Em relação às últimas polêmicas de que jogador precisa ser forte e ter massa muscular, o ex Coordenador das Categorias de Base do São Paulo, Pedro Smania, hoje, se manifestou em seu twitter:

Em relação às últimas polêmicas de que jogador precisa ser forte e ter massa muscular, o ex Coordenador das Categorias de Base do São Paulo, Pedro Smania, hoje, se manifestou em seu twitter:
Os jogadores que tem talento e vão para a Europa, Holanda principalmente, todos ganham massa muscular. Anthony foi vendido barato, ganhou 8 kilos e depois valia muito mais. Não por causa do ganho de massa mas que ajudou, ajudou. E mesmo ganhando massa , não perde agilidade nem velocidade.
Quem não tem massa, demora bem mais para se firmar. Os Ronaldos acho que também foram para a Holanda e imediatamente ganharam massa, sem perder agilidade nem velocidade.
Tem método. Não sei qual é mas tem.
Da turma de “craques” de 2011, Lucas, Neymar e Oscar. Lucas era o mais forte e imediatamente retornando da sub-20 virou titular meses depois, Lucas subiu em fins d 2011, ganhou a sulamerica em 2012 e logo foi vendido.
Neymar que era chamado pelo Luxa de file de borboleta virou titular entre um e dois anos depois e Oscar somente no quinto ano.
O sub-20 perdeu do América-MG este ano na copinha porque o time de minas é muito bom, mas é bem mais forte. Em 2019 perdemos a copinha na decisão para o Fla e apesar do nosso time ser melhor, eles eram bem mais fortes e ganharam na força. E na malandragem também, gol unico deles que decidiu foi faltoso mas valeu.
Viajou legal hehe.
Neymar era titular em 2010, onde ganhou aquela Copa do BR.
Em 2011 levou uma liberta “apenas”.
Oscar em 2010 foi para o Inter já como titular e oscilando.
Em 11 voou, em 2012 foi para o Chelsea.
Google ta ai, só saber usar.
https://www.terra.com.br/esportes/santos/em-24-jogos-sob-comando-de-luxemburgo-neymar-so-jogou-oito,4df0b7a6b1ced310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Eu acompanhei in loco, não foi no google.
Luxa o chamava de file de borboleta. Entrava eventualmente nos jogos.
Titular entre o segundo e terceiro ano.
Quem viaja?
Em 2011 na sulamericana, Neymar já era o mais famoso, mas quem arrebentou foi o Lucas marcando gols na semifinal e final.
Logo depois Neymar e Lucas foram para a seleção principal. E Oscar virava titular na sub-20 no mundial. Foi para a profissional depois. E só se firmou bem depois, passando por uma transição no Inter.
2009-2011
http://www.espn.com.br/noticia/267284_file-de-borboleta-neymar-nega-rixa-com-luxemburgo-no-final-do-jogo-quero-brincar-com-ele
‘Filé de borboleta’, Neymar nega rixa com Luxemburgo: ‘No final do jogo, quero brincar com ele’
ESPN.com.br com Agência Gazeta Press
Publicado em 07/07/2012, 09:26
Atualizado em 07/07/2012, 09:39
Considerado o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro, o atacante Neymar teve que conviver com a reserva do Santos, durante boa parte da última passagem do técnico Vanderlei Luxemburgo pelo clube. Na ocasião, em 2009, a Joia ainda era uma promessa na Vila Belmiro e, por causa disso, era preterido em algumas oportunidades no time titular
http://www.espn.com.br/noticia/267284_file-de-borboleta-neymar-nega-rixa-com-luxemburgo-no-final-do-jogo-quero-brincar-com-ele
2009
Acompanhei in loco também, zero stress amigo.
A historia do filé de borboleta é 100% real, só o timing do que você escreveu não condiz com a realidade.
Lucas foi o último dos três a explodir, só isso.
2010 Neymar foi titular do Santos (ganhou Copa do Brasil), Oscar foi para o Inter e oscilou na titularidade, Lucas ganhou Copa SP e apenas estreou no profissional.
2011 Neymar ganhou Libertadores, Oscar foi o astro do Inter e o Lucas pelo primeiro ano foi titular do Spfc.
2012 Neymar já era titular da Seleção, Oscar foi para o Chelsea na metade do ano, Lucas foi ganhar a Sula no fim do ano.
Apenas isso cara. Relaxa, só corrigi temporalmente seu comentário.
Lucas é brabo demais, mas foi dos 3 o que despontou mais tarde.
Os fatos estão aí…. Prum cara de 20, 21 anos ser titular hoje de uma seleção relevante, o bicho tem que ser um armário. Além de ter talento pra jogar bola claro. Olha a seleção da França, Holanda. O Smania pode vir com o bla bla bla que quiser, mas os fatos estão aí.
