A irritação dos jogadores do São Paulo com o técnico Rogério Ceni foi ganhando contornos de crise à medida que a presenças deles no departamento médico foi aumentando em função das mais variadas contusões. Segundo alguns atletas, a “intensidade” na carga de jogos e treinos foram determinantes para que ocorressem, não para todos, evidentemente, as lesões.
Isso porque é preciso fazer uma análise global da situação. Dos 16 casos de contusões, nem todas podem ser atribuídas ao excesso de jogos e treinamentos. O próprio Rogério Ceni admitiu que as contusões provocaram a diminuição do elenco, assim ele se viu obrigado a escalar jogadores mais vezes do que alguns tinham condições de suportar. Ao ouvirem essa “confissão de culpa”, o clima do elenco com o treinador ficou ainda mais pesado.
A diretoria, que poderia agir para apaziguar os ânimos, tomou uma decisão que só fez aumentar a chateação dos jogadores. O presidente Julio Casares escolheu um culpado pela demora na recuperação dos jogadores e demitiu o médico Tadeu Moreno. Além disso, José Sánchez, um dos médicos mais antigos do clube, foi levado para o cargo de coordenador de transição e deixou de trabalhar no CT da Barra Funda.
Os médicos Ricardo Galotti e Fábio Luiz Novi, que trabalhavam nas categorias de base no CT de Cotia, foram chamados para ocupar os cargos. Três jogadores ouvidos pelo UOL, um deles que é ex-atleta do clube, mas possui relação com muitos dos que estão no atual elenco, confirmaram a insatisfação do elenco com a carga de treinos e não concordam com a saída dos dois médicos.
Procurados, os dois médicos não responderam às mensagens. Curiosamente, enquanto apurava sobre a insatisfação dos atletas, um médico, que é especialista em medicina esportiva, entrou em contato com a reportagem e fez alguns questionamentos. “É um absurdo demitir um médico dando a entender que ele é o culpado pelos problemas de contusões”, afirmou o profissional, que pediu para não ter o seu nome identificado.
Segundo ele, se a diretoria do São Paulo tem elementos que comprovem que a conduta do médico não foi adequada, então o clube deveria, formalmente, fazer uma denúncia ao CRM (Conselho Regional de Medicina). “Não conheço esse médico, mas me desagrada profundamente ver como esse colega foi tratado. Ele deveria também, caso o São Paulo não prove a má conduta, levar o caso à Justiça. Eu procurei você porque vejo que o nome do médico está em todo o lugar dando a entender que a culpa das contusões é somente do médico. Imagine quantas e quantas pessoas vão deixar de procurá-lo só porque consta que ele é o médico demitido do São Paulo”, disse.
Por trás disso também está uma vitória particular de Rogério Ceni, que jogou no profissional a culpa pelo gol que determinou a derrota no clássico para o Palmeiras, pela fase de grupos do Paulistão do ano passado. No começo da partida realizada no Morumbi, o zagueiro Diego Costa precisou sair de campo para atendimento médico. Com um a menos na defesa, o Palmeiras construiu a jogada que terminou no gol de cabeça anotado por Rony.
Após o clássico, bastante irritado, Rogério Ceni repreendeu publicamente o médico, o que já havia feito durante a partida, e disse que Diego Costa não deveria ter sido conduzido pelo profissional para entrar pela direita, já que o defensor precisou cruzar o campo para ir até o setor onde atua. Por fim, o que restava de cordialidade entre jogadores e Rogério Ceni se foi com o bate-boca do treinador com o atacante Marcos Paulo, na reapresentação do elenco, na última quarta-feira, no CT da Barra Funda.
A crise de relacionamento na relação com Rogério Ceni beira o insustentável, mas a diretoria aposta que esse período sem jogos, apesar do prejuízo financeiro e técnico, servirá para acalmar a situação. Tanto que o treinador prometeu melhorar o comportamento e aceitou o pedido do elenco de não ficar um período concentrado no CT de Cotia. Eliminado do Paulistão, o Tricolor só voltará a campo no mês que vem com as estreias na Copa do Brasil, Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, o único com o adversário e datas confirmadas. O duelo será contra o Botafogo, no dia 15, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Luis Rosa

Sei não hein? Parece que esse ano vamos perder o cabaço. Que cheirinho de Série B … estava lendo os outros posts. Agora a contusão do Calleria virou grave e nao tem prazo de volta. Arboleda não divulgam o que tem. Wellington sem previsão. Matéria dizendo que vao contratar centroavante tendo David, Erisson, Juan e Luciano?
Sei não ….
