Veja matéria do GE sobre estatísticas do Paulistão:

Média de finalizações por partida no Paulistão 2023 — Foto: Bruno Imaizumi

Média de finalizações por partida no Paulistão 2023 — Foto: Bruno Imaizumi

Com os jogos da sexta rodada terminando ontem, chegamos à metade da primeira fase do Paulistão 2023 e podemos analisar algumas características ofensivas e defensivas das equipes e compará-las, diluindo a influência do acaso de um único jogo disputado em seis.

O gráfico abaixo mostra a quantidade de finalizações certas e erradas das equipes. Quanto mais para a direita, mais finalizações erradas uma equipe realiza por jogo, e quanto mais alto, mais finalizações certas são feitas. O São Paulo é a equipe que se destaca positivamente: finaliza 20 vezes em média por partida, sendo 13 erradas e sete certas (35,8% de acerto). O Palmeiras vem em sequência com 16 finalizações por partida (10 erradas e seis certas, com 37,5% de acerto).

O Verdão finalizando menos conseguiu fazer um gol a mais que o Tricolor (e três pontos a mais). As duas equipes, não coincidentemente, lideram seus respectivos grupos. Também com nove gols, São Bernardo e Corinthians também têm um gol a mais que o Tricolor.

Das 16 equipes, o Santos é o ponto mais fora da curva do gráfico acima. É a equipe que menos finaliza corretamente na competição (2,5 vezes por partida) e a terceira que menos finaliza (10 por partida, atrás apenas de Portuguesa e Santo André (9,33 finalizações). Em termos percentuais, apenas 25% das finalizações do Santos são classificadas como certas. A equipe está em último lugar no grupo A e enfrenta problemas dentro e fora de campo.

No gráfico abaixo, analisamos a questão defensiva das equipes e novamente o São Paulo se destaca, desta vez mais abaixo e mais à esquerda do gráfico (sofre poucas finalizações certas e erradas). Só que em termos de gols sofridos, o Tricolor tomou quatro gols, enquanto Palmeiras e Corinthians tomaram menos gols (dois e três, respectivamente) mesmo sofrendo mais finalizações certas e erradas. O Corinthians é a segunda equipe que mais sofre finalizações certas por jogo (6).

Média de finalizações sofridas por partida no Paulistão 2023 — Foto: Bruno Imaizumi

Ferroviária é a equipe que mais sofre finalizações certas e erradas por partida e não à toa é a segunda equipe que mais sofreu gols até aqui (nove), atrás apenas da Portuguesa, que sofreu dez. O ponto fora da curva do gráfico acima é o São Bento: sofre mais finalizações erradas do que certas. Sofre 12,3 finalizações por jogo, sendo apenas 2,7 delas certas por partida, em média.

*Economista parceiro da equipe do Espião Estatístico, que é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Valmir Storti e Vitória Lemos

https://ge.globo.com/espiao-estatistico/noticia/2023/02/06/santos-e-a-equipe-que-menos-finaliza-corretamente-no-paulistao-veja-desempenhos-dos-clubes.ghtml