A cobrança de Rogério Ceni a Marcos Paulo marcou o treino de quarta-feira (15) no São Paulo, na reapresentação do time após a eliminação do Campeonato Paulista. O fato gerou reações diferentes no elenco, entre quem se incomodou com o tom do técnico e quem viu como normal.
A conversa da reportagem da ESPN com um dos jogadores do elenco tricolor ajuda a entender o termômetro nos bastidores após o episódio. Há o reconhecimento de que Rogério exagerou, mas, ao mesmo tempo, existe a percepção de que o tom mais forte é natural após a queda diante do Água Santa.
“Se não tiver cobrança depois de uma eliminação para o Água Santa… Pau tem que quebrar mesmo”, disse uma fonte, que reconheceu incômodo em parte dos jogadores no que foi citado como “exagero” de Ceni. A cobrança, porém, foi encarada como normal pelo contexto pós-queda.
A reunião foi motivada por algumas ações de Marcos Paulo, que não tem atuado, nas redes sociais. O atacante curtiu postagens com críticas a Ceni e publicou foto com a frase: “hipocrisia e simpatia é uma junção venenosa”, que é o trecho de uma música de funk dos MCs Kevin e Hariel.
O tom do técnico, segundo apurou a reportagem, foi bastante forte. Ele se irritou com as postagens, e Marcos Paulo, que fez cinco jogos no Paulista, nenhum como titular, deu sua versão aos presentes.
Fato é que a cobrança piorou um clima que já era pesado, já que se tratava da primeira atividade depois da derrota nos pênaltis nas quartas de final do Paulista diante do Água Santa, no Allianz Parque. Marcos Paulo, porém, treinou normalmente com os companheiros que não jogaram tantos minutos na segunda.
Antes da cobrança ao atacante, uma das percepções que a diretoria tricolor tinha sobre Ceni era de que ele havia melhorado o dia a dia no clube não só com o elenco, mas com todos no CT da Barra Funda.
Direção e treinador tiveram uma conversa nesse sentido depois de uma entrevista coletiva de Ceni após o São Paulo vencer o clássico contra o Santos no Morumbi. Apesar do triunfo, o técnico foi duro nas palavras, mas, depois desse episódio, mudou sensivelmente essa postura.
ESPN

O futebol do SPFC está em permanente estado de abandono.
“MiMiM1to” não é técnico.
Belmonte não é diretor.
MuMu não é coordenador.
E o Casares …, só a reeleição explica
Patota em festa permanente.
#Triste nau sem rumo, o SPFC.
Não é mera questão retórica, mas a palavra “rebaixamento” faz cada vez mais sentido no atual SPFC.
Que tem que cobrar, isso tem mesmo, foi uma vergonha, mas o que parece ter acontecido é a forma como foi. A pergunta que fica: Ceni sai mais ou menos fortalecido?
Um repórter de Fortaleza falou agora na TV que ele sempre se achava melhor que qualquer um e nunca aceitava que estava errado. Se lá era assim, imagina no SPFC.
Bora esperar para o melhor desfecho.
Fiquei sabendo agora pouco pela ESPN, que o Marcos Paulo já brigou com três técnicos diferentes.
Ceni nem deveria entra nessa pilha de internet, porem será fácil diagnostica um possível fracasso na carreira do jogador, caso venha acontecer.
Falando o português claro e simples:
Na “zona” que é o atual SPFC e o amadorismo que impera em todos os setores …, com o total abandono que está o futebol tricolor, só o M1to para “tocar o terror”.
E os empresários amigos fazem fila para alugar seus bondes velhos, cansados e caros para “salvar” o SPFC.
E seja o que Deus quiser.
(*) O roteiro segue em frente.
#Triste SPFC
Que bom. Sinal de quê ainda pode de haver brio em alguns ali. Por mim esse Marcos Paulo já era, que a diretoria de uma vez por todas ponha os pingos I’s fazendo uma reunião com todo mundo. E acabe com essa pataquada que virou o ambiente do SP.
O SPFC está indo para um caminho muito perigoso com toda essa idolatria ao Sr. Rogério Ceni.
O mais sensato nessa situação seria demitir os dois, técnico e jogador, até mesmo para servir de exemplo aos demais.
O Rogério precisa aprender a ser líder, parece que ele quer ser o antigo “chefe”, essa é a diferença entre ele e o Abel hj, mas os jogadores tbm tem grande parcela de culpa nisso, pois os jogadores brasileiros estão muito dodois, não podem ser precionados que espanam, fazem birra… A moda agora é jogar na rede social ao invés de resolver internamente e isso só tumultua ainda mais o ambiente, me preocupa muito essa geração Mimi que não sabe ouvir não, mas vamos ver até onde isso vai, triste ver meu SP assim
Detalhe.
