Ninguém colocou tanto público em estádio no Brasil quanto o São Paulo em 2023. Aliás, as recorrentes lotações do Morumbi desde a volta do público, depois da pandemia, fizeram com que o Tricolor, institucionalmente, adotasse frases de efeito valorizando os números alcançados por sua torcida. ‘Torcida que conduz’, ‘time mais popular’… Tudo isso está correto, efetivamente. O problema é que essa massa que lota as arquibancadas vem ganhando quase nada em troca.
Dos últimos quatro jogos com mais de 50 mil pessoas presentes em seu estádio, o São Paulo venceu apenas um. Bateu o Atlético-GO por 2 a 0 no tempo normal e depois nos pênaltis na semifinal da Copa Sul-Americana do ano passado, em 8 de setembro. E foi só.
De resto, os maiores públicos presentes na casa tricolor saíram frustrados com derrotas para o Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil de 2022, e agora Corinthians e São Bernardo, pelo atual Campeonato Paulista (veja dados abaixo).
É um contraste com o desempenho apresentado pelo São Paulo no Morumbi lotado logo que o público foi autorizado a voltar em sua totalidade às arquibancadas e cadeiras. Nos quatro primeiros jogos de 2022 em que a barreira de 50 mil presentes foi superada, o Tricolor venceu, incluindo clássicos contra Corinthians e Palmeiras pela semifinal e final, respectivamente, do Paulistão do ano passado.
Essa sequência de tropeços com públicos gigantes em sua casa, a maior do futebol paulista, desanima até o técnico Rogério Ceni. Na entrevista após a derrota por 1 a 0 sobre o São Bernardo, no sábado (25), o treinador deixou escapar uma frase sintomática ao ser perguntado sobre onde o clube pode jogar nas quartas de final do Paulistão. Com uma série de shows agendada da banda britânica de pop-rock Coldplay, o Morumbi provavelmente estará vetado.
– Se você perguntar se eu quero jogar no Morumbi, é lógico que eu gostaria de jogar no Morumbi. Pelo gramado, pelas condições, pelo torcedor, pela presença de público… apesar de que, se analisarmos por hoje (sábado), não é a certeza de sucesso. Mas nós preferimos jogar aqui, porque na grande maioria dos jogos nós acabamos saindo vencedores e conseguindo nossos resultados.
No retrospecto geral, o Tricolor ganhou mais que perdeu com sua casa cheia, com mais de 50 mil pessoas, desde o fim da pandemia. Em oito jogos, são cinco vitórias e três derrotas.
Contra o São Bernardo, contudo, a paciência tricolor acabou. E a maioria do Morumbi vaiou a equipe depois do tropeço, mostrando que a relação está sim abalada com a sequência negativa.
> Confira jogos, classificação e simule os resultados do Paulistão-23
AÍ NÃO TRICOLOR…
Os tropeços são-paulinos com o Morumbi cheio
1 – 24/8/2022 – São Paulo 1 x 3 Flamengo – semifinal da Copa do Brasil (jogo de ida) – 51.365 presentes
2 – 8/9/2022 – São Paulo 2 x 0 Atlético-GO – semifinal da Copa Sul-Americana (jogo de volta) – 53.988 presentes
3 – 29/1/2023 – São Paulo 1 x 2 Corinthians – Campeonato Paulista (primeira fase) – 54.970 presentes
4 – 25/2/2023 – São Paulo 0 x 1 São Bernardo – Campeonato Paulista (primeira fase) – 52.602 presentes
QUE SAUDADES…
A sequência vencedora no ano passado
1 – 27/3/2022 – São Paulo 2 x 1 Corinthians – semifinal do Campeonato Paulista – 53.924 presentes
2 – 30/3/2022 – São Paulo 3 x 1 Palmeiras – final do Campeonato Brasileiro (primeiro jogo) – 60.383 presentes
3 – 28/7/2022 – São Paulo 1 x 0 América-MG – quartas de final da Copa do Brasil (jogo de ida) – 51.297 presentes
4 – 3/8/2022 – São Paulo 1 x 0 Ceará – quartas de final da Copa Sul-Americana (jogo de ida) – 52.338 presentes
Fonte: Anotações Tricolores, de Alexandre Giesbrecht
Lance!

Não dá pra negar que é uma relação curiosamente estranha e inusitada… Quanto mais o São Paulo perde, mais a torcida vai e quanto mais a torcida vai, mais o São Paulo perde…. Vai entender…
Antigamente os jogadores do SPFC se assustavam com a pressão das torcidas adversárias nas novas “arenas” e diziam que os jogadores não estavam acostumados com aquilo.
Agora os jogadores se assustam com a pressão da própria torcida…
Um bando de poodles liderados por um “técnico” lunático dá nisso mesmo.
Rsrs
Pois é…. Pro São Paulo de hoje (que finalmente consegue lotar sozinho seus jogos) poderia mesmo ser bom liberar jogos com duas torcidas…. Tempos estranhos…
Culpa não é da pressão, a culpa é da desorganização tática de um time que treina há meses e sempre parece em pré-temporada. Isso não vai mudar jogando pra 5 mil ou pra 50 mil mas quando jogamos pra 50 mil a vontade dos jogadores geralmente resolve contra times fracos.
Isso e fato o São paulo nao foi rebaixado ate hj por causa da torcida Mesmo muitos nao reconhecendo isso!!
Temos pegado leve, vaiando no final, vaiando pouco. Mas é um bomba relógio, não vai demorar pro negócio ser avaçalador, é só perder passando vergonha mais uma ou duas e a paciência finalmebte acabará.
Ué? Mas outro dia não era matéria falando que o time tava voando? Caio Paulista líder de dibre? Melhor bola parada do Brasil? Galoppo grande revelação, craque e artilheiro ?
Time esquizofrênico.