Hoje em dia, é no twitter, nas redes sociais, nos programas de TV, em todos os lugares, há uma polarização de discussões sobre Ceni. Ou gosta ou quer que ele saia.
Eu direi por mim, é minha opinião e é um convite para o debate mas com uma conclusão clara que permeia minha mente e vou reafirmar no fim como já fiz no título: Gostar de Ceni é opcional. Torcer e apoiar é obrigação!
Por que está falando assim e disso, Zanca?
Porque hoje, vemos uma torcida anti Ceni e anti técnico. Parece que é bonito torcer contra e ter razão para depois vir nos grupos, nas redes e na rodinha e dizer:
“Ah, aí o Pardal”
“Aí o Nariga”
“Aí o Rojegue”
“Aí o aprendiz”
“Aí o Napa”
“Olha essa burro despreparado”
Isso, quando não tem ofensas com palavrões e termos que não devo repetir aqui. Por que estou escrevendo? Para mostrar como é ridículo ver esses termos jogados, essas palavras escrotas serem detonadas como se fosse um “Oi”, “Bom dia” e “Tudo bem?”.
Primeiro, que demonstra muito o perfil do cidadão já sem argumento, sem educação e superficial nos argumentos. Mostra mais de quem escreve do que de quem fala.
Segundo, eu não gosto do Ceni como pessoa, muito menos como técnico. Não é nem de longe meu preferido. Mas, tem algo que transcende o meu umbigo, ele não é meu técnico, é técnico do time que amo e eu vou apoiar ele a maior parte do tempo. Só vou criticar quando for adequado e correto.
É notável que se intensificou criticar após as declarações péssimas e muito mal formuladas dele na coletiva e no pós jogo. A gente brocha. A gente já fica desolado porque ele é péssimo com as palavras, se expressa mal, tem um gestual esdrúxulo, ruim, se comunica mal e fala com antipatia, com má vontade, quase como se tivesse nojo. Isso é um defeito intrínseco dele.
Mas, Ceni é bom profissional. É dedicado, competitivo, obcecado, obstinado. É teimoso, chato, tem os defeitos que conhecemos, mas quer acima de tudo e todos, do que achamos, do que qualquer um acha, quer vencer. Ele não liga ou ligou o foda-se. O cara quer ganhar. Quer conquistar.
Eu, você e todos querem isso.
Ceni está no caminho quase insano de trabalhar para conseguir vencer, beira a loucura, o cara fica recluso, completamente hipnotizado por trabalhar e consegui resultados. Eu respeito isso. Eu respeito ele focar no melhor e em vencer. Ele erra, tem visões deturpadas e até cegas às vezes sobre alguns pontos, mas qual treinador não tem convicções próprias que todos não entendem?
Ele me irrita e e me incomoda. Mas meu amor pelo São Paulo é maior que minha preferência, minha vontade de ver o time melhor, passa neste momento por apoiar e estar ao lado de quem luta por nós, dele, dos jogadores em campo. Não por eu ter razão, não por gerar polêmicas, cliques e matérias, vídeos que viralizam mostrando que o torcedor está descabelando após 1 jogo.
O jogo contra o Ituano foi um domínio absoluto, volume descomunal, picos de 80% de posse com 30 minutos de jogo. Intensidade, time com imposição. Não saiu o gol, erramos, esbarramos no físico, entrosamento e ritmo? Mas o ano começou agora e o time foi bem. Sou mais o que fizemos que o baile que o Santos tomou do Mirassol, ganhando com 2 penais. Jogamos mais que Corinthians, Palmeiras e Red Bull, favoritos ao título. Não ver isso é má vontade e falta de bom senso.
As declarações do Ceni são esdrúxulas e insuportáveis? São. Incomoda e inflama? Sim. Mas pontuemos o que é errado, valorizemos o que é certo e tudo que se pauta em retidão e justiça, não opinião e sensacionalismo.
Eu não gosto do Ceni mas valorizo e respeito o profissional, sua dedicação, empenho e predestinação. Eu acredito que ele foi bem em 2022 mesmo com a falta de títulos, mesmo com as inconsistências e escolhas erradas de discursos e pronunciamentos.
Ceni peca pela passionalidade e dificuldade de articulação pública como líder. O grupo se ressente muitas vezes mas ele está ali para cobrar e fazer o melhor na convicção dele, não do senso comum. Se perguntarmos para 10 torcedores, teremos 10 escalações, 10 esquemas, 10 formações diferentes.
Não é quem sabe mais ou menos, entende mais ou menos ou tem mais razão ou menos razão. É questão de quem apoia e faz seu papel como torcida mais que seu egocentrismo de querer estar acima das opiniões de todos e sair bradando na internet.
Ceni tem um plantel, um elenco forte, equilibrado, tem peças, tem condição de desempenhar um bom trabalho e que ele se vire para competir e render. Está nas mãos dele.
Vamos apoiar, vamos dar crédito, é começo de ano e precisamos dar o suporte aos caras, os jogadores, à Ceni, ao São Paulo.
De novo, precisamos acima de opiniões:
“Gostar de Ceni é opcional. Torcer e apoiar é obrigação! “
saopaulo.blog

Se o que ele propõe der certo, que seja, mas quando não há jogos é preciso saber o que estão pesando. Nem vc, nem ninguém tem culpa se o pessoal está pensando mal do cara.
