O São Paulo derrotou o São Bento por 3 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), e garantiu com duas rodadas de antecipação a sua classificação às quartas de final do Campeonato Paulista. O meio-campista argentino Galoppo – artilheiro da competição ao lado de Róger Guedes, do Corinthians, com sete gols -, o atacante Pedrinho e o centroavante Calleri balançaram as redes para o Tricolor.
Agora com 20 pontos, o São Paulo se mantém na liderança do Grupo B, deixando para trás o Água Santa, em segundo com 17, e o Mirassol, em terceiro com 12, que não tem mais como alcançá-lo nas duas rodadas finais. E o Tricolor chegou também ao segundo lugar na classificação geral, só atrás do Palmeiras, que tem 21.
Já o São Bento fica em situação ambígua no Paulistão. Com nove pontos, o time de Sorocaba está em terceiro lugar no Grupo C, junto com o vice-líder Ituano, ainda na briga pela classificação às quartas de final. Mas tem apenas um ponto a mais que a Ferroviária, que está dentro da zona de rebaixamento à Série A2.
Pela 11ª e penúltima rodada da fase de classificação, o São Paulo voltará a campo neste sábado contra o São Bernardo, às 18h30 (de Brasília), no estádio do Morumbi, em São Paulo. No dia seguinte, o São Bento também estará na capital paulista para enfrentar a Portuguesa, às 20h30, no estádio do Canindé.
O jogo – O São Paulo demorou para engrenar na partida em Sorocaba. Tentando se adaptar ao gramado, baixo e irregular, o Tricolor acabou dando alguns espaços para o São Bento, que chegou com perigo em alguns lances, mas nada que assustasse o goleiro Rafael.
Com mais posse de bola, o São Paulo se achou depois dos 20 minutos e começou a incomodar a defesa rival. Aos 22, Rodrigo Nestor arriscou um chute rasteiro de fora da área e, aos 24, Alan Franco cabeceou com perigo após escanteio da esquerda.
A primeira oportunidade apareceu aos 31 minutos. Nestor recebeu no meio e cruzou no meio da área. Calleri entrou por trás do zagueiro e marcou o gol de cabeça. Mas o lance foi anulado por impedimento pelo auxiliar e depois confirmado pelo VAR.
Nos acréscimos, aos 46 minutos, nem o árbitro de vídeo impediu o gol do Tricolor. Após escanteio cobrado por Wellington Rato no lado esquerdo, Luciano desviou na primeira trave para a segunda e Galoppo apareceu de carrinho para tocar para a rede.
Na volta do intervalo, o São Paulo manteve a sua postura ofensiva e não deu muitos espaços para o São Bento. O time de Sorocaba não teve forças para atacar e o máximo que conseguiu foi uma bola levantada na área para o lateral direito Ivan, que entrou nas costas de Caio Paulista e tocou por cima do gol de Rafael.
Em seu ataque, o Tricolor buscou a troca rápida de passes para conseguir as suas oportunidades. Aos oito minutos, Luciano teve a sua chance ao receber dentro da área, dominar e chutar com força. Mas o goleiro Zé Carlos fez a defesa em dois tempos.
Até os 30 minutos, as tentativas para o segundo gol vieram em arremates de fora da área, mas todas foram rebatidas pelos defensores do São Bento. Só aos 31 veio uma chance mais real. Galoppo deu o passe de voleio para Pedrinho, que bateu de primeira para a defesa de Zé Carlos.
O atacante, que havia entrado pouco antes desse lance, fez o seu na partida. Aos 37 minutos, Pedrinho aproveitou um rebote dentro da área e marcou de cabeça. O lance demorou para ser confirmado por causa da checagem de um possível impedimento por parte do VAR.
Nos acréscimos, o São Paulo fez o seu terceiro gol. Após cruzamento da direita, o centroavante argentino Calleri apareceu livre na área e cabeceou para a rede. Mais uma vez, o lance foi analisado pelo VAR por conta vde um possível impedimento, mas ele foi confirmado.
FICHA TÉCNICA
SÃO BENTO 0 x 3 SÃO PAULO
Local: Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Data: 21 de fevereiro de 2023 (terça-feira)
Hora: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Fausto Augusto Viana Moretti
VAR: Adriano de Assis Miranda
Renda: R$ 602.900,00
Público: 10.446 torcedores
Cartões amarelos: Vitinho e Bruno Aguiar (São Bento); Pablo Maia (São Paulo)
Gols:
SÃO PAULO: Galoppo (aos 46min do 1º tempo), Pedrinho (aos 37min do 2º tempo) e Calleri (aos 48min do 2º tempo)
SÃO BENTO: Zé Carlos; Ivan, Victor Pereira, Bruno Aguiar, Marlon (Fernandinho) e Breno Lopes; Vitinho (Lucas Lima), Carlos Jatobá e Renan Mota (Rafael Chorão); Iago Dias (Cristiano) e Marcos Nunes (Kayan).
Técnico: Paulo Roberto Santos
SÃO PAULO: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio Paulista (Patryck); Luan (Méndez), Rodrigo Nestor (Pablo Maia), Galoppo (Alisson) e Wellington Rato (Pedrinho); Luciano e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni
Gazeta Esportiva
saopaulo.blog

Ótima vitória.
Sem sofrimento.
#Valeu SPFC.
Boa vitória! Já o jogo não foi tão empolgante (normal de estadual). Gostei da atuação de alguns e realmente gosto do elenco que o São Paulo montou com jogadores de salários baixo. Só esperava ver mais o MP, pois até a torcida do Tapetense ficou com inveja de vê-lo aqui.
Sobre a evolução do time, a bola parada é notável. Tornou-se um ponto forte, pelo menos no setor ofensivo.
