O São Paulo não estreou no Campeonato Paulista de 2023 da forma que gostaria. Na noite deste domingo, o Tricolor ficou apenas no empate de 0 a 0 com o Ituano, em pleno Morumbi, pela primeira rodada do torneio. O placar não agradou nada os mais de 45 mil torcedores, que vaiaram o time após o apito final.
Com o resultado, a equipe do técnico Rogério Ceni aparece na liderança do grupo B, com um ponto. Todos os outros times da chave (Mirassol, Guarani e Água Santa) perderam na rodada. O Galo, por sua vez, está em segundo do grupo C, também com um, dois a menos que a líder Ferroviária.
O São Paulo volta a campo agora na quinta-feira, quando visita a Ferroviária. A bola rola no gramado da Fonte Luminosa, em Araraquara, a partir das 19h30 (de Brasília). Já o Ituano recebe a Portuguesa na quarta-feira, às 20h30.
O jogo – Jogando com o apoio de sua torcida, os mandantes iniciaram o primeiro tempo bem ligados no Morumbi. Com apenas dois minutos, Wellington Rato foi acionado pela direita, deu bom corte no marcador e bateu firme para a defesa de Jefferson.
O goleiro voltou a ser exigido mais duas vezes logo na sequência, em cabeçadas de Pedrinho e Calleri. Em ambos os casos o arqueiro conseguiu agarrar bem os arremates. Aos 18, Wellington Rato cruzou com precisão na cabeça de Calleri, que testou com muito perigo à direita da meta rubro-negra.
O Ituano, por sua vez, respondeu aos 20 minutos. Quirino recebeu bom levantamento na área e cabeceou para a defesa tranquila de Rafael. O goleiro estreante trabalhou mais uma vez aos 22, desta vez em finalização de Saraiva da intermediária.
O São Paulo voltou a assustar aos 34. Rodrigo Nestor apareceu pela esquerda, invadiu a área e soltou uma pancada pela linha de fundo. Na sequência, Pedrinho foi acionado na entrada da área e chutou fraco. Na tentativa do corte, Marcelo Freitas mandou para trás e quase encobriu Jefferson, que só observou a bola raspar o travessão e sair.
Aos 42, Calleri recebeu ótimo passe na área e tentou o arremate cruzado, mas foi travado na hora certa. No rebote, Rafinha cruzou na área e Pedrinho desviou para fora, com muito perigo. No último lance da etapa inicial, Wellington Rato tirou tinta do travessão em cobrança de falta.
2º tempo
Na volta do intervalo, o São Paulo seguiu tentando apertar. Com o relógio marcando três minutos, Rafinha desceu até a linha de fundo e cruzou para Calleri, que cabeceou para fora. Aos 9, Rato fez boa jogada individual e cruzou fechado. Atento, Jefferson se esticou todo para evitar que ela entrasse direto.
Já aos 25, em rápido contra-ataque, Rato deu bom toque para Luciano na área. O camisa 10 tentou o chute rasteiro, porém foi travado pela defesa. Na sequência, Nestor arriscou de longe, mas mandou pelo lado.
Nos minutos seguintes, o Tricolor seguiu pressionando. A equipe, porém, teve muitas dificuldades para encontrar espaços na defesa do Ituano. Os donos da casa tentaram apelar para a jogada aérea, mas também não teve sucesso.
Nos acréscimos, o jogo seguiu no mesmo ritmo. Ou seja, o São Paulo rondou a área adversária, mas não conseguiu fazer nada para tirar o zero do placar. No último lance, ainda deu tempo de Jefferson fazer grande defesa em finalização cruzada de Igor Vinícius, que apareceu livre na área, para garantir o empate.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 ITUANO
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 15 de janeiro de 2023 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Robson Ferreira Oliveira
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Pedrinho (São Paulo); Frazan, José Aldo, Carlão (Ituano)
Público: 45.115 pessoas
Renda: R$ 1.672.560,00
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Igor Vinícius), Ferraresi, Arboleda e Welington (Liziero); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Galoppo) e Luciano (Marcos Paulo); Pedrinho (Juan), Calleri e Wellington Rato.