Foi trazido pelo Zanquetta, setoristas e mídia como um todo que parte da conclusão da reunião de terça-feira era o Rogério mudar comportamento no dia a dia com funcionários e elenco.
No primeiro treino pós eliminação ele já não respeitou o combinado.
Não quero fazer tempestade em copo d’agua, nem dar razão para jogador que faz biquinho.
Mas com todo o respeito. Nem 24h depois o cara fez o oposto do que foi pedido? Só quem tem certeza que está acima do bem e do mal tem colhões para fazer isso mesmo.
Exatamente. O cara não serve para ser técnico.
Combinou com a diretoria e, no primeiro treino, já brigou com parte do elenco! Não tem condições de manter um senhor desses!
RC vive em um mundo paralelo, onde ele é o senhor supremo e tem seus idolatras que o trata como tal. Se como jogador ele já se acahava o dono do time, imagina como técnico? Na cabeça dele deve pensar que como jogou futebol por muitos anos ele sabe muito do assunto. A saida dele é eminente e vai acontecer agora ou durante o brasileiro, jogador nehum aguenta um cara desses como chefe.
Que ele é arrogante e se acha o maioral, todo mundo já sabia, diretoria inclusa.
Eu tenho pensamento parecido com o Zanquetta, teria demitido.
Dado que decidiram manter o cara, ok, responsa neles.
Mas isso me parece chocante. Por foi menos de 24h depois para ele mandar essa.
Não é sobre arrogância, é sobre não ser capaz de cumprir um combinado.
O elenco é curto, todos sabemos. Vai fazer como se o chefe briga com alguém a cada 3 meses?
Acho que parte desse pedido de mudança de comportamento que a diretoria fez era exatamente para isso:
Sabemos que o elenco é curto, sabemos que falta qualidade. Vamos pelo menos evitar atrito e polêmica para focar no campo?
É claro que o Marcos Paulo deslizou pesado.
Mas quem tem 50 anos e quem tem 20?
Quem é o chefe e quem é o empregado?
Pelo combinado com a diretoria, arrogante ou não, Rogério precisava ser ‘grande’. Trata isso em sala fechada. Nem que seja para kickar o cara fora do elenco.
Discutir na frente do grupo só mostra que ele não ta nem um pouco disposto a achar um middle ground com a diretoria.
My way or the highway.
Nós precisamos de estabilidade, precisão e cabeça fria. Mais confusão é o que menos precisamos.
Ele criou todo esse problema ao não organizar direito o aproveitamento dos jogadores. É um jumento. O Marcos Paulo jogou menos que o Igor Vinícius(que está machucado a mais tempo!). Isso sem falar no Luan, o cara está contribuindo para perdermos o Luan em troca de jogador que pipoca contra o Água Santa, time sem série.
Chega disso!Qual é a dificuldade em seguir em frente?!?!?! Não deu certo, meu pai amado. Nego parece que tem prazer em atrasar a vida do clube.
Traz o Dorival, o Tite, o Mano, o Vagner Mancini, um técnico experiente, que sabe estabilizar esse elenco, conhece a temporada e não inventa moda demais.
O time já está uma bagunça e o cara tenta resolver essa bagunça com gritaria!PELO AMOR DEUS!
Vão desperdiçar 25 dias para ficar com um cara que conseguiu ser pior que ele mesmo em relação ao ano passado.O Rojegue de 2022 foi melhor que o Rojegue 2023.
Tem que ser duro com esses manés. Eles não são nada diante de quem foi Rogério Cen1 como jogador. Não se admite qualquer insubordinação, ainda mais vinda de um jogador acusado por Cen1 de não ter intensidade ( ele não quis dizer, mas para mim o cara é vagabundo). O time do SPFC ideal, aquele que jogou como Guarani da capital no Allianz e jogou um bom futebol, mostra que o problema mesmo do time são as contusões, especialmente que os substitutos são jogadores muito abaixo dos titulares. Mas , como diriam os antis, tão abaixo a ponto de não vencer o Agua santa.? Circunstancialmente sim, já que não tinhamos nesse jogo nenhum definidor.O time que jogou contra o Agua santa é muito fraco, eu diria que é um Agua santa com grife. Jogadores como natan, Caio Paulista, Rato, Pedrinho, Alysson, são jogadores que não seriam reservas em nenhum grande clubde de série A. Novamente , aos antis perguntariam: E por que o SPFC os trouxe? Porque não há dinheiro, porque não s eesperava que todos virasse titulares ao mesmo tempo. Se um ou outro eventualemnte substitui um titular a perda não é grande, mas todos os principais titulares não estão jogando, então isso acabou pesando na classificação.
A coisa mais primária em algumas derrotas é a torcida pedir a cabeça do jogador. A segunda coisa mais primária é o presidente aceitar.
