ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) que é capaz de criar textos inéditos com base em informações e estatísticas disponíveis na internet, também consegue responder perguntas sobre futebol. Questionado pelo LANCE! sobre qual é o maior time do estado de São Paulo, o robô não ficou em cima do muro e escolheu o São Paulo.

Utilizando dados da internet, a ferramenta justificou a escolha através do tamanho da torcida e as taças vencidas. Entre as conquistas, o robô citou os três títulos de Libertadores (1992, 1993 e 2005) e, erroneamente, uma Copa Intercontinental. Na realidade, o último campeonato foi vencido pelo Tricolor duas vezes com essa nomenclatura (1992 e 1993) e em uma oportunidade como Mundial de Clubes (2005).

O ChatGPT utiliza informações disponíveis na internet para construir sua base de dados, mas é válido ressaltar que a pergunta sobre o maior clube de São Paulo é bastante subjetiva. Os critérios definidos pelo algoritmo do robô colocaram o São Paulo como o principal time paulista, mas Corinthians, Palmeiras e Santos também poderiam ter sido citados de acordo com uma avaliação definida por outros fatores.

SOBRE O CHAT GPT

O ChatGPT é um chatbot (robô de diálogo) desenvolvido pelo laboratório de pesquisas OpenAI (Inteligência Artificial Aberta). A ferramenta gratuita foi lançada para o público em novembro de 2022. Em janeiro deste ano, a plataforma já havia alcançado a marca de 100 milhões de usuários, um número muito expressivo, sendo o aplicativo que mais cresceu durante este período.

Confira abaixo a resposta do ChatGPT sobre o maior clube de São Paulo.

“O maior time do estado de São Paulo, considerando o número de títulos conquistados e a popularidade entre os torcedores, é o São Paulo FC. Fundado em 1930, o clube tem uma das maiores torcidas do Brasil e é considerado um dos mais importantes times de futebol do país. Ao longo de sua história, o São Paulo FC conquistou diversos títulos nacionais e internacionais, incluindo três vezes a Copa Libertadores da América e uma vez a Copa Intercontinental.”

Lance!