Roger Guedes no Pod Pah, deu o que falar. Na entrevista, Roger Guedes gerou polêmica em um momento considerado como fala racista:
Uma fala do jogador utilizando um termo de teor racista para se referir ao cabelo do apresentador Igor Cavalari, mais conhecido como “Igão”, é questionada por alguns internautas.
O jogador do Corinthians disse que Igão tinha “cabelo ruim” durante a conversa. Os dois, que são amigos, estavam falando sobre calvície.
– Você está bem, pô. É que cabelo ruim dura mais. O meu é fino, mano, o meu é liso – disse o atacante.
Desconfortável com o comentário, Igão deu uma invertida no jogador do Corinthians.
– O meu ou o seu que é ruim? O meu está aqui, presta atenção – rebateu o apresentador.
REPERCUSSÃO NEGATIVA
O diálogo rendeu risadas no estúdio, mas acabou sendo problematizado nas redes sociais. A expressão “cabelo ruim” é utilizada, muitas vezes, para se referir de maneira pejorativa ao cabelo afro, como crespos e encaracolados.
Roger Guedes está sendo cobrado de pedir desculpas públicas.
SOBRE O SPFC:
“Eu quero fazer no São Paulo (gol), mano. Só no São Paulo eu não fiz pelo Corinthians. Já fiz jogando no Atlético, no São Paulo, mas no Corinthians não, só falta o São Paulo nos clássicos. Até no Guarani foi”
saopaulo.blog

Entrevista do Galoppo ao jornal Olé da Argentina: https://www.ole.com.ar/futbol-internacional/galoppo-san-pablo-brasil_0_De0LrGCWSc.html
Blog está sem assunto kkkk para problematizar fofoca entre dois amigos. Melhor falar mal do técnico Mico. Mais produtivo, kkk
Negativo. Ia repercutir a fala dele sobre o SPFC e há um grupo de jornalistas exigindo as desculpas públicas do Guedes.
Não se aliene para o que vc acha ou quer. Já que abordei a entrevista, não fingi que o tema não estava sendo polemizado.
Jornalista otários.
Brincadeiras entre amigos.
Cabelo tem na axila e até no …… .
Geração chata demais.
Se o Vampeta e Souza estivessem trocando ideia hoje seria a morte dos dois.
Cabelo ruim refere-se ao cabelo, ele não falou sobre raça. Às vezes tenho medo da dimensão que esse assunto pode tomar.
Bem lembrado! No texto tá bem claro que os caras são amigos e no final acabaram rindo da situação. Infelizmente hj em dia tudo é motivo pra lacração, tá chato pra baralho.
Cabelo ruim é racismo sim, mas porra, os caras sao amigos de longa data. Conversa de amigos.
Não num programa público.
Por mim cada um fala o que bem entender e depois em caso de cometimento de crime, que se defenda perante a lei.
Toda vez que o Estado se coloca como onisciente e supõem crimes antes de acontecer, com a desculpa de preservar os direitos das pessoas, ele toma o poder social (as pessoas se entendem entre si, utilizando-se da moralidade e percepção da realidade que convivem) e investe em si esse poder em forma de direito de dizer o que você, eu e todos nós devemos ou não fazer, mesmo que não achemos correto.
Quando o Estado diz que será errado dar esmola ou comida pra morador de rua, ele esta utilizando um poder que você entregou para ele, afim de te dizer o que deve ou não fazer. Dessa forma, ele é o único provedor legal e responsável pela “assistência” de pessoas vulneráveis. Numa tacada única ele diz o que você deve ou não fazer e na sequencia ainda mete a mão no seu bolso, com a desculpa de que ele esta fazendo o que você não pode fazer. É típico de quebra as suas pernas pra te oferecer uma muleta como solução pra volta andar.
Se eu chamo meu amigo de negão, estou sendo racista? Se ele me chama de arabe bomba ambulante, ele está sendo racista comigo? NAO.