Técnico: Rogério Ceni
ITUANO: Jefferson; Raí Ramos, Bernardo, Rafael Pereira (Frazan) e Mário Sérgio; Lucas Siqueira, Marcelo Freitas e Saraiva (Paulo Victor); Quirino (Carlão), Gabriel Barros e Person (André Luiz);
Técnico: Carlos Pimentel
Gazeta Esportiva

Mais do mesmo no reino do pardal
Não gosto do Ceni, acho um técnico para times como o Fortaleza. Mas convenhamos, não dá para massacrar o cara nos primeiros jogos. Tem que esperar até o final do paulistão pelo menos.
A realidade é que nosso time, mesmo com as contratações é nota 6. Pode virar um 7 e fletar com 8, mas precisa estar muito redondo.
Flamengo e Palmeiras são times 8 nota em baixa.
Interessante, o poderoso Palmeiras goleou na primeira rodada certo? ou assim como o São Paulo pegou uma retranca e ficou no 0 a 0?
Os deuses do futebol não aprovam o “M1tobol” do “M1to”.
Faltou o David.
Faltou futebol.
Quase nenhuma chance efetiva de gol.
Início de temporada dificilmente tem bons jogos. Eu já não tinha grandes expectativas por isso. Os jogadores ainda estão sem ritmo e a intensidade é mais baixa, desta forma é compreensível terem dificuldades contra times organizados como o Ituano pareceu ser. Quando tem aquelas estreias com goleadas, normalmente é porque o adversário é um catado bem fraco e o time joga em ritmo de treino.
Sem intensidade não vai balançar a defesa adversária ou pegá-la de surpresa, o que é a proposta do São Paulo 2023 com um time mais leve. Mas o volume de jogo no primeiro tempo foi bom. No segundo tempo a gente viu a volta dos cruzamentos inúteis porque o time já estava sem gás mesmo.
Gostei das substituições. Ceni ter tirado o seu querido R.Nestor para colocar Galoppo foi uma surpresa. Por outro lado ele viria com Alisson, se o mesmo não tivesse tido indisposição e veio com Rafinha, quando Igor Vinícius nunca deveria ser reserva pra ele, portanto não dá pra elogiar muito o Dinariz.
Luciano, se terminar a temporada no São Paulo tem de levantar as mãos pro céu. Se terminar como titular, algo errado não está certo. Certeza que em 2023 ele vai deixar de ser xodó da torcida com seu jeito reclamão e falta de técnica.
Welington Rato foi bem. Mereceu ser o craque do jogo. Tomara que mantenha a regularidade e não sinta o peso da camisa.
Gostei do início do jogo, não acho que foi terra arrasada hoje. Bem melhor do que o primeiro jogo da temporada passada.
Boa estreia do Rato, Ferraresi bem – apesar de sofrer na velocidade – bom primeiro tempo do Nestor, depois que ele cansou o time se desmanchou por completo.
Arboleda e Pablo Maia erraram muitos passes. Luciano e Calleri não estavam bem, Pedrinho sentiu a estreia, Marcos Paulo deus alguns sinais de coisas diferentes, Juan entrou mal e fora de posição – outra bola fora do Ceni. O restante foi ok ou não teve tempo.
Incrível que a bola continua a não chegar (nunca) no Calleri.
Treino é treino, jogo é jogo!
Vendo alguns comentaristas falando do Luciano “10”. Luciano jogou como segundo atacante, como sempre joga, em torno do centrovante, vez ou outra buscando a bola no meio de campo, uma de suas principais características em qualquer formação.
O problema é que o meio nesse 4-2-4 fica esvaziado. Luciano é um jogador de jogo apoiado, de associação, precisa estar cercado de opções, por isso vai bem no Dinizismo.
Não existe a figura do 10 no m1tobol. O pessoal não assimila isso de jeito.nenhum!
Só existe figura de 10 em dois times Flamengo e Palmeiras sendo que o dos urubus usa a 14. Todo e qualquer outro time tem um improviso, então acorda realidade do futebol no brasil carece de camisas 10. Qualquer reclamação a respeito disso é puro mimimi.