Sai fora pé frio
=> Segundo alguns atletas, a “intensidade” na carga de jogos e treinos foram determinantes para que ocorressem, não para todos, evidentemente, as lesões….
Venho a falar isso faz semanas. Não é normal a quantidade de contusões do SPFC. Ponto. Por que só jogador do SPFC se arrebenta com contusão gravissima no gramado do Chiqueiro?
Há algo muito errado que não está certo.
Conclusão :Rogério Ceni é muito poderoso e o Patropi Pavão se caga de medo dele(seu ídolo).
O motivo real, é difícil de termos a certeza aqui de fora. Mas acredito que não seja um motivo único , e sim a combinação de treinos fortes, métodos de tratamento e equipamentos obsoletos, frgilidade física de alguns atletas, e talvez algo mais. Porém,muitos estão esquecendo de que esta alta quantidade de lesões não começou a ocorrer em 2023. Desde 2021, pelo menos, o São Paulojá tinha um número de atletas lesionados bem maior do que os demais times do primeiro escalão.
Então, estão comendo bola na gestão (mais uma) faz tempo….
Eu acho o Rogério inapto para o cargo de treinador. Falei que não ia dar certo no dia que foi contratado.
Agora… jogador reclamar de carga de treinos e fazer birrinha?
Se eu fosse presidente do SPFC, colocava um bafômetro na portaria do CT e exigiria que todos os atletas, ao entrar para treinar, tivessem que fazer o teste. Se apontasse que beberam na noite anterior, seriam afastados das atividades naquele dia e multados.
Duvido que o técnico teria jogador suficiente pra dois times todo dia.
Mas isso é a cara do SPFC hoje em dia. Direção que não sabe o que faz, técnico que não serve para o cargo… o chão de fábrica deita e rola…
Interessante, não era esse o mesmo problema que ajudou derrubar o Crespo?
Não temos um Diretor de Futebol competente e do ramo, muita coisa seria evitada se essa máfia colocasse alguém nesse cargo que entendesse de futebol.
Engraçado, o Ceni não deu uma alfinetada pública no Crespo, insinuando incompetência dele, quando questionou o fato da piscina estar vazia???? Sugeriu que os problemas físicos eram decorrentes da metodologia de treinamentos dele.
Esse mundo não dá voltas, ele capota.
Que culpa tem o Ceni se os jogadores são frouxos e não aguentam treinar até estourar? Se essa cambada de fracote quer treino efetivo que vá para o Palmeiras.
Catado esperramado em campo, quando tá com a bola tá sempre travado na marcação do adversário, quando tá sem a bola tá sempre correndo atrás. Resultado é que os adversários fisicamente não se desgastam pra nos enfrentar já que nosso time tá sempre encaixado na marcação deles, e nosso time tá sempre no limite já que corre feito bobo pra marcar o adversário, que o diga o Calleri que se mata pra nada, pra ficar na roda dos zagueiros adversários ao invés que compactar com o restante do time.
É isso ai. Jogador se matando em campo para atender o que o professor pede.
Exato, não consigo entender pra que tentar inventar moda desse jeito. É o basicão do futebol, perdeu a bola compacta o time e reduz os espaços na defesa, é simples e eficiente e não força os atletas. Também é melhor do ponto de vista psicológico, não é fácil estar sempre correndo atrás do adversário. Quando rouba a bola espalha, alguém abre pela ponta pra abrir campo, mas nós fizemos o contrário, quando temos a bola compactamos e tentamos ir lentamente empurrando o time adversário pra trás, só que aí o adversário fica ultracompactado na defesa, e a única solução é cruzar. Aí me pergunto pra que fazer tudo isso pra chuveirar a bola na área?
Resumo, o time se arrebenta pra marcar mal e atacar na chuveirada. Se for pra isso dá pra organizar um time bem mais simples e com bem menos desgaste e muito menos confrontos 1×1 que machucam os jogadores. Ainda, repare que os jogadores do Palmeiras por exemplo sempre vão no confronto numa posição vantajosa, enquanto nosso time os jogadores estão sempre chegando meio atrasados, mal posicionados, em posições temerárias pra dividir a bola, ora pulando atrasado, ora chegando de maneira lateral, enfim tudo torto.
Bom dia a todos!
Zanca será que você teria condições psicológicas de fazer um vídeo ou live hoje?
Seria uma boa hein.
Estou atolado de trampo, irmão. Senão, até faria.