Imaginem se em 2011 apos o Tolima day eles tivessem tomado a decisão primária ?
Ao invés disso aquela direção viu que o problema não era da direção técnica, era de necessitar um elenco mais qualificado e qualificaram e ganharam.
A decisão vai ser primária ?
Ou temos projeto .
O Tite chegou no Corinthians faltando 8 partidas para terminar o Brasileiro em 2010. Depois teve 1 ou 2 jogos no Paulistão antes do Tolima.
Ou seja, tinha feito 10 partidas, com um elenco que não havia montado e que estava envelhecido.
Você quer comparar mesmo com alguém que vai completar um ano e meio e pode remontar o elenco duas vezes?
Querer manter o Rogério é uma coisa (tem bastante gente a favor, não concordo mas entendo), mas essa definitivamente é uma comparação esdrúxula.
A questão era o que fizeram após o Tolima day.
Aqui já sabemos. Afinal quantos treinadores não duraram uma temporada nos ultimos 12 anos ?
Acho falacioso falar isso de não durar no SP.
Desde o Jardine, em 2019 o único demitido com tempo curto foi o Crespo – erro crasso.
RC mais de um ano.
Diniz mais de um ano.
Cuca pediu demissão por conta própria.
São 5 técnicos, portanto, em 4,5 anos – sem contar os interinos.
Acho que só o Palmeiras dos grandes tem menos que isso, 4 treinadores.
Palmeiras (Felipão, Mano, Luxa, Abel)
Fla (Abel, Jesus, Dome, Ceni, Renato, Paulo Souza, Dorival, VP)
Curintia (Carille, Tiago Nunes, Mancini, Sylvinho, VP, Lazaro)
Galo (Levir, Mancini, Dudamel, Sampaoli, Cuca, Turco, Cuca, Coudet)
Inter (Helmann, Zé Ricardo, Coudet, Abel, Angel, Aguirre, Medina, Mano)
Flu (Diniz, OO, Roger, Abel, Diniz)
Dessa lista toda, só o Flu tem número igual. Mas vale lembrar que por lá, o interino (Marcão) soma quantidade de partidas igual a de um treinador normal hehe.
Vc está se tornando uma figura anedótica igual ao Joaquim Paulino.
Treinador tá puto com postagem de jogador na rede social, não com o futebol ridículo que apresentado.
Direção tá irritada com o modo como o treinador tem lidado com os atletas, não com o futebol ridículo apresentado.
Me pergunto se alguém assiste os jogos?!? Porque eu seguidamente tenho vontade de quebrar a televisão. E a poucos dias vi o tricampeão do mundo ser eliminado pelo Agua Santa!
Muito a direção, e em especial o Muricy, falou e repetiu sobre os jogadores saberem o tamanho do SPFC, será que esqueceram? Porque esse futebol que temos e esse elenco série B aí, não está nem perto de fazer juz a história do SPFC.
O que pegou mesmo para o RC foi que era um trecho de uma letra de funk. Aí o patrão virou fera…se fosse um trecho de uma letra de rock, principalmente do AC/DC, ele teria relevado e levado numa boa.
E até curtido
Campeonato Brasileiro = Highway To Hell
Atualmente, está nessa vibe mesmo.
Nesse caso, dou razão ao Rogério Ceni e se fosse ele, afastaria o jogador na hora por ficar dando indireta com letra de funk ruim (eu sei, é redundante hehehehe)
Chama o Emerson Leão!
Ceni vai ficar e Marcos Paulo vazar. Se tivéssemos um presidente e não um blogueiro, os 2 iam pra rua.
Ceni só sai quando quiser, isso é fato. E duvido que fique quando a água começar a bater na bunda. Vai picar a mula e vai ser bem feito.
Desse ano não escapamos e vai ser mais do que merecido.
No Metaverso o SPFC ainda é Soberano né Silas e Joaquim.
Soberano Plus
No seu pode ser. No meu é SPFC.
Ué, mas você não falou que se o Ceni fosse demitido você desistia…? Achei que você fosse C(eni)FC.
Casares e Belmonte, cadê vocês?
No mundo ideal, dispensaria o Rogério Ceni, Diretoria de Futebol e o Marcos Paulo, mas no mundo real, acredito que vá sobrar para o ex-Fluminense e o Rogério sairá fortalecido, mas isso é só chute e a minha opinião…
Se demitirem o Ceni agora é pior, vai virar o resort da Barra Funda novamente se demitir ele tem que ser pelo trabalho e não por causa de grupo mimado de jogador ruim
Sim… mesmo porque o trabalho dele é ótimo, nos rendeu um belo “legado” (contém ironia).
