O que mudou na bola parada do São Paulo na atual temporada?

Quais os motivos de tamanho aumento no êxito?

Quer saber um pouco mais sobre a bola parada tricolor, as variações de Ceni e a influência de Welington Rato nessa fase de jogo?

Então segue o 🧵

Image

ÊXITO NAS COBRANÇAS

Primeiramente, começo do óbvio, trazendo os números que comprovam a disparidade entre a bola parada tricolor em 2022 e em 2023. Na atual temporada, foram 32% de eficiência em bolas paradas no total, contra 25% da temporada passada

COBRADORES ANTERIORES

Os 3 atletas que mais cobraram escanteios na última temporada foram esses, e com os respectivos acertos:

Reinaldo – 26,2% de acerto
Nestor – 24,7% de acerto
Igor Gomes – 31,1% de acerto

Enquanto isso, em 2023:
Rato – 40,4% de acerto

Rato, indiscutivelmente deu maior qualidade à bola parada do São Paulo, entretanto, será que os números acima dos demais se dão apenas pela qualidade do batedor?

ZONAS BUSCADAS NOS CRUZAMENTOS

Em 2022, pouco padrão nas zonas buscadas, haja vista, o cruzamento não possuía zona específica, mas um receptor específico. Ou seja, era uma bola alçada visando um duelo individual ou desmarque de um atleta tricolor

Para ficar mais nítido o que quero dizer, reparem no vídeo. Não há muitas dinâmicas para facilitar o cabeceio do receptor, que sobe em condição de disputa quase sempre, tendo a ação de finalização praticamente impossibilitada 

Já em 2023, a busca pela primeira trave é um padrão da equipe de Ceni, bem como realizar arrastes forçando coberturas e, consequentemente, criando espaços a serem atacados, normalmente do meio da área à segunda trave

Não conseguiu imaginar o que eu disse? Repare no vídeo a seguir:

– 2 atletas no 1°pau dividindo referências

– Cruzamento em zona de disputa

– Sequência de coberturas devido ao arraste no 1° pau

– Espaço a ser atacado nas costas da cobertura 

É uma dinâmica simples de ser entendida, porém, difícil de ser marcada.

– Se o adversário coloca mais um homem na área, tende a perder possibilidade de ganhar 2a bola

– Se ele marca individual, a bola alçada no 1° pau se torna um perigo ainda maior (explicação a seguir) 

A 1a trave normalmente é defendida pelo lateral do respectivo lado, pelo centroavante e por um jogador de meio. É comum que 2 desses sejam baixos, e tendem duelar ali por antecipação, devido a velocidade da bola estar maior, pois está mais próxima da batida (+)

Mas por que não colocar o atleta mais alto pra marcar na 1a trave? Pois ele provavelmente é também o mais físico, e tende a ser melhor em duelos físicos e embates em curto espaço, o local conhecido como “bolo” no miolo da área em cruzamentos. Não da pra abrir mão dele lá (+)

Portanto, em uma zona de duelos por antecipação, tende a ganhar quem possui atletas mais altos / rápidos. Haja vista, Rony do Palmeiras faz tantos gols na primeira trave em cruzamentos, pois duela com atletas não muito mais altos, porém, muito mais lentos.

ATLETAS REFERÊNCIA NA ÁREA

Ano passado, 3 jogadores foram os mais procurados nos cruzamentos tricolores:

– Diego Costa – 16,8% de cruz. recebidos

– Calleri – 14% de cruz. recebidos

– Léo – 8,2% de cruz. recebidos

Já na atual temporada, há maior diversidade na distribuição de cruzamentos. Tendo Calleri, Luciano e Alan Franco com 11,1% de cruz. recebidos cada.

Outro fator importante, é a quantidade de combatentes aéreos que há no elenco hoje:

– Galoppo
– Nathan
– Beraldo
– Caio P.

OPINIÃO

Há muita melhora na bola parada do São Paulo, muito mais pela condição dada pelos reforços para criar padrões de disputa em zona, do que pela troca de batedor em si – apesar de eu achar Rato melhor batedor que todos anteriores -.

Dêem aquela fortalecida se puderem, pois é um trabalhinho que faço com muita alegria pra poder explicar de uma forma mais clara e sobre os pormenores do jogo. Não curtiu ou tem algum dúvida sobre? Comente ai, estou a disposição pra trocar ideia sempre, desde que, com educação

“O analista de desempenho e mercado Mário Rodrigues de Paula, sócio fundador da empresa La Cantera Scouting, especializada em captação de jovens atletas e em análise de rendimento individual elaborou análise sobre a bola parada do São Paulo em 2023:.”