Até uns 16 anos o foco tem que ser sim na técnica e desenvolvimento do talento. Depois tem que começar a olhar na parte de construção do físico do jogador, pra quando chegar na idade que sobe pro time principal (geralmente 18-20 anos no SPFC) o jogador já ter um físico que permita competir. As últimas gerações que subiram até tinham talento, mas a parte física estava subdesenvolvida, olha Nestor hoje e Antony antes de ser vendido por exemplo.
O goleiro do Ituano é muito melhor que os nossos.
Pena que o scout do Mito, que pasmem foi goleiro, não consegue indicar um que preste. Preferiram gastar 5 milhões no eterno reserva.
O Smania deve estar certo, errado são os europeus que vem dando um baile no futebol sul americano há pelo menos 2 décadas.
É aquele negócio, posso não possuir o conhecimento técnico, mas cego eu não sou.
O São Paulo está formando especialistas em dar desculpas.
No caso do R.Nestor é, pois falta massa, força e potência. Ele consegue realizar bons passes e só. Marca e chuta a gol como uma criança.
Isto explica porque,os times da base, tem muito jogadores fraquíssimo (fisicamente), pequenos (altura) é quando sobem para o profissional, somem em campos e se contunde muito fácil.
Isto explica porque,os times da base, tem muito jogadores fraquíssimo (fisicamente), pequenos (altura) é quando sobem para o profissional, somem em campos e se contunde muito fácil.
Prefiro nem comentar no geral pq esse cara ai é um ótimo profissional da área. Mais já comentando no caso Nestor, um pouco de massa muscular pra ele será muito benéfico. É um moleque de ótima técnica e muito dinâmico, se conseguir evoluir o físico vai melhorar mais ainda!!!
Verdade, por isso não existem categorias distintas divididas por peso nas lutas, por isso na corrida de 100m tem todo tipo de biotipo, por isso na base todos jogam contra todos, por isso os esportes são todos mistos, homens e mulheres disputam juntos.
Caí na besteira de abrir o tweet, pior ainda, o exemplo dele de jogador fraco é o Busquets que tem um 1.90, muito privilegiado fisicamente.
É oq mah?. Tá viajando?. Vai dizer que não entendeu o que o cara quis dizer?.
Explica aí, por favor.
Dois jogadores vou te citar. Endrick do palmeiras é como: forte, rápido e explosivo. Nas categorias de base levou vantagem absurda sem mais. Nestor magro, técnico, dinâmico. Nestor já fez oq no profissional?!. Quem usa melhor a cognição?
Provavelmente o Endrick.
Ok.
Numa jogada mais forte corpo a corpo ele vai ver se massa muscular não é sinônimo de força e potência, esse cara quer enganar quem?
Néstor é tecnicamente muito bom, tem visão de jogo e inteligência. Não é preciso ser nenhum especialista pra constatar que ele se beneficiaria imensamente de um fortalecimento muscular.
Um time organizado e um treinador que não o escale como primeiro volante, tbm ajudaria demais.
A Max mais ele foi usado como 1° volante uma vez ou outra e na maioria no decorrer do jogo pra ter uma saída de bola um pouco melhor. Se isso for crime usar jogador fora de posição, então vários técnicos são criminosos e pardais como dizem.
Silas, Nestor de primeiro volante é que nem Rafinha de zagueiro: eles não têm nem corpo e nem cacoete pra isso.
Fora que Rogério é reincidente nesse tipo de invenção, pois até Igor Gomes ele já usou ali.
Jogador fora de posição não é crime, desde que faça algum sentido ou seja necessidade extrema. Cafu virou lateral na mão do Telê pq tinha um pulmão surreal e virou o que virou né?
Abs
Guardas as devidas proporções técnicas (precisa avisar ou terá rojeguete achando que estou dizendo que o Nestor pode ser um jogador igual) Como Iniesta, o Modric, o Xavi, o Vtinha e o Ferrari conseguem/conseguiram sobreviver no meio de campo?!?! Não é por causa da massa muscular.
Falta um posicionamento correto, orientações corretas e um esquema tático que favoreça jogador desse biotipo.
Não adianta ter botar um chassi de grilo para disputar primeira e segunda bola, disputar jogada aérea que não vai dar certo.
Orientação não é pegar um vídeo do De Bruyne e falar: olha, moleque, eu quero vc assim.
E sai para conversar, tomar café ou comer uma parmegiana.
Tipo isso. Os caras não tem porte de brucutu mas com exceção do Iniesta que era o cara que recebia o passe na fogueira pra limpar jogada todos eles foram favorecidos por talento, cognição, decisão rápida, inteligência e….um esquema tático que favorecia o entrosamento entre eles.
Os caras nem precisavam olhar pra dar o passe, eles sabiam que alguém estaria ali e sabiam pra onde deviam correr em seguida. Totalmente diferente de toquinho de lado sem efeito.
