Em entrevista ao podcast ‘Santo Papo’, da SPFC Play, o lateral-direito falou sobre a última temporada e analisou o desempenho e as metas do time para este ano. Segundo suas palavras, os torcedores precisam entender que o clube não é mais o ‘São Paulo de antigamente’, e que é preciso confiar no trabalho que vem sendo feito pela equipe.
No último ano, alguns torcedores ficaram desapontados com o desempenho do Tricolor. Muito pelos resultados baseados nos ‘quases’. A equipe chegou até as finais do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, foi semifinalista da Copa do Brasil, mas não ergueu nenhuma taça.
Rafinha considerou a temporada 2022 positiva e destacou que os jogadores do plantel atual compreendem a grandeza do clube.
– Todo jogador do São Paulo entende a importância da nossa torcida. A equipe dominava bem mais no Morumbi, isso se deve ao torcedor. Lógico que ele fica chateado quando a equipe não joga bem. Claro, a gente tem que entender que não é o São Paulo de antigamente, mudaram jogadores, é outro nível. É um tom muito forte, com muitos garotos. Ano passado, ninguém contava que a gente ia chegar nas finais que chegamos. Temos que dar valor, parabenizar. Temos que valorizar o que foi feito, o trabalho – disse.
O veterano destacou que o Tricolor é uma equipe que está passando por um processo de reconstrução. Enfrentando uma dívida milionária e sem conquistas há anos – com exceção do Paulista de 2021 – o elenco passou por uma restruturação nesta temporada, com a saída de diversos jogadores e a chegada de novos reforços. Rafinha reiterou o fato de ser um elenco jovem e que demanda tempo e preparo dos torcedores para saberem lidar com as dificuldades que o clube do Morumbi enfrentou nos últimos anos.
– O torcedor é importante, mas tem que entender que é uma equipe em reconstrução. São muitos jovens, os torcedores precisam de um pouco de paciência. O torcedor é a alma do clube, ele que fica e apoia, tem que valorizar quem está aqui se empenhando. Não é fácil. Temos que valorizar isso – completou.
Rafinha se referiu ao Tricolor como uma equipe conhecida por sua grandeza. Ao traçar as metas para a temporada 2023, deixou claro que ganhar títulos passou a ser uma necessidade, justamente para manter o histórico vitorioso do São Paulo.
– O São Paulo, por sua grandeza, não pode passar tanto tempo sem ganhar títulos. Queremos ser campeões, conquistar, chegar nas finais. Nas finais, a chance aumenta muito. É objetivo desse ano. Chegar nas decisões para chegar perto do título. A gente vive de conquista, para manter a grandeza. Sabemos dessa responsabilidade. Pressão sempre vai ter, a responsabilidade é gigante – disse Rafinha.
Lance!

Rafinha na boa
Vem pedir paciência pro torcedor não na boa ja esta 10 anos nessa
Se na lateral deixa a desejar, na zaga é “anão” e em campo parece aposentado, no discurso está bastante afinado com seus superiores.
“Estamos reconstruindo o SPFC”, dizem.
SQN.
Você não tava nem no Bayer ainda e o torcedor do SP já tava calejado com “reconstruções”. Não seja um Daniel Alves do Ceni.
Esse aí já tá visualizando a aposentadoria… tentando cavar um lugarzinho no Asilo de ex jogadores que é o SPFC atual.
Primeira vez que ouço falar em um time em reconstrução com a mesma comição técnica e diretoria. Se não for uma piada, deve ser inédito no futebol mundial.
E o Ituano é uma equipe construída???? O salário do Calleri paga a folha mensal do Ituano. Torcida não tem que entender nada. Futebol pífio e vaias merecidas. Jogadores e Comissão Técnica que precisam entender que têm que jogar mais bola e entregar resultado. E a Diretoria saber que foi a grande responsável, mais uma vez, por montar essa equipe e manter essa Comissão Técnica. São os maiores responsáveis e quem merecem as maiores cobranças.
Rafinha não entendeu ainda que o clube está há 10 anos em reconstrução.
Imagina um aluno repetindo o 4º ano pela 10ª vez, pedindo aos professores e aos pais paciência porque o ano letivo está só começando.
Avisa esse veterano em fim de carreira que o professor pardal, logo mais fará dois anos treinando o São Paulo e nada até agora a não ser um time bagunçado em campo!
Não tem pernas pra ser mais lateral e não tem tamanho pra ser zagueiro. Compromete em ambos os setores.
Natural ele defender o treinador, tem que ser grato mesmo.
Putz, esqueci que quem critica é pq tá torcendo contra.
Mal aí, galera.
Uma coisa é apoiar e torcer dentro do estádio e sim, se a torcida ver que o time deixou a desejar, tem todo direito de vaiar.
Agora, pedir apoio incondicional em tudo que é lugar, seja em qualquer midia e nas redes sociais de seu torcedor não é respeitá-lo, é impor uma vontade ditatorial até no pensamento das pessoas.
O rafinha eh demais.
Ele conseguiu um feito inacreditavel.
Ele me faz sentir saudades do grande Igor V.
A Renovação do Rafinha foi um absurdo, tem que agradecer o Parça Rogério Ceni mesmo !
Sempre o mesmo discurso! Seria melhor falar a verdade, ou seja, não dão conta de executar nada do que o treinador pede. Porque nem ele sabe de suas convicções!
Um jogador semi aposentado pedindo paciência pra uma torcida que nos últimos anos carrega o time se esse time não esteja hoje na série B é graças a ela
reconstrucao? jogamos o ultimo jogo com 8 titulares da temporada passada
O torcedor é importante, mas… “mas” … mas?
Mas… não paga meu salário… então dane-se