O gramado artificial é comum em alguns países e ainda vem engatinhando no Brasil, onde o Palmeiras trocou seu gramado natural da arena pelo artificial, o Athletico Paranaense foi pioneiro ao utilizar a relva artificial em sua arena.
.
Mas há diferenças no índice de lesão dos dois tipos de gramado?
.
ESTUDO
.
Uma investigação foi realizada na Major League Soccer (MLS) entre o período de 2013 e 2016, com o objetivo de comparar os índices de lesão do gramado artificial e natural. .
Os dados foram registrados eletronicamente no comitê de medicina esportiva da MLS.
.
RESULTADOS
.
Um total 2174 lesões foram registradas durante o período do estudo, o Gramado artificial teve um índice de 1,54 por jogo, enquanto o gramado natural 1,49 por jogo. Houve maior incidência de lesão no tornozelo no gramado artificial comparado ao natural.
.
CONCLUSÃO
.
Não houveram diferenças estatisticamente significativas nos dois tipos de gramado, no entanto, no gramado artificial parece haver maior prevalência de lesões no tornozelo comparado ao natural.

Siga: @cienciadotreinamento

Post de @preparacao.fisicanet
.
REFERÊNCIA
.
Calloway SP, Hardin DM, Crawford MD, et al. Injury Surveillance in Major League Soccer: A 4-Year Comparison of Injury on Natural Grass Versus Artificial Turf Field. Am J Sports Med. 2019;47(10):2279-2286.