Gabriel Neves se firmou como titular do São Paulo em 2022 como primeiro volante antes de sofrer uma séria lesão no joelho direito. Recuperado, o volante uruguaio vem recebendo poucas oportunidades na nova temporada por causa do limite de estrangeiros, mas, com alguns deles machucados, voltou a ser relacionado e, inclusive, tem atuado em outra posição.
A chegada de Jhegson Méndez e o retorno de Luan, lesionado no ano passado, fizeram com que a concorrência pela vaga de primeiro volante aumentasse. Por outro lado, Rogério Ceni tem poucas opções para o papel de segundo volante, e Gabriel Neves pode acabar sendo deslocado para essa posição, atuando um pouco mais avançado.
Na última quarta-feira, contra a Inter de Limeira, o uruguaio jogou como segundo volante, mas teve dificuldades para atender as demandas de Rogério Ceni no primeiro tempo. Na etapa complementar, após instruções do treinador, Gabriel Neves melhorou, contribuindo para a goleada no Morumbi.
“No primeiro tempo fomos um pouco lentos, tivemos alguns problemas de ajuste de posicionamento. O Neves tentamos na função de segundo volante, mas baixou demais”, comentou Rogério Ceni.
Acostumado a construir o jogo como primeiro homem de meio-campo, Gabriel Neves agora tenta se adaptar a uma nova maneira de atuar do SĂŁo Paulo, que vem recorrendo aos zagueiros na saĂda de bola.
“Jogamos com muitos jogadores atrás da linha deles. Quando conseguimos enfiar mais jogadores entre as linhas deles, conseguimos as melhores oportunidades. Não precisávamos construir com quatro, com cinco jogadores. Com dois, três, já era suficiente. No segundo tempo o Neves foi mais à frente, conseguiu se posicionar melhor dentro de campo, mesmo sem trocas no começo. Aà sim conseguimos desempenhar melhor o futebol que treinamos na véspera do jogo”, completou Ceni.
Além de Gabriel Neves, Rodrigo Nestor e Talles Costa também podem exercer a função de segundo volante. Resta saber como o uruguaio irá se comportar nas próximas oportunidades em que fizer o papel no meio-campo do São Paulo.
Gazeta Esportiva

Neves de segundo volante? Vale a tentativa.
Acho que pode fazer mais que o Nestor, Galoppo.
Um monte de gente aqui pedia o Neves como segundo volante e o gĂŞnio descobriu sĂł agora.
Essa torcida impaciente que adora queimar jogador, criticar por criticar o técnico pq sentem um ódio pela pessoa…
O Neves claramente nĂŁo tem pegada pra ser primeiro volante.
Max, o Neves de primeiro volante sĂł faz sentindo quando nĂŁo tivermos jogador para atuar ali. Temos o Pablo Maia, o Luan e o Mendez para jogar ali.
AtĂ© hoje nĂŁo entendo pq o Ceni nĂŁo aproveita que tem bons jogadores para jogar ali no meio e fortalece aquele setor jogando em um esquema que favoreça isso. Um 4-4-2 daria um equilĂbrio melhor ao time contra equipes mais fortes mas o gĂŞnio prefere colocar um monte de jogador com caracterĂsticas ofensivas.
Com 3 zagueiros, ao lado de outro volante ele pode ir bem.
Depende tbm de quais zagueiros e o outro volante.
Rafinha ou Pablo Maia de zagueiro e o volante o Nestor?
Dá pra ir bem?
E nas alas, o Wellington e o Igor Vinicius, pra fechar o esquema no 3-5-2.
O meia de ligação é o Luciano e o ataque DVD e o Calleri.
Totalmente possĂvel essa escalação kkkkkk
Em breve, lançamento:
“Aulas de M1tobol” para todos os jogadores e funções táticas no campo de jogo, tais como:
Goleiros velocistas e apoiadores.
Laterais zagueadores.
Zagueiros construtores.
Volantes armadores.
Armadores recuados (zigzag / caranguejo).
Atacantes marcadores.
Artilheiros sem artilharia.
Edições em mĂdias digitais, manual impresso em braille e tambĂ©m em libras.
“Professor MiMiM1to”.
Atenção “povo do blog”:
Vamos reclamar do ST …, assim quem sabe, o SPFC faz a FENG melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Assim também, poderemos reclamar da Total Acesso, e qualificar o atendimento na venda de ingressos.
Podemos reclamar da Adidas …, já que os comentários aqui no blog “movem” o SPFC e a diretora tricolor.
“Bora reclamar” .., kkkkkkkkkkkkkkkk.