De dispensável a titular absoluto. Essa é a condição de Orejuela no São Paulo após uma volta por cima que parecia improvável, mas que após as duas últimas partidas do São Paulo pelo Campeonato Paulista é uma realidade. Por tudo isso, o colombiano reencontrará o Morumbi nos 11 iniciais tricolores para o clássico contra o Santos, às 19h (de Brasília) deste domingo (12).

A casa são-paulina parecia ter sido o cenário para a ‘última dança’ de Orejuela no São Paulo. Vaiado e ofendido durante a derrota por 2 a 1 para o Corinthians, há 15 dias, acabou substituído no intervalo. Até a diretoria interviu. Vazou a informação de que o colombiano seria dispensado. E tratou de encurtar o empréstimo de Nathan, que voltaria do Coritiba apenas ao término do Campeonato Paranaense.

Mas Orejuela ganhou um aliado improvável: Rogério Ceni. O treinador passou a semana antes do jogo contra o Santo André testando improvisações. Pablo Maia, Talles Costa, Vinícius, da base… Nenhum atendeu as expectativas do comandante são-paulino que resolveu bancar o colombiano.

Ok, as vaias ressurgiram, mas Orejuela, se está longe de ser um destaque incontestável, por outro lado salvou um gol certo do Ramalhão e cumpriu bem as funções defensivas .

Mantido nos titulares ante o Bragantino, o colombiano repetiu a boa atuação, salvando um lance de perigo do Massa Bruta e terminando com números chamativos: seis duelos ganhos no chão em sete disputados, 100% de aproveitamento nos duelos aéreos, 28 passes certos de 35 tentados…

Por tudo isso – e com Igor Vinícius e Rafinha ainda afastados por contusão -, Orejuela é presença certa para encarar o Peixe.

O São Paulo deve entrar em campo no clássico com Rafael; Orejuela, Alan Franco, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Méndez e Luciano (Galoppo); David, Calleri e Wellington Rato.

Lance!