Mudando um pouco de assunto. Nossos guerreiros, com a benção de nossa grandiosa Comissão Técnica e nossa competente Diretoria, voltaram hoje aos treinos após dois dias de folga ganhos, merecidamente, após o belo resultado e apresentação diante do todo poderoso São Bernardo em pleno Morumbi para mais de 50 mil torcedores. Isso que é Gestão de elenco. Estão de parabéns os envolvidos.
Cabelo ruim é racismo sim! Os dois são amigos, mas ele foi advertido pelo amigo, depois da fala racista. Como amigo, ele alertou, mas é uma coisa para todos ficarmos atentos à vários termos que são realmente racistas e que foram usados normalmente por anos. Isso se chama evolução.
perfeito
Pra você então deveria-se banir a palavra “denegrir” do dicionário?
Digo isso porque a histeria coletiva um tempo atrás, denunciou essa palavra como termo racista, sendo que etimologicamente ela não foi cunhada oriunda de preconceito. Ou seja, não é um termo racista. Ainda que você diga que é no sentido figurado, seria uma afetação pessoal que determinaria o termo como racista. Nesse caso, qualquer palavra que afete alguém teria que ser levado em consideração como termo racista e dessa forma chegaria um momento em que as palavras deixariam de existir. Afinal todo mundo poderia enxerga preconceito com qualquer palavra.
A pergunta é: Quem determina o que é racista ou não?
E eu falo de forma honesta, sem ironias. Quem é o mediador dessa causa e quão isento ele será pra definir?
Nesse mesmo momento, vão ter frequentadores do blog que vendo esse tema discutido, vai definir como racista quem esta questionando a atitude do jogador como normal entre amigos.
“É nessas horas que os racistas se manifestam pra defender seus crimes”. Pra você vê, não existe pré disposição de discussão. Se apoia é racista, se não apoia, não é racista.
Essa é da semana:
[Globo] Brasileiras denunciam ‘manspreading’, comportamento machista em que homens sentam-se de pernas abertas.
mesmo amigo q chamou o guedes de calvo. Ofender hoje em dia pode, dependendo do q vc fala? acho uma puta babaquisse isso, numa brincadeira de amigos, jornalistas sem ter o q fazer tiram de contexto pra colocar conotação racista. Seria bem diferente se um chegasse na cara do outro e falasse “seu cabelo ruim do kraleo”, com a cara séria pra ofender o outro. Esse mundo de politicamente correto ja passou do ponto faz tempo, e vai piorar. Vejam a diferença da ofensa q o Luan sofreu, ali sim, sem contexto de brincadeira é uma ofensa
Ele falou que até no Guarani ele fez gol, fiquei em duvida em qual.
Esse aí não vai fazer gol nem NO São Paulo e nem CONTRA o São Paulo!!!
E sobre o caso do cabelo, ele foi racista sim, mas o caso foi resolvido ali mesmo entre o Roger e o apresentador, portanto assunto encerrado…
Bem, então os Zagueiros estão avisados, no próximo jogo dar um botinada nele e tirar do jogo.
É uma expressão ruim mesmo. Porém, racismo é crime e imputar crime em alguém por um comentário “sem maldade” é doença. Guedes nao cometeu racismo, só se expressou mal mesmo.
[Idris Elba]
“Se passássemos metade do tempo não falando sobre as diferenças, mas sobre as semelhanças entre nós, todo o planeta teria uma mudança na forma como lidamos uns com os outros”, disse Elba à publicação. Idris Elba reconheceu a importância de discutir o racismo, mas declarou que existe uma “obsessão” pelo tema “raça”. “Como humanos, somos obcecados por raça. E essa obsessão pode realmente atrapalhar as aspirações das pessoas, atrapalhar o crescimento das pessoas.”, disse ele. “Parei de me descrever como um ator negro quando percebi que isso me colocava em uma caixa. Temos que crescer. Nós temos que. A nossa pele não é mais do que isso: é só pele”, continuou.