Meu medo e que o time parece que está bem com esta escalação titular e até alguns reservas que tem entrado, aí o Rogério começa a inventar a partir do mata mata colocar os perebas do Alisson, Nestor, maia deivid, Rafinha tudo ao mesmo tempo pra começar o jogo e tomamos ferro
Eh isso. Meu unico medo hj eh esse. Detalhe q os jogadores q td mundo pede comecaram a entrar pq os queridinhos machucaram.
Ai chega na semi e com td mundo a disposicao volta orejuela maia neston no meio dvd na esquerda e o time vira aquela draga de novo.
tenho medo disso
Eu tenho certeza que ele vira exatamente como vc falou.
Tenha medo de coisas que realmente impactam a sua vida e a vida dos que você ama. Eu sou alguém que você deveria ter medo. Mais fico feliz de você me amar incondicionalmente. Preciso de mais adeptos como você.
Destaques:Caio paulista,galopo,nathan.Obs:Como é bom ter um cara que saiba bater bolas paradas…fica a dica Nestor…
2 assistências dos 2 laterais da nossa base: Nathan e Patryck…..2 garotos com ótimo potencial para venda futura e para o exterior, não para SAFs do Brasil. Acorda Ceni, acorda diretoria!
Excelente atuação do SPFC e com boas atuações individuais como a de Rodrigo Nestor, que mostrou que é indispensável ao esquema de Cen1. Caio esteve muito bem assim como Luan . Rato talvez seja hoje o mais importante jogador doSPFC pois é responsável pelas bolas paradas. Mas o que me diverte mais é o desespero dos perdedores diante do trabalho Excelente de M1to Cen1
Muita cloroquina, hein. Sao Bento é horroroso, não serve de parâmetro
Chora mais. O São Bento não perdeu do Guarani da capital jogando em São Paulo
Temível São Beno. Pior ataque e provável rebaixado.
Boa partida ofensiva do Caio e defensiva do Nathan.
Ótima vitória, principalmente porque nunca foi fácil ganhar em Sorocaba. Gostei muito dos laterais. Caio me fez esquecer que temos o Wellington. Não gostei e não gosto do Nestor. Se.acha craque, não corre, não se esforça e não sabe chutar a gol. Mas o treinador continua fã dele. De resto, gostei do time inteiro. Que treinador chato do São Bento. Não para de gritar um minuto.
Jogo bem mais ou menos.
Gramado mto ruim e time sem profundidade.
Único cara que acha passes decisivos contra defesas baixas e o Nestor, mas nosso meio campo fica frágil com ele contra times de alto nível. Em compensação, Pablo Maia tem mtas dificuldades para criar e deixa nosso setor ofensivo carente. Neves só teve uma chance na função e tb foi mediano.
Gallopo tem um posicionamento e uma forma de finalizar bem diferenciada, mas ainda não sei se o lado esquerdo do campo é o local ideal para ele. Parece que voltamos ao ano passado com mta dificuldades na transicao. Ainda acho que mais centralizado Gallopo seria melhor aproveitado.
Enfim, ainda estou reticente. Falta um segundo volante de alto nivel e mais agressividade nas pontas com transições mais rápidas neste esquema que RC tenta implantar. O time ainda não se mostra capaz de enfrentar os melhores do país.
Me parece que um 4-1-4-1 seria o melhor para o time.
Rafael, IV, Arbeleda, Franco, Wellington, Mendez, Rato, Luciano, Gallopo, David e Calleri. Este seria meu time com todos a disposição. Se Beraldo continuar nesta evolução, pode pegar a vaga do Alan Franco.
Concordo com quase tudo.
Concordo, principalmente em relação ao Nestor. Por isso ele tinha que atuar um pouco mais avançado, como 3º homem de meio de campo. Ele mais próximo ao gol é sempre melhor. Na marcação é muito falho e franzino… Mas o m1nto enxerga diferente. Assim como não dá pra compreender o Luciano atuando mais recuado. Tem que parar com essa insistência.
O Nathan realmente é uma mais que grata surpresa. Apesar que em jogo grande, vai saber… ainda mais do jeito que o Rogério gosta de “encorajar” os garotos. Como já dito, não duvido nada ele voltar com o Rafinha em algum clássico em mata-mata.
Gostei do seu time…e do esquema 4 1 4 1 só mudaria Caio Paulista no lugar do Wellington, ta melhor na defesa e no ataque.
Mas gostei mesmo da vitória tranquila…gosto assim!
VSP!
Concordo até a escalação, hehe. Eu armaria no 4-2-3-1, com Rafael; Nathan, Arboleda, Beraldo e Caio; Mendez, Luan, Nestor, Galoppo e Rato; Calleri.
Acho que a questão Nestor é uma mistura de Luciano de F-9 mais a falta de um segundo volante pra fortalecer o meio. Assim, eu preferiria passar o Galoppo pra função do Luciano e colocar Luan junto ao Mendez ao invés de qualquer ponta. Acho que o time ficaria bem equilibrado.
Caio Paulista vai tomar a posição do Wellington tranquilamente.
Quase entregou a rapadura duas vezes contra o São Bento, muita calma nessa hora …
Gostei do resultado.
Jogo tranquilo, com poucos riscos.
Tudo dentro do planejado e dentro das espectativas.
Time não estaria voando mas adversários ainda não são os grandes. Normal e esperado.
Dando a lógica.
Detalhe: O melhor elenco do Brasil perdeu do Dell Valle.
Pois é rsrs
Sim. E com o treinador que diziam aqui que fazia milagres, não é mesmo?
Tomou “só” 27 chutes do Del Valle.
Escapou foi de levar mais.