Em matéria do jornalista Renan Prates, do UOL, ele menciona as fontes e registros de parte e a parte sobre as acusações de tentativas de “roubo” do estádio do Palmeiras pelo São Paulo, veja:
“O São Paulo encara nesta segunda-feira (13) o Água Santa, pelas quartas de final do Paulistão e mandará seu jogo no estádio do Palmeiras 28 anos depois da última partida. Isso bastou para um protesto da Mancha Verde que diz que o clube do Morumbi teria tentando roubar o local quando ainda se chamava Parque Antártica.
O que se sabe sobre essa história?
Voltamos para 1942, época da Segunda Guerra Mundial. A decisão do Brasil de apoiar os aliados foi o gatilho para o início de uma campanha difamatória contra o Palestra Itália — nome do time antes de se tornar Palmeiras —, que passou a ser considerado uma ameaça por sua origem italiana.
Conforme o jornalista Celso de Campos Jr. relatou em seu livro “1942 – o Palestra vai à Guerra”, havia motivos para os palmeirenses temerem pela perda do Parque Antártica, e existia a ideia de que o São Paulo estaria por trás dessa conspiração.
“Panfletos apócrifos difamando o Palestra começaram a surgir na cidade. Além disso, a campanha era endossada pelo Paulo Machado de Carvalho, que havia sido vice-presidente do São Paulo, por meio da Rádio Record. Celso de Campos Jr no livro “1942 – o Palestra vai à Guerra”.
O próprio autor, no entanto, disse que não existe prova de que o São Paulo tentou de fato roubar o Parque Antártica. “Nas minhas pesquisas no próprio São Paulo, eu não encontrei nada que apontasse para um plano de roubar o estádio do Palestra.”, falou.
Esta versão da história também é rechaçada por historiadores são-paulinos. Michael Serra escreveu em seu livro, “São Paulo Futebol Clube – Onde a Moeda cai em Pé”: “É preciso enfatizar que nenhuma fonte, primária ou secundária, de caráter documental, original e histórica, desabona qualquer conduta ética ou moral por parte do Tricolor”.
Outra justificativa usada por Serra em seu livro para derrubar a tese é que o São Paulo, em 1940, assegurou o direito de preferência de uso do recém-inaugurado estádio do Pacaembu. Em 1942, ano do imbróglio com o Parque Antártica, o time tricolor deu os primeiros passos para adquirir centro de treinamento e sede campestre. “Logo, por que o Tricolor, supostamente, tentaria obter o patrimônio de terceiros, fossem eles grandes ou pequenos?”, concluiu o autor.
Histórico Segundo levantamento de Serra, o São Paulo jogou ao menos 52 partidas como mandante no estádio do Palmeiras — em outros 17 jogos, não há como comprovar se o Tricolor foi de fato o mandante. Destes 52, foram 33 vitórias, seis empates e 13 derrotas.”

Se hoje em dia uma fake news é defendida com unhas e dentes por imbecís que confiam cegamente no zap imagina em uma época onde tudo era mais difícil e a documentação era limitada. Muitas lendas foram criadas e são propagadas até hoje, de acordo com os interesses de cada um. Minha recomendação é ignorar pq no caso desses palmeirenses tem algumas coisas que beiram a doença.
Tudo isso pautado na declaração de UMA pessoa. Que não tem nada comprovado.
Eu tive que ficar escutando essa história de alguns por um tempo. Pior, já vi nego espumando no twitter por causa disso, em 2023. 2023. Não pode ser sério(me recuso acreditar, pq eram pessoas bem informadas), como parecia e parece quando leio de alguns contatos pessoais.
Quem sabe essa polêmica não faz esse pessoal que repete isso perceber como esse assunto é uma coisa sem fundamento.
É bom resolverem isso, expor, só assim vão acabar com mais essa mentira.
É inacreditável. O clube deles e outros estavam cheios de nazista/fascista em 42 e nós é que somos os vilões dessa maluquice que eles inventaram.
O que essas pessoas que apoiavam o eixo em um país do lado dos aliados esperavam? Sério mesmo.