Claro que os caras tinham uma técnica fora do comum também…o Xavi dava umas matadas em bola que as xs vinha quadrada com a parte externa da chuteira e já mandava outro passe redondinho praticamente usando terno.
Só que aquele Barcelona vencedor era totalmente alinhado a uma filosofia de jogo desde a base. Todos ali sabiam o que precisava ser desenvolvido tanto fisicamente quanto mentalmente. Totalmente diferente de um clube que o treinador não sabe nem o que quer que contrata e que esquema quer usar, só sabe reclamar.
“Massa muscular não é sinônimo de força nem de potência” – Sim, de fato não é. Pegue o bodybuilding como exemplo, já que é o esporte cujo o foco é apenas ganho de massa mascular e baixíssimo indice de gordura.
Tem força? SIm, mas nem se comparam aos powerlifitings. Tem potência? Muito pouca, nao conseguem manter alto nível cardiovascular constantemente.
Mas o cara está falando de futebol, né? Óbvio que desenvolvimento muscular hoje em dia é necessário, óbvio, deve-se respeitar a maturidade muscular de cada atleta, porém nao há como negligenciar.
O Nestor como exemplo nao precisa subir o peso, mas ganhar um pouco de massa. Um varapauzinho que parece um mini-craque, tá precisando de estrutura, sim. E já tem seus 23 anos se nao me engano, ele está atrasado na parte fisica.
Aliás, durante um jogo no HBO, no intervalo estavam passando uma materia com o Nestor, a qual eu ouvi por cima, mas ele afirmara que nao precisa de “evoluçao” fisica, porque ele era mais técnico. Obs: nao levem ao pé da letra, pois realmente eu escutei de relance, mas soou um pouco assim na hora.
Verdade. Jogador europeu de time de 1a linha é tudo chassi de frango, né?
O Jorginho volante que era do Chelsea é como?!. O Martinez zagueiro do Manchester United é como?!.
Você ganha salário para defender essa jestão? Espero que ao menos seja bem pago
Kkkkkkkkkkkkkkkkk…. Ganho mah uns 2k por dia!. Acho que vc nunca vai alcançar, mais é assim mesmo pq vc só vê coisa ruim!… 😂😂😂😂
Rodriguinho tem 1.86, magrelo e era nítido que nas partidas que teve oportunidade de jogar ele sofria quando tinha que competir fisicamente. Se até pra quem é alto não é fácil jogar nos profissionais qdo o físico não ajuda imagina pra moleque raquítico com menos de 1.80. Óbvio que massa não é sinônimo de força e potência mas com relação a estrutura na Europa há um trabalho específico para os atletas atingirem o máximo que o biotipo permite. O próprio Antony já deu entrevista falando do processo pelo qual ele passou quando saiu do SP, principalmente na pandemia.
Para o bem e salvação do futebol mundial, Cotia precisa exportar a sua metodologia e conceitos.
Falando português claro:
Nossa base campeã: o SPFC vende os garotos, em preços promocionais.
Nossa base destroçada: o SPFC vende os garotos, em preços promocionais.
Seja com força, potência ou sem massa muscular …, o SPFC vende os garotos.
Nosso futebol continua a desaparecer.
E o SPFC continua alugando bondes, caros, ruins e cansados.
Enquanto debatemos o sobre esse assunto, as porcas chegam forte para mais uma final e provavelmente, mais um título. Interessante é que por lá não tem nenhum chassi de grilo, o DM/REFFIS funcionam perfeitamente pois há quase 10 anos atrás conseguiram se estruturar melhor, com bons equipamentos (câmara hiperbárica se não me engano), bons profissionais, salários em dia etc, lógico que isso passa pela Crefisa.
Já o SPFC não consegue sair do buraco que a máfia enfiou o Clube.
Lá, eles sabem o que querem para o time e contratam com base nisso.
Aqui, ninguém sabe o que quer da vida. Chega uma baciada, o técnico erra a posição do reforço pedido por ele(Méndez), ele tb inventa jogadores em posições em vez de adequar o esquema ou pedir jogadores específicos.
Errados são os europeus que jogam com desempenho físico a anos luz dos jogadores do SPFC, ah o hulk tbm está errado, vamos mandar uma cartinha para ele melhorar o desempenho. Affff, é melhor ler isso que ser cego. Passação de pano do c….
Ele não está errado, a prova disso são os pilotos de fórmula 1, todos são magros e quase sem massa muscular, mas têm uma força e potência absurdas! Cada acionada no freio de um carro de fórmula um tem um contrapeso de 80kg! Agora imagine fazer isso durante dezenas de voltas em dezenas de curvas? Mas voltando ao futebol, a falta de massa muscular impacta em uma coisa importante, a disputa corpo a corpo…