabemos nem quem é .
O que adiante jogar melhor que o Flamengo e pior que todos os outros?
Um ou dois bons jogos não definem a qualidade do trabalho como um todo, como bom ou como ruim. Fomos bem contra o Flamengo, mas fomos mal contra muitos outros. O trabalho do Rogério contém inúmeros erros táticos e técnicos, é recheado de teimosia, miopia e arrogância. O conjunto da obra é de mediano para ruim.
Parabéns pelo Troféu “Jogamos como nunca; perdemos como sempre”!
Futebol é efetividade e eficiência, não é posse de bola…SP não tem ninguém com poder de decisão. Flamengo tem uns 5 jogadores, no mínimo…
Não duvidando do Zanquetta, mas essa conversa de troca de perfil de dívida vem desde o final da gestão do JJ.
Sempre essa mesma conversa, e sempre a dívida aumentando.
Realmente espero que agora seja diferente.
Eu se fosse o Casares manteria o Rogério Ceni como técnico mesmo que eu estivesse detestando o trabalho dele , o que tudo indica não ser o caso .
Com Rogério como técnico a culpa sempre será dele , não importa a qualidade do elenco que ele tenha em mãos .
Agora imagine que contratemos um técnico de renome seja ele quem for .
Recentemente contratamos Cuca e não ganhamos nada , só aumentamos nossas dívidas .
Se trouxermos um Zé Mané qualquer não vai adiantar nada , não vai ganhar titulos e , pior , passarão a culpar o Casares por ter contratado um técnico ruim .
Poderiamos contratar um técnico de ponta ?
Duvideodó . Que técnico de ponta aceitaria dirigir o SPFC sabendo que o tricolor não tem dinheiro nem para pagar seu salário , muito menos para pagar as contratações que ele recomendaria .
Antigamente o SPFC ia ao mercado e tirava Rubens Minelli bicampeão brasileiro do Internacional , hoje não consegue tirar o Vojvoda do Fortaleza .
Qual a chance do português que tá no Palmeiras vir trabalhar no SPFC ? Zero
Portanto , é perda de tempo ficar pedindo a cabeça do técnico como se ele fosse o responsável pela situação que nos encontramos .
É isso aí galera. Torço por um time decente e um balanço ascendente.