Primeiro tópico . Excesso de treinos.a realidade e bem diferente, cansou de ser noticiado que quando se joga de quarta e domingo, quase não se treina, joga domingo , descansa segunda, treino leve na terça, não treina quarta por que e dia de jogo. Joga quarta , descansa quinta, faz recuperação e treinamento leve na sexta, as vezes treina leve no sábado, no máximo bola parada e joga não domingo . Essa e a rotina desde o início do campeonato paulista , que só teve folga no mês de.marco. então como pode o treinador exigir tanto se nem tempo ele tem
Time esparramado em campo e outro comentário fora da realidade, jogamos a maioria das partidas com equipes que mantinham duas linhas defensivas e jogamos mais de 70% do tempo com nossa equipe noa 40 últimos metros de campo. Então não há lógica em dizer que o time está esparramado em campo . E só rever as partidas. Faltou nós em muitos casos inteligência e competência pra encontrar soluções , tanto do técnico quanto dos atletas.
Não é o adversário, pegamos a bola e não imprimimos velocidade, é o que o time quer mesmo que o adversário se feche e tentamos ir sufocando o adversário, só que é bem fácil marcar assim. Aí quando perdemos a bola como estamos? Esparramado em campo, cheio de buracos e todo mundo no 1×1. Aí pegamos a bola de novo e ficamos morcegando até o adversário se fechar, e começa o ciclo tudo de novo.
Ao meu ver Rogério como técnico do são Paulo acabo depois. Daquelas declarações no flamengo nunca mais a relação foi a mesma
Esse é justamente o sentimento de quem confunde o Rogério Ceni jogador com treinador.
O fato de eu não enxerga ele mais como capitão, jogador super campeão com o São Paulo, fez eu não dar a mínima para o que ele disse quando estava no Flamengo.
Falo isso tranquilamente, pois quantos treinadores já tivemos que treinou rivais?
Não acho que o Rogério Ceni deveria ser a única virgem desse cabaré de técnicos que temos no Brasil.
Eu também nem levei muito a sério aquela tal entrevista do Rogério na época do Flamengo pois era alguém tentando fazer uma média com uma torcida que ama essas coisas, no canal preferido deles, que é a Globo. Ali era o “professor” Rogério Ceni falando, e não o ex-goleiro são-paulino…
Acho até que a torcida do Fortaleza tinha mais razão de ficar P da vida com ele do que a gente…
E outra: Alguém acha o Muricy menos são-paulino por ter treinado o Palmeiras e ganhado a Libertadores com o Santos, coisa que ele não conseguiu com a gente?
Somos um clube de futebol de série B. Falta formalizar. #tristeedefinhandospfc.
Não defendo ninguém,o que vou falar é o que eu entendi ao decorrer do tempo e dos fatos que eu li até então:-Eu posso está errado ,mais eu entendi que o médico foi mandado embora não por culpa dos jogadores se contundir frequentemente,uma que está responsabilidade é da preparação física.O motivo que eu entendi foi pela demora da recuperação fosse jogadores. Não tem nem lógica,vários jogadores contusões constantes e o médico é demitido por isso.Para mim isso tem haver com coisas muito mais sérias do que nós imaginamos.Outra os jogadores vão se machucando e ficando afastado,na minha visão é normal que se o time fica mais enxuto um jogador ou outro tenha que jogar mais jogos. É claro que cada caso é um caso,teve jogador que poderia descansar para outro jogar,mais nem toda posição pode fazer isso.Para mim o Casares está escondendo alguma coisa mais séria e jogando em cima do DM. Ou sei lá, está meio confuso está história.
Estranho esta Clovis. Mais penso que lá dentro eles perceberam ou já sabiam a tempo, mais resolveram agora toma uma decisão que qualquer frequentado do Blog reclamava desses médicos… muita demora na recuperação medica de atletas lesionados.
Ceni cometeu um erro quase capital pro futebol brasileiro que é relacionamento com jogadores. Agora vai entra tudo pra comanda dele. Se cuidador da grama do Morumbi tiver algum rusga come ele, vai pinta alguma matéria no Uol.
Que várzea
Mas se até a eliminação e o caso Marcos Paulo havia um bom clima no CT, agora o Ceni é malvadão?
Não defendo o Ceni, mas parece que a imprensa está amplificando as coisas para instaurar uma crise sem fim no clube.
Sobre DM, acho que na verdade é o menos culpado dos problemas do SP, na verdade é o departamento de futebol, englobando a integração entre preparação física + fisiologia e recuperação pós treinos e jogos que não parece estar funcionando bem.
Quanto ao Rogério, poderia repensar a forma de jogar, tentar utilizar melhor as características dos atletas que tem em mãos ao invés de fazer os jogadores se adequarem a sua forma de jogo.
