A temporada de 2023 começou com uma indefinição no gol do São Paulo. Após Jandrei e Felipe Alves terem se revezado na meta tricolor no ano passado, Rafael foi contratado para acirrar a briga pela posição. Inicialmente, o técnico Rogério Ceni chegou até a cogitar o rodízio nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, o que acabou não se confirmando.
“Nós podemos até experimentar dois ou mesmo três goleiros nessas primeiras rodadas. Eu falei para o Rui [Costa, executivo de futebol do São Paulo] que são goleiros que é muito difícil deixar como terceiro goleiro, porque nenhum deles merece ser terceiro goleiro. Tudo bem ser segundo goleiro, ficar como opção. Eu acho que os três podem compreender. Os três têm capacidade para brigar pela primeira posição, mas nenhum deles merece ser terceiro goleiro. Eu passei isso para eles”, afirmou Rogério Ceni na primeira entrevista concedida em 2023, antes da estreia de sua equipe no Paulistão.
Desde então, porém, o treinador são-paulino parece ter mudado de opinião. Rafael é o único jogador do elenco que foi titular em todas as partidas de 2023. O goleiro sequer foi substituído e, pelo menos por enquanto, não há qualquer perspectiva de ele deixar o posto para a entrada de um de seus concorrentes.
“Os três são todos experientes, rodados. Jandrei é o mais jovem dos três, Felipe é o mais velho, e Rafael está no meio dos dois. Pelo fato de o Rafael ter sido contratado, achei que ele merecia uma chance. É uma concorrência saudável. Estou muito contente com o Rafael, assim como sempre tive confiança nos outros dois. Qualquer um dos que joguem tenho tranquilidade”, comentou Rogério Ceni após a goleada por 5 a 1 sobre a Inter de Limeira, na última quarta-feira.
Enquanto em outras posições a comissão técnica vem promovendo um certo revezamento de atletas para evitar um maior risco de lesões, no gol a situação é diferente, já que o atleta não se desgasta tanto, lida com menos impacto frequente, arranque, contato físico, entre outras questões. Justamente por isso, Rafael deve seguir sendo titular na próxima terça-feira, contra o São Bento, em Sorocaba.
O Tricolor poderá confirmar sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista se vencer o São Bento e contar com tropeços de Guarani e Mirassol. Mas, nem com a vaga para a fase eliminatória do Estadual garantida pode fazer com que Rogério Ceni abra mão de Rafael como goleiro titular.
Gazeta Esportiva

Seu Nariga, é um erro. Ok, revezamento não é adequado para goleiro mas seria bom deixar a galera do gol também com rodagem.
Defendo suas decisões mas tem que colocar os outros para jogar que seja uns 10 minutos. Principalmente em jogo ganho em que não precise trocar gente de linha.
Nos ultimos dois jogos com time classificado precisa rodar no gol.
A tempo, Rafael é goleiro ruim de saída. Quando afunilar os campeonatos ele vai mostrar que ainda é um goleiro mediano.
Teve um jogo que ele quase arranca a cabeça do adversário. Sorte que houve impedimento antes, senão seria pênalti.
Bola que ele pode dar dois passos pra frente ou pros lados e defender, não faz. Quando sai ainda repõem no pé do adversário.
Fosse eu o responsável pelas contratações, deixaria vencer os contratos do Jandrei e do Felipe Alves até o final dessa temporada e contrataria um goleiro pra ser titular e deixava o Rafael de reserva. Os outros dois seriam da base.
Acho bom goleiro, não ótimo, mas bom. Inferior Alves tbm está no mesmo nível. Com dinheiro gasto em goleiros poderíamos ter um ótimo goleiro e eles de reserva, mas já que não foi possível, Rafael cumpre o papel de fazer o básico
O Rafael é um bom goleiro, melhor do que o Felipe Alves e o Jandrei, mas ainda é o goleiro mais fraco dos quatro grandes paulistas, apesar do campeonato muito ruim do João Paulo, do Santos, mas com toda a grana que investimos em goleiros, poderíamos ter comprado um de alto nível e ter um bom tipo o Rafael na reserva…
Não cheira nem fede, goleiro mediano.
O que o Ceni disse de fato é interessante.
A afirmação é de time popular e não populoso (isso sabemos que somos o 3 no país).
Todavia, é sim popular pois, tem sido o time que alcança todas a classes e níveis sociais, idade etc…
Basta ver quantas crianças torcem pro São Paulo e viram o time ser campeão uma única vez.
Sim, o São Paulo F.C é o time de todos e pra todos!