Com os clubes ainda formando seus elencos para a temporada, o São Paulo enfrenta um problema inesperado: a pressão feita pelas sondagens a dois de seus jogadores mais valiosos ao mercado e que não vêm sendo utilizados pelo técnico Rogério Ceni: os volantes Gabriel Neves e Luan.
O caso do uruguaio é o mais complexo. Neves foi contratado em definitivo pelo Tricolor por R$ 8,7 milhões após agradar no ano passado, quando ainda estava emprestado pelo Nacional, de seu país.
Mas neste ano, quando prometia briga pela titularidade, o jogador acabou preterido pelo treinador pelo excesso de jogadores estrangeiros do plantel tricolor: eram oito peças para cinco escalados permitidos.
Para piorar, um dos gringos contratados foi justamente para a posição de Neves: o equatoriano Jhegson Méndez, titular na última Copa do Mundo, no Qatar.
O uruguaio só atuou até agora na vitória por 1 a 0 sobre o Santo André, no ABC, quando começou de titular em um time misto e acabou substituído no decorrer do segundo tempo.
A escalação ocorreu em meio a notícias de bastidores no Morumbi que dão conta de que Neves e seu estafe pediram para sair para poder jogar mais. Na ocasião, o LANCE! chegou a apurar que a diretoria tratava a questão com ceticismo: pagou o pedido pelo jogador, leva. Não era uma peça inegociável.
Desde então, contudo, por mais que Ceni trate Neves como inegociável, o sinal da diretoria fez com que propostas chegassem ao Morumbi. Vasco e Cruzeiro sondaram o empréstimo por um ano com salários pagos. Empresários querem levá-lo à MLS. O estafe diz que a decisão depende do São Paulo. E o futuro, permanece indefinido.
O QUE ACONTECE COM A CRIA DE COTIA?
Com Luan a situação é mais delicada. O jogador, revelação das categorias de base e que é adorado pelas arquibancadas, tem contrato até o final do ano. E o L! apurou que o clube vem encontrando dificuldades para conversar sobre uma renovação com o volante. À reportagem, dirigentes contam que pelo menos oito reuniões para tratar do assunto foram recusadas.
Recentemente, Luan chamou a atenção dos são-paulinos ao apagar de suas redes sociais qualquer menção ao São Paulo. E atiçou os rivais palmeirenses por passar a seguir atletas do rival alviverde. Foi o suficiente para se iniciar os boatos de que estaria negociando para ‘pular o muro’ do CT da Barra Funda (o centro de treinamento rival é vizinho).
Boato ou não, a ‘aproximação’ entre Luan e Palmeiras foi o fator primordial para fazer com que dirigentes tricolores antecipassem as conversas pela renovação.
A liberação de um volante era algo que já estava nos planos de Ceni. A avaliação, conforme o L! revelou em dezembro, era de que havia muitas opções para o setor, já que a chegada de Méndez estava prevista. A primeira escolha do treinador para deixar o Morumbi foi Luan. Mas o jogador pediu uma segunda chance e fez um trabalho intenso de treinamento em plenas férias, o que cativou o treinador.
Luan fez até o momento quatro jogos pelo Tricolor, todos vindos do banco de reservas. São apenas 54 minutos ao todo em campo, número considerado baixo pela torcida, que adora a ‘Cria de Cotia’, principalmente pelo gol no próprio Palmeiras que rendeu o título do Paulista em 2021.
Lance!

Eu confio no Ceni. Ele faz um ótimo trabalho, mais uma reconstrução, com excelente gestão de elenco, aproveita muito bem esse paulista pra colocar os jogadores pra ganharem ritmo. Dá pra ver a evolução nítida com os jogadores que pediu, mesmo pq não é fácil contratar um monte de gente em 2022, mandar metade embora e trazer vários novos jogadores. Ficam sem ritmo e entrosamento e o professor sabe o que faz pq na Barra Funda impera a meritocracia. Eu tenho dó do Ceni por ter que passar por tudo isso, um cara que sofre mais do que todos, tem que treinar um bando de perna de pau por filantropia e ainda é responsabilizado pq a defesa não defende e o ataque não faz gols. No caso do Luan se ele quiser sair é pq é spa e perninha.
