Após ficar no empate com o Ituano na primeira rodada do Paulistão, o São Paulo bateu a Ferroviária de virada, por 2 a 1, em Araraquara, e garantiu sua primeira vitória na temporada de 2023. Além do resultado positivo, a equipe já empolga seu torcedor em alguns aspectos vistos nos dois primeiros jogos, como o número de finalizações.

De acordo com dados do Footstats, o Tricolor é o time que mais chuta a gol no Campeonato Paulista, até o momento (45 arremates). E não para por aí: o clube é também o detentor do melhor índice de acerto nas finalizações (13 no alvo).

O que ajuda a explicar este levantamento é a chegada de reforços mais agudos para o ataque, como pedia o técnico Rogério Ceni. Pedrinho, Marcos Paulo e Wellington Rato são jogadores que têm como característica a verticalidade, e ajudam o time a concluir mais vezes ao gol adversário.

Já David, outro contratado para a temporada, é um atacante de mais chegada à área. Ele mostrou isso logo em sua estreia, balançando as redes no gol de empate do Tricolor diante da Ferroviária.

Este São Paulo mais veloz e agressivo se enquadra melhor no pensamento de Ceni. Na temporada passada, por vezes o comandante reclamou da falta de verticalidade do elenco, algo imprescindível em seus demais trabalhos na curta carreira como treinador: no FortalezaCruzeiro e Flamengo.

Resta saber como o time se comportará em um cenário mais adverso. A equipe poderá testar as novas valências já no compromisso seguinte, pois encara o Palmeiras, no Allianz Parque, às 16h (de Brasília) do próximo domingo.

Com a vitória sobre a Ferroviária, o São Paulo assumiu a liderança do grupo B no Estadual, com quatro pontos somados. O clube está à frente do Guarani, com três, Mirassol e Água Santa, ambos com zero.

Gazeta Esportiva