O jornalista Gabriel Carneiro, elencou alguns pontos do porquê Ceni insistiu e queria tanto David no São Paulo, veja:

David e Rogério Ceni têm uma relação de confiança mútua.

O jogador gosta do modo de trabalho no dia a dia e principalmente da maneira como atuam os atacantes nos times de Ceni, com velocidade e buscando sempre a área. Já o treinador vê David como um jogador que tem potencial para se adaptar a qualquer sistema de jogo, por isso insistiu tanto na contratação. Ele já tinha indicado David na virada de 2021 para 2022, mas o Inter levou a melhor.

O que Rogério Ceni vê de melhor em David é a versatilidade.

A nova contratação do São Paulo é um atacante de ponta — não importa qual. Destro, costuma jogar mais do lado esquerdo por causa da tendência de conduzir a bola para o centro do ataque. Mas também joga pela direita, como centroavante e como dupla de ataque, o que sob o comando de Ceni aconteceu muito com Fred no Cruzeiro e Wellington Paulista no Fortaleza.

David alia velocidade e força física em seu estilo de jogo.

Vários de seus gols marcados ou passes para gol são de jogadas em que ele protege a bola, conduz em velocidade e parte em direção à área. São características diferentes dos outros pontas que o São Paulo contratou em 2023: Pedrinho é mais driblador, prefere jogar em espaço curto, enquanto Wellington Rato dá mais cadência, tem um jogo mais pensado.”

saopaulo.blog