Estou gostando do futebol jogado e das vitórias. É notório que o São Paulo tem muito mais facilidade de fazer gols do que tomá-los. Ano passado perdemos 2 finais por detalhes. Neste ano chegaram os reforços que Ceni pediu e já vi uma grande diferença na organização em campo. A transição da defesa para o ataque agora está mais rápida, pois chegaram jogadores de velocidade. O time ainda não é perfeito, mas o técnico está só a 1ano e 9 meses no cargo, não teve tempo suficiente ainda pra dar cara ao time e para que os novos jogadores já chegassem conhecendo a forma de jogar.
Fica Ceni! Vc me faz querer assistir a todos os programas esportivos após os jogos do São Paulo.
fora casares! nao bato mais em escudo
Haha mto bom. Vc vai acabar confundindo uma galera ai.
Viram só?
Quando ele se comparou a Telê, muitos o criticaram, mas sem razão.
Se Luan sair para qualquer clube de graça, e principalmente para o Palmeiras, aí pode fechar as portas, atestado de incompetência.
A contratação de Jhegson Méndez foi acertada até aqui. Tem mostrado bom posicionamento e marcação, além de bom passe. Há uma real disputa de titularidade entre ele e Pablo Maia. Eu até prefiro o gringo neste momento, mas Ceni tem seu preferido que é o brasileiro, ok. O menino oscila, como todo jovem vindo da base e que precisa ser preparado com cuidado para não ser queimado. E o problema que vejo nas teimosias de Ceni é esse, pois ele pode ter seu preferido e escalar, mas quando estiver mal não pode haver problema em colocar Mendez. Não tem que ficar provando pra quem prefere o gringo que Maia é melhor e só está em momento ruim.
Falando sobre Luan agora, ele tem características bem diferentes de Maia e Mendez, o que eu acho interessante pra um elenco, pois possibilita o treinador mudar a forma e formação durante um jogo. Luan é um volante de condução de bola, não é bem um primeiro volante, mas seu poder de marcação o fez o camisa 5 que consertou o sistema defensivo dos últimos técnicos que passaram por aqui. Precisa rodar o elenco e dar chances a ele pra que possa mostrar que é útil novamente. Gosto do perfil trabalhador e já mostrou que não pipoca, pois apesar de chutar menos e pior que Maia, por exemplo, os poucos gols que fez foram importantíssimos, inclusive aquele do último título.
G.Neves não se destacou no Nacional como camisa 5. Ele tem boa visão de jogo e qualidade de passe. Aqui, após a lesão de Maia, se esforçou pra conseguir vaga no time e marcou adversários como um verdadeiro uruguaio. Ceni teve de engolir e renovaram seu contrato pra não ficar sem ninguém em caso de Maia ficar de fora. Mas como eu disse, o prefiro mais à frente como camisa 8 que chamou atenção, pois o camisa 5 não pode arriscar alguns passes que ele gosta de fazer (passe longo pode dar errado e gerar contra-ataque). Também não estou falando que deve ser titular, mas que poderia dar chances onde ele sabe jogar, principalmente em um campeonato estadual.
O Ceni deveria rodar um pouco mais o time, ver quem pode ajudar o time buscar melhor encaixe entre as peças, mas parece que tem na cabeça os jogadores que quer e o esquema de jogo, independente de características dos atletas. As vezes o simples funciona também, basta ver os resultados do Dorival e com bom futebol na maior parte do tempo .
Se eu fosse o Luan sairia, se eu fosso o pai, empresário, amigo, mãe, cachorro, papagaio dele falaria para ele sair, pois nós que vemos de fora não entendemos o pq e eu acho que ele tem potencial e ficar vai comprometer o futuro dele, melhor ele seguir a carreira, pegar outro DM que possa ajudar mais, outro clima outros desafios para crescer profissionalmente.
Se quiser ajudar o SP deixa um % e segue a vida.
Fica Luan. Fóra Jégue.
tomara que estas contratacoes sirvam para os futuros treinadores, senao com a saida do poste do casares teremos que remontar o time e a divida chegara perto do bilhao! fora casares! nao bato mais em escudo
Um time totalmente perdido sem padrão de jogo, quem elogia merece ser internado num hospício junto com o inspetor bugiganga 😂.
Concordo fora casares, bater no escudo não valerá nada, enquanto estiver um presidente perdido no poder.