O pior é alguns sustentarem essa besteira até hoje, sem qualquer prova factual, só boca-boca.
Precisam defender a verdade para acabar com essa besteira e não ficarem aí usando o nome do São Paulo no meio dessas mentiras.
Não tinha N/F, apenas imigrantes querendo sobreviver neste país e trabalhar em paz.
Sempre tem um ou outro mais estressado mas no geral eram tutto buonna gente. Entre os orientais também.
Passado remoto.
Li dois textos dizendo que havia, mas havia gente contrária a isso também.
Infelizmente, essas comunidades eram muito fechadas e um prato cheio para propaganda, exatamente pelas condições que vc escreveu.
Era bem diferente de hoje.
Imagina o seguinte cenário:
Tínhamos vários imigrantes e descendentes de italianos, alemães e japoneses vivendo no Brasil durante a Segunda Guerra e se fosse assim tão fácil tomar bens e propriedades destas pessoas por serem consideradas “inimigas” da pátria, não teríamos nenhuma família destes imigrantes prosperando no Brasil.
Houveram algumas medidas proibitivas na época para esses imigrantes e familiares mas nada que apoiasse a tomada de bens.
Isso daí é o que a desinformação da época causava nas pessoas.
Exatamente. O pior de tudo é fulano(muitas vezes bem informado, inteligente) acreditar e ficar repassando isso até hoje.
Se a mudança de nome foi algo tão doloroso, traumático, ou qualquer sentimento que faz parte do drama palmeirense, por que diabos não voltaram a se chamar palestra de novo?!??!?
Não acho que exista impedimento legal e se tivesse, com o tanto de palmeirense influente, não seria um problema mudar de nome, ué. O estádio é deles tb.
É uma choradeira e uma criação de narrativa sem o menor sentindo.
Mas é mais fácil jogar a culpa nos outros. Outros que não tiveram nada a ver com o que supostamente aconteceu no passado.
Esse tipo de mentira e essa animosidade sem sentido motiva fulaninho, por exemplo, a jogar gás no vestiário do outro. Justifica um monte de baboseira.
Hoje as pessoas remoem o passado pra criar conflitos no presente.
Brasil apesar dos problemas atuais, sempre foi um país receptivo para diversos povos durante boa parte de sua história mas há quem queira criar o caos civil e social.
Todo mundo quer uma “guerra” pra lutar hoje em dia.
Os delinquentes que se dizem torcedores, mais ainda.
O cara que quer um motivo pra odiar, independente de verdade ou mentira, uma hora consegue.
Palmeirense gosta de inventar histórias fantasiosas, imagine algo que não tem testemunha, não tem documento, e o principal, não tem fato, é mais ou menos o que ocorre com suposto mundial de clubes, só eles acreditam, uma fantasia sem nenhuma base na realidade.
Houve na época em que o Brasil declarou guerra ao eixo uma posição de sequestro de bens de pessoas e entidades ligadas a Alemanha e Itália.isso e fato. Ex . A sede do círculo italiano, onde hoje e o edifício Itália foi tomada pelo governo federal, entregue a lba e só foi devolvido 7 anos depois.
As associações ligadas tanto a Itália quanto a Alemanha, pra se desvincular dos países , alteraram seus nomes, abrasileiraram as entidades, expulsaram os diretores ligados tanto ao partido fascista brasileiro quanto ao partido nazista brasileiro e com isso se safaram de perder seus bens.
Então havia sim no ar um medo do palestra perder seus bens. Porém não foi tomada nenhuma ação quanto a isso.
Tricolor já era poderoso e temido desde aquele tempo!
“Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”
Frase célebre dita por um nazifascista
E o que mais tinha lá dentro do palmeiras em 1942 em plena segunda guerra mundial?
Tem até artigos de historiadores brasileiros que encontraram evidências que alguns conselheiros do palmeiras ajudaram financeiramente o neofascismo italiano enviando por mês algumas remessas de dinheiro, e isso só parou após o governo brasileiro dar um ultimato no clube deles, será que precisa dizer mais sobre quem são os verdadeiros mentirosos dessa lorota repetida até hoje?