“Estar ciente de que, em muitos casos, posso ser o primeiro a me parecer comigo para fazer determinada coisa. E isso é bom deixar como parte do meu legado. Para que outras pessoas, crianças negras, mas também crianças brancas crescendo nas circunstâncias em que cresci, possam ver que havia uma criança que veio de Canning Town e acabou fazendo o que eu faço.”, refletiu o ator, se referindo ao bairro em que estudou, no leste de Londres, no Reino Unido.
É muito mimimi!
Os caras são amigos!
Pedir desculpas pelo o quer??
Estão exagerando um pouquinho na dose!
Igão tem que pedir desculpas aos carecas tbm??
é isso q eu penso, fala pro igao q eu sou calvo e estou ofendido, manda ele ir na rede social dele pedir desculpas pra mim e todos calvos agora
Não me chamem de japonês pois sou brasileiro e mesmo com traços orientais (já vi pessoas falando que se referir à um asiático como oriental é racismo) não me considero japonês. E aí?
Se vc for vítima de alguma “brincadeira” e se sentir ofendido devido sua etnia, cor, nacionalidade ou qualquer outra condição é racismo!
Daí eu penso um pouco:
O mundo tá ficando chato pra carvalho!
Ah, tenho cabelo liso e acho ruim kkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ta demais, mesmo, ou chamar alguem de alemao por ser loiro é racismo? e !isto acontecia muito antigamente, gracas a 2 guerra mundial! mundo chato demais
Hoje vc tem que medir bem as palavras, tudo pode ser jogado contra vc.
Estamos vivendo a vigilância e a imposição do politicamente correto.
Vc não pode nada mas algumas pessoas ou classes podem tudo.
Também sou descendente oriental mestiço e pra mim, Japa é como se fosse o termo Negão pra afrodescendentes. Dependendo do contexto pode ser em tom carinhoso ou jocoso/desrespeitoso.
Eu entendo de verdade o posicionamento de quem acha que isso é exagero, que são amigos e o mundo hoje em dia tá chato, eu mesmo tenho essa posição pra uma série de coisas. Sim, de fato está chato, mas por outros motivos na minha opinião.
O negócio é que afrodescendentes historicamente sofreram muito de todas as formas possíveis e foram tratados com nojo pelas outras etnias, existe um grande peso nisso. E tipo…aquilo ali é um programa público não é uma conversa de boteco a quatro paredes, e tudo que é público forma opiniões boas ou ruins, ensina ou idiotiza, informa ou desinforma… então existe meio que uma responsabilidade grande a ser assumida quando se tem esse tipo de influência.
Problematizar termos como lista-negra, denegrir, a coisa ficou preta, ovelha negra, escuridão, master, e afins… pra mim passa dos limites do bom senso e beira o ridículo porque quem usa esses termos normalmente não está praticando racismo/ódio. Mas cabelo ruim não é um termo qualquer, é uma adjetivação direta a uma pessoa que remete ao sentimento de asco, nojo, inferioridade. Tem um peso bem diferente na minha humilde opinião.
Mas enfim, eu poderia ficar digitando um texto gigante aqui que não me sinto ofendido se me chamarem de japa, se falarem que vendo pastel na feira, se fizerem piada com meu pinto, se me mandarem abrir o olho etc etc etc…só que é apenas isso, e, invariavelmente, a sociedade no final me aceita e as vezes até paga um pau porque asiáticos tem fama de possuir intelecto superior.
E eu só posso falar por MIM. Eu não tenho nem nunca tive pele escura e cabelo crespo pra sentir na pele o peso de uma ofensa racial grave e ser vítima daquele olhar de alguém que parece que tá olhando pra uma poça de vômito. Por maior que seja a minha empatia, só um afro sabe de verdade como dói ser vítima de racismo contra afros. O resto é mera imaginação minha e na minha opinião não me credencia a falar por eles nem por ninguém me tomando como exemplo pra nada.