O padrão nesses últimos 13 anos é sempre o mesmo. A diretoria contrata sobras como esse Marcos Paulo, que vem por empréstimo, ou porque algum empresário jogou aqui, ou ainda porque algum mecenas pagou.
O cara ou é pouco usado, ou não é escalado, e começa a tumultuar o ambiente. Lá em 2011 já tinha o Rivaldo fazendo pressão pra demitirem o Carpegiani, dizendo que nunca tinha se sentido tão humilhado por não ter sido escalado.
Enquanto isso até clubes como o Água Santa ou o São Bernardo estão muito na frente quanto à gestão do elenco e contratações.
Manda esse arrogante imbecil embora, Rogério nao presta pra ser técnico, onde passou arrumou confusão e nao deixou saudades.
Ja vai pra 2 anos de comando e o time nao muda, nao evolui, contratou quem ele quis e ainda sim o time nao entrega nada, não tem uma jogada trabalhada e ele deixa bem claro que tem seus prediletos, vulgo Nestor que anda mal demais, David, e etc.
Paneleiro e péssimo técnico.
No Brasil ter uma postura e um pensamento que diverge do senso comum é ser arrogante. RC tem problema interelacional, sim, porém arrogancia é outra coisa.
Concordo com um amigo ali de cima que comparou as idades e a postura entre Ceni e MP. De fato, alguém om 50 anos deveria agir diferente com alguém de 20.
No mais, teve gente que ficou ao lado do RC. Acho que muitos esqueceram da gestao Leco/Raí/Pássaro/Alves/Diniz. Aposto que foram o mesmo grupo que se opôs áquela esquizofrênica era.
Usando a famosa “Navalha de Ockham”
1 – O SPFC precisa mudar o perfil do clube ou manter? Se precisa mudar, RC fica. Se nao, muda. Entretanto a mundaça implica em assumir o mesmo fato: jogador/empresário tristinho derrubará o próximo técnico.
2 – Trocar o técnico por motivos “técnicos”. Nesse caso o maior defeito do Ceni é não conseguir montar um modelo baseado no que ele tem de melhor no elenco. Ele parte de um modelo tático ideal e tenta encaixar os jogadores nesse sistema.
Quem é o técnico que tem caracteristicas diferentes dessas? Só quem nao acompanha ou nao entende diz que: Dorival, Cuca, Vagner Mancine, Mano, Tite e etc, são diferentes. HAHAHA… Todos eles tem um esquema definido e impõe ao grupo. A diferença desses é só na “simpatia” mesmo. Porém, levando isso em conta, volta-se ao problema anterior. Vem novo técnico com suas manias e preferencias, reservas sabem que fazer biquinho funciona, derruba novamente o técnico.
No mais, a vida nao é binária. Não é questao do Ceni ou nao. Perfeição o dia que o futebol encontrar eu paro de assistir. A questao é sobre o princípio da mudança. Para tanto o RC como o Crespo estavam eliminando a mentalidade fracassada da gestao Raí/Pássaro/Alves/Diniz e esse é o fator principal hoje no clube fora a gestao financeira.
No mais, sobre os pessimistas que dizem que o clube irá cair – olha, levantar a hipótese de queda é “normal”, tal como a hipótese de ir a libertadores. Agora categoricamente afirmar a queda é brincadeira hahaha – é como uma criança que ganha um brinquedo e nao sabe usá-lo e a principio quer destrui-lo.
A Mãe Dinah mandou no Zap agorinha:
“O Supremo Senhor Kaioh dos gramados, das traves, dos vestiários, das faltas, das coletivas, dos recordes, vai encaminhar o time para a Série B até a 29ª rodada, por aí.
Depois, quando ele, o pai da arrogância perceber que a vaca vai pro brejo (esperto que só ele), vai aparecer com aquela ladainha em coletiva de que “saio para salvar o time”, “não rendem mais sob meu comando”, “não consigo mais tirar nada do grupo”, “estou saindo pelo bem do clube que me deu tudo”, o velho blablablá.”
Aí já viu. Desespero, precisa fazer 20 pontos em quase 30, ganhar 6 de 9 jogos, aquela loucura típica de um Avaí, Vasco, América-RN, Ipatinga e, logo menos, São Paulo.
Mas, dirão que é o clube da Fé, que voltará mais forte, que o Curintia isso, o Grêmio aquilo, o Palmeiras não sei o que.
E vem mais alguns anos de Casares e seu grupo por aí, rumo à dívida e títulos zerados, mas com tudo certo pra encher o bolso numa transformação para SAF.
E esse Muricy aí tbm já deu, é só historinha do passado, churrasquinho, entrevista pra falar de jogos de 15 anos atrás, risadinha, indireta pra jogador e esses chacoalhões fakes que ele inventa de vez em quando pra posar de indignado pro torcedor. Na direção não passa de um bunda mole.