Eu quero que o SPFC vença, mas fica difícil vencer quando, pro exemplo, vc escala um anão na zaga, ou “esquece” a quantidade de estrangeiros permitidos, ou leva 2 LDs para o banco, sendo um estrangeiro.
Enfim, da minha parte, se der certo, vida longa. Agora, não vou ficar quieto só porque alguns querem que a torcida inteira seja do fã clube dele incondicionalmente. Eu tolero eles. Por que não podem me tolerar?
O que chama a atenção é o fato do futebol do SPFC estar acéfalo, há muito tempo.
Ceni é apenas um empregado, apesar de pertencer ao núcleo central do atual projeto de poder …, (patota & parceiro$).
Empregados no SPFC não decidem absolutamente nada.
Só uma ressalva….Gostar do Ceni =opcional.Torcer pelo clube = Sim,pois o amor é incondicional e irracional,na hora que a bola rola esquecemos de tudo e o amor fala mais alto.Mas “Apoiar”= É um sentimento racional,aí não dá pra apoiar decisões erradas que na sua concepção não vão dar em nada.Ou seja gostar do Ceni é opcional,Torcer é emocional e apoiar é racional são sentimentos totalmente diferentes e toda relaçao envolve esses três pois um afeta o outro.
Caro colega, eu respeito a sua opinião, mas não concordo com ela. Apoiar é obrigação sim. É obrigação porque se você ama o clube, você irá apoiar. Eu também não concordo com tudo que o RC faz, mas continuo apoiando pois amo o clube.
Nesses últimos anos a nossa torcida é um show a parte quanto a apoio e AMOR ,vide a média de público nesses últimos tempos de trevas no Morumbi, times ridículos,jogadores que se quer estariam como terceiro reserva que não são o reflexo da magnitude do nosso SPFC. O torcedor tem direito de cobrar seja quem for.
Amo esse clube mas nao suporto o treinador.
Torco para vencermos sempre mas se ele cair vou ficar mto feliz.
Ele eh incoerente, teimoso e arrogante e sinceremente nao torco por ele.
Eh o q eh.
Não duvido que o Ceni seja tudo isso e muito mais. Obcecado, obstinado, trabalhador, mas….
Ele não é técnico de futebol.
“Obcecado, obstinado, trabalhador” às vezes não é o suficiente se vc não consegue materializar com o sucesso o que vc pensa.
Perfeito
Rogério já teve 4 oportunidades e nessa quatro parece não ter aprendido nada
1 no flamengo melhor elenco do país e saiu de lá com problemas com os funcionários
2 o cruzeiro era uma bomba relógio
2x vezes no SPFC
Ceni da impressão de que com ele é assim
Eu ganho
A gente empate
Vocês perdem
Texto perfeito! Assino abaixo! Mas digo logo que sou a favor de nosso ídolo ex-jogador como técnico! Na Inglaterra técnico tem de 3 a 5 anos de trabalho inicial pra colher os frutos… Aqui tudo é pra ontem, chato pakas.
Na verdade era assim há tempos atrás, atualmente, com exceção do City e do Liverpool, nenhum dos técnicos da Premier League está a tanto tempo assim no mesmo clube. Times como o Chelsea, Tottenham e Manchester United quando não trocam de técnico na mesma temporada, dificilmente estão mantendo o mesmo treinador dois anos seguidos…
Para de torcer por enquanto então, quando ele sair vc volta.
Cada uma!
Em total concordância com a volta do bom humor de geral (me incluindo)…para mais piadas e descontração no Blog….ambiente de torcedores e não de militantes…estamos entre tricolores…e o tricolor é um MUNDO! KKKK
VSP!
Faço minha suas palavras.
Só acrescentaria uma única coisa, gostando ou não o Ceni é o maior vencedor com a camisa do SPFC, tem mais de 1000 jogos, mais de 100 gols sendo goleiro, é conhecido mundialmente e sua imagem está atrelada a do SPFC de maneira indissociável. Então, ofender de maneira baixa o Ceni atinge a imagem do clube de maneira direta, quanto menor fizerem o Ceni e seus feitos, tanto menor é o segundo período mais vitorioso da nossa história.
Assino embaixo Zanquetta em seu texto!!!
Mas acredito que mesmo vaiando o time após o jogo de domingo, ela fez muito bem a sua parte, enchendo o Morumbi num jogo que na verdade, por si só, nem valia muita coisa, pois foi apenas o primeiro jogo do ano com todo mundo sem muito ritmo de jogo!!!
A verdade é que grande parte da torcida do Sao Paulo merece o time que tem. Enquanto as criticas se voltarem para treinador A ou B, jogador A ou B, e nao a esse mesmo grupo político que simplesmente DESTRUIU o clube, as coisas vao ser as mesmas.
Alguem aqui acha sinceramente que DAVID e RATO sao os reforços dos sonhos do treinador? Vamo acordar gente, essa é a realidade de um clube completamente individado e sem condiçoes de investimento.
“Ah as entrevistas sao desanimadoras”… prefeririam um discurso de ilusao? Falar que o time é otimo, que vai brigar por titulos? Ele incomoda porque questiona essa diretoria omissa e amadora, isso sim.
