Recentemente, o zagueiro Nahuel Ferraresi, do São Paulo, entrou para o mundo do streaming e estreitou a relação com a torcida tricolor, que tem interagido e participado das lives. Após a lesão sofrida no jogo contra o Palmeiras, pela terceira rodada do Paulistão, o venezuelano encontrou nas transmissões ao vivo uma maneira de lidar melhor com a recuperação da cirurgia no joelho.
Ferraresi, que já soma mais de 18 mil seguidores na Twitch, costuma entrar ao vivo na plataforma enquanto joga videogame. O zagueiro, em uma das lives, chegou a afirmar que, caso o São Paulo fosse campeão paulista, sairia na Avenida Paulista de cueca. A declaração repercutiu bastante na imprensa e, principalmente, entre os torcedores.
Ele já xingou corintianos, palmeires e santistas também em suas lives.
O venezuelano, no entanto, não é único no futebol a ingressar neste universo de “streamer”. Nomes mais conhecidos, como Neymar, Arturo Vidal, do Flamengo, o ex-zagueiro Gerard Piqué e o goleiro Thibaut Courtois, do Real Madrid, seguiram o mesmo caminho.
Bruno Maia, CEO da Feel The Match e executivo de inovação no esporte, entende que a repercussão através dos vídeos na Twitch está muito ligada à proposta da plataforma, que tem sido o principal canal para personalidades ligadas ao esporte nos últimos anos.
– Para os que têm facilidade de criar conteúdo ao vivo, a Twitch é um ótimo caminho. É uma plataforma que criou uma linha de influenciadores ou ‘criadores’, como são chamados, especializados em criar ao vivo. O primeiro ramo que ela atingiu foi dos gamers, já que as pessoas transmitiam suas performances nos jogos digitais que elas disputavam. Por isso, ela sempre se caracterizou por desenvolver uma série de interações. É uma rede social em que o foco são as transmissões ao vivo – completa Maia.
Na visão de Guilherme Figueiredo, CEO da NSports, hoje o streaming, desconhecido até poucos anos atrás, já é uma realidade consolidada, mas totalmente adaptável e em foco de crescimento.
– Independente da idade, do país e do assunto, essas transmissões conseguem fazer uma conexão mais próxima com o público e, por isso, estão conquistando cada vez mais espaço – disse.
Para Fernando Patara, cofundador e Head de Inovação do Arena Hub, principal centro de fomento à inovação em esporte, entretenimento e mídia da América Latina, a tendência é que as novas plataformas gerem cada vez mais conteúdo no esporte.
– Esta foi a primeira vez, em uma Copa do Mundo, que um técnico de uma seleção fez lives e gerou conteúdo nas redes sociais durante o torneio. Acredito que o Luis Enrique, com essa iniciativa, encorajou outras personalidades do futebol a fazerem o mesmo – afirma Patara.
Lance!

Precisamos falar do REFFIS PLUS, fisiologia, D.M., preparação física e a total falência do futebol do SPFC.
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2023/03/04/mais-uma-vez-igor-vinicius-nao-foi-o-unico-jogador-que-departamento-medico-do-sao-paulo-libera-e-volta-pior.htm
Em breve o Reffis Ultra Plus, com o dobro da capacidade atual, para acomodar um elenco inteiro, se for preciso.
Alguém faria “tratamento conservador” com Neymar ou Mbappe? Ou já coloca na faca para recuperar rápido?
São meses e mais meses perdidos. Jogador tem carreira curta.
Dizem que o DM tem suporte de Eistein. Em qual nivel?
O tal do Dr. Sanches, apelidado na internet de Dr. Gelol, desde que eu me conheço por gente (e olha que já faz um bom tempinho, é ele o médico de campo do SPFC.
Tem mais médicos além dele? Quantos?
Não estava na hora desse senhor se aposentar e ir cuidar dos netos?
Tendo jogo toda quarta e domingo, qual tempo esse senhor teve tempo de se atualizar ao longo dos anos, ou das décadas?
Vou por partes aqui:
Parceria com o Einstein – já ouvi isso algumas outras vezes, não sei se é verdade, mas sinceramente, não significa nada. A parceria provavelmente deve ter um foco na parte de exames, oferecimento de alguns aparelhos, etc. Até porque o Einstein é um ótimo hospital, mas não é focado em esportes e alto desempenho.
Os outros clubes que não tem parceria, mas tem DM, fisiologia e preparação física sérios não precisam de parceria para ser top (ainda que a parceria possa ter benefícios.
Dr. Sanches – Eu acho que ele ser velho ou não, tem pouco a ver com o tema. Ele não opera, nem nunca operou ninguém. Ele é há muito tempo o líder do DM do SPFC, e isso tem um requisito só – ser capaz de tomar decisões e liderar um time de sucesso.
Ele fez isso com muito sucesso durante muito tempo, mas hoje parece que não mais.
Não tem nada a ver com a idade dele, muito menos tempo de carreira (que deveria ser um ponto positivo na verdade).
Agora, se ‘n’ decisões do DM tem sido conflituosas, ele tem que ser responsabilizado como gestor, e não como médico. São outros profissionais que operam, recuperam, etc. E ele como líder do departamento precisa perceber se tem algo errado e mudar os decisores, funcionários, etc.
E para concluir:
O que quero dizer aqui não é que o Dr. Sanches não é o culpado como médico. Tampouco determinada parceria é boa ou ruim.
Simplesmente que é um problema mais gerencial. O problema é o Dr. Sanches ‘gerente’, e não o Dr. Sanches médico.
Porque até hoje ninguém consegue falar com clareza qual o problema que acontece no SPFC.
Ora é muscular, ora é recuperação de cirurgia, ora é decisão errada do tratamento.
No téte a téte – o chefe do Dr. Sanches (sinceramente não sei quem está acima direta dele) tem que chegar e perguntar: “amigo, que pasa?”
E ele tem que saber responder, se souber, ótimo – basta resolver.
Se não souber, bom – basta trocar o Dr. Sanches por alguém que saiba.
Do jeitos que as coisas estão indo, o SPFC vai conseguir montar uma equipe de eSports só com os jogadores lesionados.
Nosso DM é uma vergonha faz anos, o mais incrível é que parece que só os torcedores enxergam isso.
Rogério – o único capaz de colocar o dedo na ferida – elogiou o DM do São Paulo. Devemos ficar tranquilos agora.
Não dá p/ voltar com o REFFIS normal, não? Sem o “plus”. Não sei se é saudosismo mas me parecia menos pior.
Amanhã após o jogo espero que Casares ou Belmonte esteja disponível pra responder perguntas junto com o Ceni.
Está o São Paulo montando um time do Reffis plus futebol clube, logo logo terá mais reforços 🤣.