Esse Oberdan ou era muito alienado que só repetia o que ouvia, ou mais um dos vários neofascistas mal caráter sem escrúpulo que já existia lá dentro naquela época.
Essa aí é mais uma dos mesmos autores de “O São Paulo foi rebaixado no Paulistão de 1990” e “O São Paulo ganhou o Morumbi do Governo Estadual”…
Precisamos nós desmentir esse monte de Fake News que mancham a reputação do clube e, consequentemente, de nossa torcida, divulgando as pesquisas sérias e fatos reais!!!!
Outra coisa que pouca gente se atenta, como um clube com apenas 12 anos com apenas 1 título oficial conquistado tem tanta força assim de bastidores de querer tomar o estádio do outro clube “maior” e acha que ficaria por isso mesmo sem o protesto dos outros?
É muito chá de cogumelo na cabeça desses neofascistas enrustidos da época.
Outro fato e que o são Paulo não era bem visto pelo fetiliao Vargas. Ele havia proibidonque bandeiras dos estados fossem hasteadas em qualquer lugares públicos, só podendo a bandeira brasileira. Ele veio assistir um clássico no Pacaembu e o são Paulo entrou em campo com a bandeira de são paulo.prs demonstras a insatisfacao do povo paulista junto a ditadura vargas
Diziam que os ideais do Vargas era muito mais alinhado ao fascismo do que outra coisa, então a tomada de bens de imigrantes e associações favoreceria quem?
O Estado Brasileiro da qual tínhamos como líder, um ditador!
Época muito contraditória, ficar remoendo isso daí não leva a nada.
A muitos anos repetir uma mentira até que ela se torne verdade tem sido meio de tentar mudar a verdade. Fato é que que desde sua fundação de decidentes expulsos do SCCP o SEP quiz enveredar ao fascismo(Movimento que teve sei inicio em 1920), depois de quase 15 anos apoiando e sendo captadora de recursos ao fascismo Getulio Vargas e congresso via políticos da época criaram uma lei de expropriação a entidades e pessoas que apoiavam o nazifascimo. O motivo deles perderam o parque é que eles apoiaram o eixo do mal desde o seu inicio.
O SPFC nada tem ver com isso.
https://blogdolina.wordpress.com/2010/05/21/uma-visita-reveladora-a-conexao-fascista/
Hoje, com a globalização e um celular na mão de cada um não dá pra saber exatamente o que está acontecendo sem uma observação minuciosa.
Imagina então o que aconteceu a 80 anos atrás!
Isso ai é papo de gente “politizada” que só lê autor de uma única vertente e quer encher o saco na internet com narrativa tosca.
Porque vamos partir do ponto de vista que o São Paulo de fato tenha tentado “tomar” o estádio, ou que o Palestra de fato tivesse apoiadores da Alemanha/Itália na guerra…. O que isso iria mudar hoje?
Querem que algum lado peça desculpas? Porque a maioria dos que estiveram envolvidos já morreram, ou agora vão os filhos e netos pedirem desculpas por algo que eles sequer fizeram ou tem certeza que os ancestrais fizeram?
E vamos supor que eles peçam, o que isso muda hoje? Absolutamente nada.
O fato é que no presente São Paulo e Palmeiras estão se aliando porque é vantajoso financeiramente / esportivamente pra eles.
Torcedor tem que parar de ser babaca e abraçar qualquer narrativa imbecil!
A rivalidade tem que existir sempre, mas os clubes recriarem uma briga – se é que existiu – de 80 anos atrás não vai trazer absolutamente nada de bom pra nenhum dos dois clubes hoje.
Por mais que eu odeie o Palmeiras e não seja um amante da gestão do Casares, ele e a Leila estão certíssimos nessa empreitada.
E qualquer um que esteja contrário a isso sem um motivo real e atual, só quer tumultuar e não pensa no bem do clube que diz torcer.
Já tive grandes divergências, mas nesse texto assino embaixo.
Deixar o passado no passado e olhar pra frente. Não gosto nem de ficar falando muito para não perder tempo. E olha que teve muitas repercussões.
Quem inventa por aí que tem Mundial pode inventar qualquer coisa.