O mais bizarro é torcedor com memoria curta, esquece que estamos falando simplesmente do MAIOR idolo do clube, que tem sim propriedade para expor a situação bizarra em que o clube se encontra.
Sobre a torcida mimada, só lamento. Claramente ja há um novo alvo: Pablo Maia. Enquanto isso o Luciano, com a aquela atuação constrangedora, nao sofreu 1 por cento das criticas
Perfeito Zanca, é isso que eu penso também. A nossa torcida é chata demais, vivem num mundo de Bob, achando que somos o São Paulo de 2005 a 2008, já era, estamos por baixo, mas vamos voltar, repito, nós vamos voltar, e Ceni hoje é o cara que pode ajudar nessa caminhada, de resto também não gosto de certas coisas que ele faz, mas o que me resta é torcer, desde a declaração da piscina tá claro, somos piores sem ele.
Ao contrário do que alguns gostariam, o Rogério não vai fazer o que ele quiser sem contestação. O São Paulo não nasceu com a estreia dele, nem depende dele. Então, que ele faça as coisas acontecerem, porque a tendência é as críticas aumentarem se continuar como está. Já passou da hora.
Torcer aqui todo mundo torce. Sério que vc acha que essa antipatia por ele é por causa de 1 jogo ? Não é não amigo. É do péssimo trabalho dele desde quando voltou, são das declarações mal dadas, desse meio campo cerca frango, das birras c os jogadores, da zaga mal postada e mal posicionada, das indicações de reforços, da falta de desempenho no mínimo aceitável, da falta de jogadas ensaiadas, falta de triangulações, desse time mal treinado, das escolhas no mínimo questionáveis( Diego e Léo ao invés de Miranda e Ferraresi). Então tá aí o porque que a torcida quer ele fora daqui, ser obcecado e trabalhador ganhando 800 mil por mês é mais que obrigação! Quando entrar em campo vamos apoiar os 90 minutos, acabou o jogo cobraremos !!
O que a torcida tem que fazer está fazendo ir torcer apoiar.
A diretoria junto com a comissão técnica,e os jogadores é trabalhar pra achar a melhor forma de tirar o são Paulo dessa situação.
Se eles tem convicção do trabalho que continue e não dê ouvidos a torcida,pois na época do tele se tivessem dado ouvidos teriam demitido o mesmo.
Vou para o Morumbi direto e posso fala no estádio o clima é um pouco diferente do que nas redes sociais.
No estádio a torcida apoia o tempo todo e faz a parte dela.
Gostar do Ceni ou de qualquer outra pessoa é sim uma opção,até torcer contra é uma opção,mais falta com o respeito com qualquer ser humano ( nesse caso um ídolo que fez muito pelo clube)na minha visão é muita ingratidão e falta de respeito.
Mais respeito quem pensa ao contrário também.
Rogerio Ceni acha que é um favor ele estar no SPFC e por isso ele tem essa marra, não é técnico de time grande. Me lembra o Leão, que tinha essa birra idiota com jogador que não foi ele que pediu, “ah, mas se sair Rogerio coloca quem?” Não sei, não é meu trabalho, mas ele é ridículo nas derrotas e soberbo na vitorias, ele racha qualquer elenco, acha que sabe mais do que sabe, e como bons patetas estamos presos com ele, porque SPFC virou uns refugio de idiotas.
Torcer quando há um cenil no comando e sabedor de que cada jogo é um sofrimento? Quero crer que fale por vc, apenas.
Eu não torço contra o SP, mas sei que com o Rogério vai ser do meio da tabela pra baixo, ele nao tem a mesma capacidade que o Rojas teve em 2003 ou 2004 com aquele time mais ou menos, ou mesmo o talento do Muciry pra tirar leite de pedra igual 2006 a 2009
Torcer contra o São Paulo, jamais. Nem quando dependiamos de uma derrota contra o Juventus, que rebaixaria o time de Itaquera, eu torci contra. Simplesmente não consigo fazer isto. Mas o Ceni não se ajuda. Teve um volume muito maior no jogo contra o Ituano, mas cometeu os mesmos erros de sempre. E o treinador tomou aquelas decisões que só ele acredita que estão corretas. E o pior é que na coletiva, ainda jogou a culpa nos outros. Eu sou sincero: tinha o maior orgulho quando ele era nosso goleiro. Hoje eu não vejo a hora de ele estar bem longe do Morumbi, com suas convicções, erros, e seus amiguinhos do Fortaleza.
Eu ainda tenho orgulho do período dele como goleiro.
Agora, como técnico do São Paulo, está um fracasso.
Está seguindo o Raí, infelizmente.
Exatamente o que eu sinto. Ele está apagando a maravilhosa história como goleiro que foi, com toda sua incompetência e arrogância como aprendiz de treinador. O Rai hoje em dia eu nem quero ouvir falar. Vai acabar acontecendo o mesmo com o Rogerio.
Concordo com o texto, e bate bastante com o que eu venho tentando me forçar esse ano: analisar de forma moderada e lúcida (sem pender pro otimismo ou negativismo exagerado).
Só discordo um pouco do contexto.