Faltou vc falar que quando o m1to estava no flamengo, Arrascaeta era banco muitas vezes, Everton Ribeiro lateral armador, Arão zagueiro etc etc.
O cara não deixa saudade em nenhum lugar que passou, mas aqui vive do goleiro que foi.
E foi campeão brasileiro assim, e o europeu poderoso técnico do futuro Paulo Sousa não conseguiu, o mega supra sumo Renato tbm não!!
Pergunta lá se eles querem o m1to de volta.
Um dia a menos de rojégue no comando.. cada dia que passa é um dia a menos desse FDP. Enquanto tiver esse maldito na beira do campo não precisa esperar nada do tricolor, infelizmente. É isso para pior. Acostume se.
“Sacolamos” um time da quarta divisão paulista em jogo treino. O resto é tudo hater do Ceni.
Com Luciano e Nestor não vai chegar mesmo!
Complicado 2023 cara de 2022.Mas gostei do goleiro ( mesmo sem ser exigido) ,a dupla de zaga (caras de zagueiro) e do Rato.Pedrinho foi péssimo ,vamos esperar se melhora.Com esse esquema prioriza muita jogadas pelas laterais fica muito cruzamento e o meio campo não trabalha.Lembro bem como Ney Franco sofreu quando Lucas saiu pra continuar com esse esquema ainda mais que não temos um armador de origem.Sei lá é um time incógnita ….Com esse esquema jogará melhor fora de casa.Mas pelo menos achei a defesa mais protegida e com zagueiros com jeito de “zagueiros”.
O Ney Franco sofreu mesmo foi com o RoJégue goleiro (o dono do SPFC) mandando mais que ele…
Eu disse que nosso problema é um meio sem criatividade. Ainda se desfizeram do único que fazia uma graça na meia-esquerda. Vai ser mais chuveirinho do que ano passado.
Agora os trikas valentoes do teclado vao td aparecer. Kkkkkk
Tarsiao nao volta ainda nao q o futebol continua igual.
Tarsio está torcendo pro Vasco agora.
Foi acompanhar a carreira do Leo. Kkk
Seus Judas Ricardinhos, eu esperava isso do André, não de vocês! hahahahahaha
Caras, para ser 100% honesto, tenho muito carinho pelos colegas daqui e gostaria de interagir, mas como falei alguns meses atrás, não assisto mais nenhum jogo enquanto o Rogério for treinador, ai não tem nem sentido.
Eu amo o São Paulo, mas eu enchi o saco de ver as mesmas coisas se repetindo.
Simplesmente não tem mais emoção.
Eu começo a ver as contratações e entrevistas, e já consigo vislumbrar o que vai acontecer nos jogos… e no final do ano acaba tudo igual, e com as mesmas desculpinhas.
Sei que os passa-panistas digo, cenistas, vão se enfurecer com a minha visão, mas o cara foi um péssimo técnico em todos os times grandes que passou, fez uma temporada horrível e só não foi demitido porque o Casares e o Belmonte são perdidos, e o Muricy não tem mais um pingo de vergonha na cara.
Até ele sair, vocês vão assistir o mesmo jogo mil vezes.
Além disso, lembram quando eu cornetava o Patrick, que além de obeso, aos 30 anos, e na segunda temporada de série A em toda carreira, falou que “permuta é o C” antes de ser contratado?
“Ain mas ele foi importante na temporada”, sim, na temporada em que o São Paulo foi humilhado no Paulistinha e na Sulamericana, e nem pra Libertadores se classificou. Baita contratação ein?
Novamente não ganhou nada, e novamente saiu pela porta dos fundos porque é indisciplinado. Mas o Rogério segue com carta branca pra contratar…
Some-se a isso o fato de que a grande contratação pro ataque do time – e jogador símbolo – é o Wellington Pé de Rato que aos 30 anos está estreando num clube grande.
Também cornetei Jandrei, Felipe Alves, e de novo o incompetente indicou o quarto goleiro reserva, sem nível pra ser goleiro do São Paulo. