A janela de transferências do inverno europeu fecha nesta terça-feira para os clubes das principais ligas (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França). O São Paulo não negociou jogadores com equipes do Velho Continente, mas a tendência é que o mercado seja mais agitado para a diretoria tricolor na janela do verão europeu, no meio do ano.
Alguns dos jovens do elenco são-paulino já são monitorados há algum tempo por clubes europeus, casos de Pablo Maia, na mira do Fulham, da Inglaterra, e Lucas Beraldo, que despertou o interesse do futebol italiano.
O zagueiro Luizão, revelado em Cotia, até foi negociado com o West Ham, da Inglaterra, mas o São Paulo não recebeu dinheiro com a transferência do atleta, mantendo apenas 15% dos seus direitos econômicos para poder lucrar em uma venda futura.
Justamente por isso, a diretoria tricolor sabe que no meio do ano terá de negociar alguns de seus jovens talentos para equilibrar o caixa e seguir com o processo de reconstrução do clube. Na proposta orçamentária para 2023 é esperada a arrecadação de cerca de R$ 140 milhões com vendas de jogadores.
Apesar de não ter vendido jogadores para o futebol europeu nesta janela de inverno, o São Paulo promoveu uma profunda reformulação no seu elenco, contando com a saída de 12 nomes ao fim da última temporada e acertando a contratação de oito atletas para 2023, número que deve aumentar com a confirmação da chegada do atacante Erison, do Botafogo.
Miranda, Reinaldo, Eder, Marcos Guilherme, Andrés Colorado, Nahuel Bustos, Thiago Couto, Luizão, Léo, Nikão, Igor Gomes e Patrick se despediram do clube ao fim de 2022. Chegaram no São Paulo para 2023 Pedrinho, Wellington Rato, Rafael, Marcos Paulo, Alan Franco, Jhegson Méndez, David e Caio Paulista.
Ainda há a possibilidade de o São Paulo contratar mais um zagueiro por causa da lesão de Nahuel Ferraresi, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no clássico contra o Palmeiras e dificilmente volta a jogar neste ano.
Gazeta Esportiva

Pablo Maia é nosso melhor 1o volante, mas não começou o ano bem. Essa titularidade indiscutível dele nesses primeiros jogos, quando temos outros bons jogadores para a posição (Luan e Neves), leva a crer que estão dando minutos para valorizá-lo mesmo.
Sem vitrine, sem venda, sem $$$.
Nem precisa desenhar.
Mas ele não é ruim. Faz menos de um ano que subiu. Ainda falta pegar bagagem para jogar com confiança.
Maio só jogou bem o primeiro semestre do ano passado faz tempo que tá mal. Melhor deixar um pouco no banco e ser titular em jogos fáceis. Vai ser bom pra ele e pro clube.
Bom pro clube só vendendo o jogador o mais rápido possível. Pro São Paulo de hoje, o retorno financeiro é mais importante que o retorno esportivo.
Ou seja, vamos ter que aguentar o MimimiTo e esse fralda-cheia cerca-frango do Pablo Maia por um bom tempo ainda…
Cara o elenco esta ótimo falta o meia sim falta como que Rogério nao entendi
Que Luan e o medes tem que ser titular fácil esse elenco o Dorival chegar fácil na copa de brasil
Gosto dele, mas ta duro pra acertar um passe! A diretoria ta doida pra vender o Pablo Maia, o Neston e outros.
Vai logo
Se conseguir vender esse daí, vai ser o segundo passa-moleque mais absurdo após o Douglas.
Li bastante isso por aqui na época do Casemiro.
Para mim, dificilmente alguma venda vai superar a venda do Douglas para o Barcelona. Aquilo foi mágico.
Fazer o que. Hoje a meta no clube e acertar as contas, ganhar título e jogos e segundo plano. Esses jogadores vão ter toda vitrine que precisam mesmo se merecessem ficar no banco. E serão vendidos pela primeira oferta minimamente aceitável, e assim que vem sendo e assim que será.
Compreensível sua titularidade hoje…..
Vai ser difícil bater a meta. A base é um deserto de talento, e quem já está no time de cima não convence nem a própria torcida. De onde vão tirar essa receita para fechar as contas eu não sei. E por falar nisso, estão demorando para apresentar um substituto para a Roku. É recurso que não entra.
Kaká não convencia a torcida, Casemiro não convencia a torcida e muitos outros que sairam chutados daqui, viraram grandes jogadores na europa!!!
Em maio por mim vende o Maia e vai também junto o Nestor e Lizieiro. Não como vender o orejuela também, insisto em falar que estes quatro não estão agregando em nada o time.Se tem alguém que pensa e vê diferente respeito,mais com esses quatro eu cansei.
Casimiro e Kaká,beleza,com todo respeito, Paulo Maia não é e nunca vai ser nenhum nem o outro,não tem futebol para isso é faz um tempinho.Os colegas dele Nestor e Lizieiro também estão nesre cesto,por mim pode mandar todos ontem.Faz uma carinha que Cotia esta devendo,e não é exagero.
Famoso cerca Frango, porém é jovem pode evoluir
Triste sina de precisar vender o almoço pra comer a janta.
Passou em branco e vai continuar passando. A Copinha foi um fiasco, nao tem nenhum garoto diferenciado chegando. Os garotos como Pablo Maia e Nestor já não chama mais atenção como antes, deixaram de ser novidade.
Daqui a pouco o sp sai com o Pires na mão oferecendo o q tem de melhor por qualquer tostão. E mesmo assim corre o risco de não conseguir vender ninguém.
Somado a isso td, tem o time q não ajuda. O RC não consegue fazer o time jogar mesmo com as peças com as características q ele pediu. Com o time jogando mal e difícil valorizar os jogadores.
O casares bancou o rc… ele q se vire pra pagar as contas. isso aí é problema de gestão. Escolha errada do presidente.
Diretoria louca pra vender o Maia, a sorte é que ele é jovem e tem mercado. Wellington é outro que eu acredito ter mercado.
Agora, o Nestor… a gente vai ficar com essa bomba aí até o contrato dele acabar.