Algumas exceções à parte, o que eu vejo aqui no blog, mesmo de quem malha o RC (eu incluso hehe), é exatamente o que o texto propõe: torcer para o time independente de gostar ou não dele.
Eu acho perfeitamente possível eu discordar de um técnico e ainda assim torcer pelo sucesso dele (pois comanda o meu time).
Só porque eventualmente estou metendo o pau, não quer dizer que eu torça para dar errado.
Assim como torcer para dar certo não significa que eu esteja passando pano para o cara.
Gostos pessoais a parte, o que isso difere da época do Diniz?
Na época, eu e muitos aqui queríamos ver o sujeito longe do SP, ainda que continuássemos torcendo pela conquista da Copa do BR ou Brasileirão. Por que lá podia criticar o Diniz e ainda ser torcedor do SP e hoje não pode?
Tendo dito isso, vamos São Paulo! Que faça um 2023 foda – alinhado com as expectativas pé no chão. Acredito que tem elenco para isso.
E que o Rogério cale minha boca com estilo.
É que tem pessoas que depreciam o clube no meio de tanto ódio com o Rogério e com a diretoria. Eu tenho um ranço extra dele porque sou viúva do Crespo assumido, até pela forma que aconteceu que me deixou muito puto, mas por exemplo… eu nunca vou falar coisas como: “pra passar vergonha na Libertadores melhor nem classificar”, “pra ser goleado pelas galinhas é melhor nem classificar”, “pra ser eliminado denovo no mata-mata melhor nem ir pra frente”, “clube se apequenou melhor fechar as portas logo antes de cair pra segunda divisão”
Esse tipo de colocação, pra mim, é torcer contra o clube. E é esse tipo de ódio cego que o post mirou. Eu sinceramente não acredito nas convicções do Rogério, não acredito que ele vai mudar e vai dar resultado, mas eu torcerei sempre pra vencer, classificar, e se cair que seja com luta.
Só que todo mundo hoje em dia tá contaminado com um ódio cego, uma raiva quase que instintiva por causa de crenças/convicções e não é só futebol. Quantos grupos de família não rolou treta por causa de política… pais deserdando filhos e vice-versa por causa de idolatria cega, gente que cresceu junto brigando como se fossem inimigos mortais de nascença, casais que se amavam se separando, ou pior, pessoas da mesma familia ou amigos matando um ao outro por causa de NADA.
Eu vejo que acontece isso aqui também. Preferem ver o SPFC morto, enxotado, esquecido, a torcer pela vitória. E ainda tem a paxorra de, perdão pelo termo chulo, vir com discursinho de “torcida carrega o time” literalmente gozando com o pau dos torcedores que vão lá no estádio gritar até o último minuto não importa o que aconteça.
Todo mundo tem direito de gostar ou não de quem quiser e torcer da forma que quiser. Mas essa hipocrisia constante revira o estômago de qualquer um e esse post/desabafo do blog até que demorou pra acontecer. Insuportável.
Mas enfim…somos todos livres e cada um faz o que achar melhor. Eu, assim como vc e muitos aqui, sempre serei SPFC independente de qualquer coisa, tamo junto e é isso ae.
Ceni eh uma escolha errada do casares. A responsabilidade pelo acontece eh dele, nao da torcida.
Isso nao eh ser negativo, perseguir, nao eh nada disso. Eh uma constatacao.
Nao adianta ser obcecado, trabalhador e ser arrogante, nao dar padrao ao time, nao saber gerir grupo. Ja comecou o ano com postagem de jogador.
Sao pontos evidentes.
A magoa da torcida eh pq ceni nao tem o tamanho do tecnico q o sao paulo precisa e merece.
Mas a culpa nunca vai ser dele ou do casares?
Nao da p dar cheque em branco ao ceni, e muito menos legitimar o gosto do casares, com um tecnico que ja provou que nao da certo.
Ceni esses dias criticou a saida de bola de rafael, com quem ele ja trabalhou, e q todos sabem q pegou banco do everson por isso.
Recentemente disse q marcos paulo nao joga bem como ele pensava.
Agora david eh solucao, daqui a pouco a falta de le reserva sera a razao dos problemas.
Com todo respeito, nao da.
Ceni e murici sao o rai de leco. Estao em outro departamento, nao adianta vir cobrar a historia passada, tem q dar resultado na nova funcao.
A torcida apoia, vai ao campo, prestigia.
Nao eh ela a culpada.
Casares ja deu ao ceni os jogadores medianos q ele pediu, e nao vamos sair do lugar.
Era evidente no ano passado e esta gritante esse ano.
Se a voz da torcida eh a critica aguda ao ceni e ao departamento de futebol do casares, eu vejo a coerencia com o povo.
“Gostar de Hitler é opcional, torcer e apoiar a Alemanha é obrigação.”
Veja, não é uma comparação entre personagens porque seria descabido, é só uma hipérbole mesmo, pra dar dimensão de como essa frase parece ter um sentido lógico, mas não tem.
Quando você vê algo que enxerga como errado, você não tem somente o direito, mas o dever de se opor e se manifestar em relação a isso.
Na minha visão, apoiar o Rogério como treinador é apoiar o São Paulo seguir o caminho das derrotas, apoiar Casares e Belmonte é seguir o caminho da incompetência, aí cada um escolhe sua forma de se manifestar.