Ebertorio você analisou certíssimo, não poderia dar uma opinião mais lógica,não adianta pela bronca ir atrás de tudo que a mídia diz.A semana passada inteira eles estão bombardeando,o São Paulo. Não é querendo justificar,mais o Corinthians também foi elimipelo Ituano e foi bem vexatório também e ninguém fala nada. Até parece que os problemas do mundo inteiro só está aqui.Esses caras nem parecem repórteres esportivos,da atenção para os outros times também.Agora quando agente estava por cima e ganhando tudo,natinham tanta repercussão.Cansei de ver o São Paulo ser campeão,e eles ficarem o tempo todo falando do Corinthians.Isso na é para justificar os problemas do São Paulo,mais dim para mostrar como é confiável estes repórteres,quando resolvem falar do São Paulo
e a crise progride, enquanto o politico banana marketeia pelos cantos! fora casare!
O clube é uma bagunça… passa semana e ninguém consegue resolver nada.
A mudança dos médicos claramente foi mal explicada e é cortina de fumaça, pelo momento que foi feito. Muda nada, fica o Ceni sem entregar resultado com um elenco insatisfeito que quer ver ele pelas costas e vai fazer tudo – ou seja nada em campo – para se livrar dele,
O candidato Casares é refém politico do Ceni, e acha que o mau caratismo dele acabará em três semanas.
Bem , jogador que reclama de intensidade de treinos e jogos não serve para o SPFC. Não é porque estão reclamando que Cen1 vai aliviar, ele cobra os jogadores como se cobrava a si mesmo. Quem não estiver satisfeito a porta da rua é serventia da casa. Já disse , jogadores como esses que perderam do Agua Santa tem aos montes por aí, se forem mandados embora dá para trazer até jogadores melhores
Jogadpres esses que foram pedidos pelo Rogério Ceni
Rato, David, Marcos Paulo, Allison, Caio Paulista, etc.
Desde que Ceni chegou, 20 jogadores.
Ele que dê explicações sobre o desempenho daqueles que pediu.
Melhor entregar logo as chaves do Morumbi pro Ceni. O cara reclama de tudo do médico, da rede social, da cozinha, da parmegiana, pediu os pontas e não usa, agora vão contratar mais pontas p ele, pediu o Erison e agora quer outro centro avante. Pqp !!! Que esse mal caráter vaze logo pq Senão a conta vai ficar altíssima pra atender aos desejos do PepCeni
O Ceni tem muitos e muitos defeitos,agora forçar treinamentos fortes e com grande esforço físico,tanto ele como qualquer outro técnico está errado?É claro que se o São Paulo tivesse resultados positivos ninguém da mídia ou da torcida iria nem tocar no assunto quanto mais criticar.Essa critica é pela falta de resultados e não pelo jeito que ele trabalha nos treinos,uma coisa puxa outra,e entendo as críticas em geral.Mais também jogador reclamar da intensidade dos treinos,vou falar é fora da realidade,também entendo que é fora da realidade o jeito que o técnico ou chefe,como queiram,chega para cobrar.Que tem que ter respeito tem,mais que tem que ter punho forte nas cobranças também tem que ter. É complicado se nós não estamos dentro do CT diariamente para ver. Não é possível,os jogadores não iriam querer sombra e água fresca,aí séria demais.
Sempre a culpa do treinador, jogadores medianos para não dizer ruins. Eles não gosta dos treinos do Rogério porque ele não elogia os jogadores e não dá moral para o grupo quando perde e cobra eles pelo que eles falam nas redes sociais.
Não é por mal, mas não vejo solução enquanto esses jogadores ruins e mimados continuarem derrubando todos os treinadores que exigiram mais empenho em campo nos jogos importantes.
Jogadores em sua maioria pedidos pelo treinador.
Nenhum bateu na porta do Morumbi e colocou uma arma na cabeça do técnico exigindo sua contratação.
Não sei qual a dificuldade em ver isso.
Nenhum técnico nos últimos anos no São Paulo teve tantas contratações.
Fosse outro que não Ceni , você e outros já teriam pedido a cabeça dele.
Por muito menos, Crespo foi demitido.
Achei meio fraca essa reportagem… É muito diz q me diz… Parece aquele tipo de reportagem pra pressionar e não informar…
Longe de passar pano pro ceni, mas se o problema é a intensidade dos treinos do ceni, pq o sp teve trocentas lesões com aguirre, cuca, crespo? Só com o diniz não rolou isso.
Pra fechar com chave de ouro, agora médico não pode ser demitido? Procurar justiça pq foi demitido? Jogador é tao mimado q fica de mimimi pq medico foi demitido? Já pensou todo mundo procurar a justiça quando demitido? Pelo amor de deus..