São Paulo conviveu neste início de temporada com uma série de problemas relacionadas ao seu departamento médico. Agora, o clube vê uma luz no fim do túnel. Antes inchado, o DM tricolor se esvaziou nos últimos dias e dá esperanças de que Rogério Ceni possa contar com alguns retornos para o duelo com o Água Santa.

Os jogadores que estão mais próximos de voltarem às ações são o zagueiro Beraldo e o centroavante Erison, que já têm treinado regularmente com o restante do grupo. Os defensores Arboleda e Diego Costa também participaram de parte das atividades nos últimos dias e podem ficar à disposição.

Além deles, o lateral esquerdo Welington e o atacante David, que entraram no intervalo da vitória sobre o Botafogo-SP, no último domingo, em Ribeirão Preto, podem até ser titulares.

Os “reforços” indicam a diminuição dos problema físicos que afetaram o São Paulo nesta reta inicial de 2023. Em certo momento, o time do Morumbi chegou a contar com 13 desfalques por lesão, entre contusões musculares e outras mais graves, como a de Ferraresi, que rompeu o ligamento cruzado do joelho e precisou passar por cirugia.

Ceni, por sua vez, defendeu o trabalho realizado pelo departamento médico do clube. O treinador lamentou o que chamou de contusões “imprevisíveis”, as quais, segundo ele, fogem do controle do Tricolor:

“Aqui nós temos muitas lesões de joelho, muitas cirurgias. Lesões que são imprevisíveis com relação a cansaço. Quando você tem uma lesão como a do Ferraresi, do Diego (Costa), do Rafinha, que foi uma torção no tornozelo, do Calleri, do Moreira, do Caio… Essas lesões fogem do controle. As pessoas às vezes reclamam do tempo de recuperação. Realmente o departamento de fisioterapia foi bastante reformulado, se encontra hoje em uma condição melhor, bons profissionais trabalhando”, explicou durante entrevista ao Os Donos da Bola, da TV Bandeirantes.

Com os retornos, uma possível escalação do São Paulo para enfrentar o Água Santa tem: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo (Arboleda) e Welington; Jhegson Méndez (Luan), Rodrigo Nestor e Luciano; Wellington Rato, David (Erison) e Galoppo.

Caso se confirme a presença de Arboleda entre os relacionados, o equatoriano voltaria a atuar depois de mais de um mês. A última vez que o atleta esteve em campo foi em 29 de janeiro, no clássico contra o Corinthians, quando sofreu uma tendinite. Agora, ele terá mais três dias para se recondicionar fisicamente.

O duelo entre São Paulo e Água Santa acontece na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Allianz Parque, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O confronto de mata-mata será disputado em jogo único, portanto, em caso de empate no tempo normal, o vencedor será definido nos pênaltis.

Gazeta Esportiva