Ser são paulino não te obriga a apoiar Ceni, Casares, Belmonte, etc
É justamente por ser são paulino e por querer o bem do clube que eu não dou apoio algum a estes caras.
Ah, não, Tarsio.
Nem vou me dignar a responder.
Abs
Tarsio você é um dos mais antigos no blog.
Mas discordo 100% de você nesse comentário, da forma que você fala passa a impressão que só há coisas negativas na gestão e no trabalho do Rogério Ceni.
Se esse for a lógica ,realmente ,não há como concordar .
Foi apenas impressão Diogo, existem coisas positivas na gestão sim, e quando eu gosto eu elogio também.
Inclusive, o lado bom de ser um zé ninguém é justamente esse, eu não preciso mentir que não gostei de algo porque meu adversário político quem fez e nem dizer que gostei de algo porque meu companheiro político quem fez.
Tanto o trabalho do Ceni quanto o trabalho da diretoria tem sim pontos positivos, o fato é que eu enxergo muito mais pontos negativos do que positivos.
Além disso, eu não tenho compromisso com o erro, se eu criticar um jogador e depois ele performar bem, – como aconteceu com o Luciano em 2020 – eu vou estar feliz em estar errado.
O problema é que são tantos erros seguidos dessa e das diretorias anteriores, que parece que a gente acha tudo ruim, mesmo quando não é o caso.
A janela desse ano teve diversas contratações, julgo que o Alan Franco seja um acerto, nas anteriores tivemos o Calleri, mas foram 28 contratações na gestão que acertaram na mosca umas 3, e acho essa média risível.
Se eu fosse dono do clube, mandaria o Casares e toda trupe embora, se eu fosse presidente, mandaria o Belmonte e o Rogério, por incompetência, clara falta de resultados.
Daí, existe quem concorde comigo e quem discorde, eu posso até estar errado e eles ganharem tudo esse ano, estaria muito feliz em estar errado.
Mas infelizmente essa é a visão que eu tenho no momento.
Perfeito.
se o Andre concordou, fico preocupado hehe! nunca houve tanto apoio ao time como esta havendo ha 2 anos, mas a maioria sabe que com este sujeito nada mudara!
todo mundo apoiou ele no comeco, mas ja sao quase 18 meses de falta de capacidade para dirigir o time! a torcida só vaiou, quando o jogo acabou! durante o jogo , Sao Paulo, depois, anti ceni quer dizer ser Sao Paulo!
Dá um golinho desse trem que cê bebeu aí.
Tenho degustado 15 anos sem títulos de primeira grandeza, e tem sido bastante amargo meu amigo.
Abominável e insano essa comparação ridícula.
Não foi uma comparação Massa.
Traz o lecão da massa de volta Tardio. Seria lindo!. Triste essa hipérbole sua. 🤦🤦🤦
Nem carece… Se só trouxesse o Crespo de volta com esse elenco aí com dois argentino bom (Calleri e Alan Franco), já botava o pardal aprendiz do Diniz no bolso…
Silas, vou te falar que ao meu ver o erro do brasileiro na política é justamente esse…
As pessoas pensam ou são levadas a pensar que só existem 2 opções, porque isso é real durante a eleição no segundo turno, mas a eleição acabou e o Leco não é mais candidato.
Então, você pode apoiar o Casares e o clube seguir sem oposição.
Ou você pode até ter votado no Casares, torcer pelo bem do clube, mas discordar da forma que ele gere o futebol e não apoiar durante o mandato dele.
E você também pode não apoiar o Casares, não ter votado nele, torcer pelo bem do clube, discordar da forma que ele gere o futebol e não apoiar durante o mandato dele.
Sei que é confuso, mas é real.
E essa é a diferença de pensamento que tenho em relação ao Zanquetta.
Em que pese, Casares pode até ser melhor do que o Leco e o Aidar, de fato, mas ainda assim não enxergo que esse seja o caminho certo.
Quanto ao fato de você achar triste a comparação, é uma pena, eu acho que ela é cabível para prova o ponto de vista.
Todos os ditadores da história surgiram com o apoio quase “unânimes” das pessoas pois achavam que os ditos cujos estariam fazendo o “melhor” para o povo.
Os críticos e contrários foram “calados” e todo mundo sabe o final desta história.
Hoje o clube pertence a um determinado grupo político e o futebol é comandando por certa pessoas que concordam com este grupo.
Perfect.
Acho que a hipérbole passou um pouco dos limites nessa com todo o respeito Tarsião. Se eu fosse fazer analogia similar seria com o Brasil de hoje… eu não tenho viés de esquerda mas o candidato vencedor agora é presidente da república e por consequência “meu” presidente e fim de papo, portanto pelo bem da minha família e da pátria amada preciso torcer pra que por um milagre não façam as besteiras que eu sei que vão fazer logo logo e o Brasil ande pra frente.
Não gosto dele nem sou obrigado a gostar, mas eu sempre vou amar a pátria e jamais vou torcer pra, por exemplo, cair uma bomba atômica em Brasília só porque eu acho que muita gente que tá lá devia morrer e essa é a única solução. Da mesma forma nunca vou torcer pro SPFC ser rebaixado, perder ou fechar as portas pra ver se o Rogério some de lá.
Mas entendo seu ponto de vista, te respeito pra caramba e não é por causa disso que isso vai mudar. Eu sei que no fundo o que vc quer é o bem do SPFC também mesmo estando furioso nesse momento, e não provar suas convicções.
Renato da minha parte o respeito é mútuo para todos os colegas, mas a hipérbole por natureza é um exagero, e passar do ponto é a ideia mesmo,.
Porém, diferente do que o Massa achou, não é uma comparação e foi justamente assim que eu comecei a segunda frase.
Até porque ninguém pode ser comparado a Hitler, já que graças à Deus nenhum outro ser humano fez tamanha maldade.
O ponto que abordei é simples, se eu vejo algo que eu julgo estar errado, eu não sou obrigado a concordar para ser são paulino.
O Zanquetta conhece os bastidores do clube e julga que Casares e Belmonte são a melhor opção para o momento e apoia, é a visão dele e eu respeito.
Posso inclusive estar errado na minha visão, mas é um direito meu estar errado, não apoiar e ser são paulino do mesmo jeito.
Eu não preciso apoiar o sistema atual para ser são paulino, eu não preciso apioar a manutenção do treinador, etc
Pelo oposto, é justamente por ser são paulino e enxergar diferente deles que eu não apoio, mas respeito a visão deles.
Portanto o exagero é necessário justamente porque se eu falasse “Gostar do Leco é opcional, torcer e apoiar a atual diretoria é obrigação”, era perigoso aparecer alguém aqui que concorda.
Com Hitler, graças à Deus, nenhuma pessoa sã concorda.
Bem-vindo de volta Társio!
Tomara que o Márcio apareça logo de volta aí também. Vocês fazem falta!
Rogério é um vencedor, sempre buscou a vitória, como técnico ñ é diferente, estudioso busca o melhor, merece um voto de confiança, vamos apoiá-lo pelo bem do SPFC!!!
O problema, Eunice, é que ele não começou ontem.
exatamente!
Torço muito pelo São Paulo! Aprendi a amar esse clube desde 1991, quando o meu me levava para assistir os jogos. Assistir pela tv, junto com o meu pai a libertadores de 92 e 93 e os mundiais dos respectivos anos, é uma coisa que jamais sairão de minha mente. Amo demais esse clube…
Compro de tudo do SPFC para os meus dois filhos e tento passar para eles o que meu pai me passou sobre o tricolor.
Porém…não consigo suportar o RC! É algo intragável…
Zanca, me lembro bem de colunas suas, em que você deixa claro em sua fala que RC usava o SPFC para alcançar os seus interesses pessoais.
O goleiro com mais isso, o goleiro mais aquilo…Rogério usava o São Paulo para se promover e nos últimos anos 6,7 anos de carreira á não acresentava nada ao tricolor.
RC não pensa no São Paulo, pense em si próprio
RC não ama o SPFC, ele ama a si próprio
Ele não quer o bem do SPFC, ele quer os holofotes nele
Fraco como técnico, cárater dúvidoso.
Amo o São Paulo e torço muito por meu time…mas por incrível que pareça, torço mais pela queda do Ceni.
É esquisito dizer isso, mas é o sentimento do meu coração
Assino embaixo. Penso o mesmo. E nao sabia que o Zanqueta tinha a mesma opiniao sobre o Ceni usar o SPFC para seus recordes pessoais nos ultimos anos como jogador.
perfeito! recordar é viver! egocenico
Até entendendo a intenção, mas por outro lado é bom não esquecer que:
Apoiar o erro é torcer contra!
São Paulo é o que importa e o Ceni… só se for bom para o São Paulo.
A torcida já tá de saco cheio do Ceni depois dos fiascos da temporada passada, e com toda razão. Da pra culpar o torcedor por estar descontente depois da ridícula derrota para o Del Vale?
Piora tudo a postura arrogante dele, que nunca admite os erros, e procura jogar a culpa sempre em quem jogou ou na diretoria, na falta de jogadores com outras características que ele prefere. Difícil construir uma atmosfera positiva de trabalho assim. E Ceni precisa correr atrás do prejuízo, se provar em dobro depois do que fez ano passado, já existe muita desconfiança com o seu trabalho.
A postura do Ceni, do “eu contra o mundo”, que ele levou as últimas consequências sempre, desde a época de goleiro, talvez a posição menos coletiva dentro de campo dos 11, não me parece muito adequada para um técnico de time grande.
Resta a ele provar que ele está certo e o resto do mundo está errado. Para aí o mundo não ter escolha senão se curvar a ele. O problema é que o tempo que ele tem para provar isso não é infinito, e o clima que ele criou não me parece nada positivo.
Concordo plenamente com você Zanca, em tudo.
Apoio o São Paulo. Incondicionalmente. O Rogério, não.
Acredito que o cenário ideal é que o Ceni ganhe vários títulos para ganhar destaque e ser contratado por alguma equipe do exterior (Europa, se possível), liberando o cargo para contratar alguém menos polêmico.
Assim, acho que todos saem ganhando. O clube e os jogadores saem felizes por terem mais quadros na parede, o técnico sai feliz porque vai fazer carreira em outro clube ganhando mais (provavelmente) e a torcida sai feliz porque vai comemorar títulos e a troca de técnico.
Concordo com texto, acho que o Ceni tem problemas de postura que ELE deveria rever como personagem público. Também acho que como treinador, tem muito a aprender, porém está bem longe de ser a pior opção, ainda mais no cenário atual (reposição, finanças, identidade).
Comentário final, qual técnico no mundo conseguiria “sobreviver” por mais de uma temporada sem títulos no time sem ser alvo dessa ala ranzinza da torcida, repleta de especialistas sabichões?
Por que outros técnicos podiam ser contestados e o Ceni não pode? É uma dúvida real.
Casares pode ser contestado ?
Olten pode ser contestado ?
Ao que parece, internamente, não aceitam questionamentos.
O “M1to” poderá ser contestado “oportunamente”.
Pois é. Curioso como a gente nunca via esse tipo de raciocínio com nenhum outro treinador.
Eu entendo o post do Zanca, vejo que ele compartilha muitas das opiniões de quem critica o Ceni, só não consigo entender essa associação de que quem critica está torcendo contra.
Vi muita gente tendo a ousadia de criticar as vaias da torcida ao final do jogo do Ituano. Uma torcida que mete 45 mil num dia extra chuvoso, num jogo de primeira fase contra um time pequeno. Estavam torcendo contra? Rogério tem que ter crédito eterno pelo goleiro que foi? Chegou ontem e já estão criticando?
Rogério Ceni não é o São Paulo. Querer que ele saia não e torcer contra.
Mas o Ceni é contestado e bastante ,porém, constatar algo tem que ser embasado em verdade, vejo muita coisa aí inclusive que ocorreu em 2022 , tipo a mais porque tal jogador não tem chance com o Rogério ,aí o Rogério na entrevista chega e rasga o verbo ,dizendo que o atleta está ainda sentindo algum desconforto, ou sem citar nomes que não estão fazendo dois turnos para se recuperar de tal trauma em determinada região .
Talvez o caso do Gabriel Neves seja igual ou não, mas o fato é,ninguém sabe como ele está e se está treinando,as pessoas grande maioria afirma ser um erro ele não ter ido para o jogo de estréia mas ninguém até agora ,falou como está a condição física e como foi o desempenho dele nos treinos ..
Eu gostaria de entender isso também, André.
TMJ, Blog.
Vamos lá, eu sou mega fã do Ceni! Foi meu ídolo na infância, na adolescência e na vida adulta… Sofri demais naquela fase que ficávamos no quase de disputar a Libertadores. Quem lembra daquela repescagem da Liberta de 2001? Aquela Copa em João Pessoa num time que tinha o Kaká e perdemos do Flamengo? Aquela semi do Brasileiro em 99 contra o Corinthians? Éramos o clube do quase, embalava no primeiro semestre, que era exclusivo dos estaduais, ganhávamos tipo, 98,2000 e acabávamos o ano em lamentação. Aquele time de 2002 que perdeu no mata-mata?
Nessa época eu não morava em SP. Os mais novos nem devem imaginar o que é acompanhar um jogo pelo Mirc…rs Pq as rádios, onde eu morava, só passavam jogos dos times do RJ.
Vi e senti derrotas que doeram demais! 1994 contra o Velez, eu criancinha, chorei, chorei! O Paulistão de 97. A Copa do Brasil de 2000. A Libertadores de 2004. Mais recente, a Sula do ano passado.
O Rogério é meu “contemporâneo”. Estava em todas essas dores, lembro que foi muito questionado na época de secas. Lembram da Milly Lacombe? A imprensa pegava no pé dele desde aquela época. Os rivais o odiavam… Ele me decepcionou muito com o que falou na época que foi treinar o Flamengo, mas tem pessoas que são pré-destinadas, o São Paulo estava pré-destinado a ser Tri do mundo, mas apenas da forma como foi, com ele sendo o artista principal na Libertadores e Mundial de 2005.
Sinto e acredito que voltaremos as glórias com ele no comando, mas peço encarecidamente que ele enxergue o outro lado também, o nosso, da torcida! Não dá para insistir em jogadores que o mundo tá vendo que não tá dando, menos ele, tipo Igor Gomes contra o Atl Goianiense. Tenho muito medo do David virar um novo Igor Gomes, mas ao mesmo tempo tenho fé que o Rogério entenderá, vislumbrará quem poderá levar o nosso amado Tricolor de volta a época de glórias! Só peço Rogério, relembre a época que era ídolo dentro das 4 linhas. Lembre do nosso amado Telê, não reclame de falta de jogadores, reclame sim da estrutura, reclame sim da politicagem, mas não dá falta de jogadores! Já vimos você sendo goleiro, em times muito piores, que lutaram contra o rebaixamento. Só pedimos que mantenha a sua garra e determinação, seu amor pelo nosso SP, mas que mantenha um pouco a serenidade, sei que a ansiedade por resultado bate, mas lembre do seu passado e da sua história, que é nossa, dessa nação Tricolor, sua história não foi construída na base de facilidades, e sim de determinação e dificuldades. Estamos juntos, mas pelo amor: não morra abraçado a convicções equivocadas!
São Paulo, te vaiei domingo, pq a exibição não foi digna de nós que estávamos ali no Morumbi, que sofremos, mas tenho fé que sairemos juntos da escuridão para um novo ciclo de glórias, é teu destino meu Tricolor!
Muito legal, Fábio.
Tem muita razão no que fala e com extrema educação.
Compartilho da dor dessas mesmas derrotas…com certeza, junto daquela final de 2006 (que passaram a mão bonito) e das semi de 2010 (que fizemos um jogo ridículo na ida), as derrotas mais dolorosas.
Grande abraço.
Legal, só não compartilho da mesma fé no M1to.
Tem que saber separar o Ceni goleiro do Ceni técnico. Mas se nem o próprio Ceni sabe fazer isso direito, quem diria a gente, não é mesmo?
O Ceni goleiro é incontestável, a não ser pelo final melancólico da carreira (creio que mesmo o Zanca concorda nessa parte). O objetivo ali era bater recordes. O interesse pessoal estava acima do interesse do clube. Simples assim.
O Ceni treinador, na minha opinião, ainda não provou absolutamente nada. Com o Fortaleza, o Vojvoda já ganhou os mesmos títulos (copa do Nordeste e duas vezes o estadual, se não me engano). De quebra classificou o time pra Libertadores. Não ganhou a Série B, porque não disputou… O pior mesmo são os fãs do Ceni aqui dizendo que o Vojvoda “herdou o legado” do Ceni. É rir pra não chorar…
O Ceni quase deixou escapar o título da Série A com o Flamengo, mesmo tendo um esquadrão nas mãos. Deixava o Arrascaeta no banco, improvisava o Arão (que é volante) de zagueiro, improvisava o Diego Ribas (que é meia) de volante, e por aí vai… pagou um pau pra torcida do Flamengo (à ponto da organizada aqui cobrá-lo na chegada) e ainda foi ridicularizado por pedir reforços do naipe desse David aí por lá (sendo que os caras tão nadando na grana).
Ops, quase esqueci que o Ceni for diretamente responsável pelo rebaixamento do Cruzeiro.
Menos idolatria, e mais racionalidade na hora de pensar as coisas.
Belo texto, Zanca.
Compartilho muito das sua opiniões.
Abraço.
Vc está vendo um erro atrás do outro e continua apoiando o erro.
Como dar certo isso?
A questão não é só o Ceni, é um todo, 2 anos e alguns meses da gestão Casares no futebol do clube, 28 jogadores contratados e não temos um time ainda. Colocaram o técnico dos sonhos dele e passado mais de 1 ano, o time não apresenta um futebol no mínimo convincente e querem um apoio incondicional do seu torcedor?
Não mesmo!
Onde assino?
Ano passado, apos o primeiro jogo tinha gente querendo cortar os pulsos, fazer harakiri pregando o evangelho do apocalipse dizendo que clube iria cair no paulista.
Final do ano: Duas finais e uma semifinal que não aplacou a sede de titulos mas amansou a pressão financeira.
Boa noite são Paulino, lógico que torcemos pro clube mas infelizmente eu não vejo saída pois a nossa arrogância continua muito forte o ser humano pra evoluir precisa reconhecer seus erros evo Ceni quer ser diferente pois como goleiro foi, mas nós precisamos de títulos e esse história w não tem time e mentira pois dou são Paulino a 37 anos e vi muitos títulos nosso sem jogadores bons pois um time precisa de um operário não titus sendo craque por isso que não acredito nesse trabalho do Ceni pois nunca vi um time sem marcador e laterais na zaga a q gente deu sorte que laterais Zagueiros foram vendidos se não inventar pelo menos nossa zaga melhora, pois lembro muito bem q antes nossa zaga sempre era boa
Ótimo POST zanca, bem lúcido. Discordo de uma ou outra coisa mais no geral foi um belo argumento!.
“As declarações do Ceni são esdrúxulas e insuportáveis? São. Incomoda e inflama? Sim. Mas pontuemos o que é errado”.
E o que a gente faz aqui? Se o lance de escalar o Orejuela (sendo que já tinham outros dois laterais direitos) não é errado, então eu não sei o que é.
“É questão de quem apoia e faz seu papel como torcida mais que seu egocentrismo de querer estar acima das opiniões de todos…”
Essa parte da frase (“seu egocentrismo e de querer estar acima das opiniões de todos”) serve pro Ceni perfeitamente (eu sei que o Zanca tava se referindo ao torcedor em geral, principalmente pela parte da internet).
SPFC ja teve técnicos com o perfil muito parecido com o Rogério. Chatos, antipáticos com jornalistas e blogueiros e mimizentos de plantão. Muricy e Telê tb eram assim. A diferença é que foram muito vitoriosos com o Tricolor. Quando as vitórias e títulos acontecem, o torcedor esquece, o que os caras passaram para chegar lá. Hoje essa máquina de transformar qualquer coisinha, em notícia, so atrapalha o técnico e os jogadores. Um dos técnicos atuais, que eu vi melhor lidar com isso foi o Tite, o famoso encantador de serpentes, como diria Lugano. Mas que no fim perdeu duas Copas. Deixem o homem trabalhar em paz. No futebol e na vida perdemos muito mais do que ganhamos. Um título é como uma foto bonita de um dia de formatura. Todo mundo que vencer mas será que esta disposto, a fazer os sacrifícios para chegar lá.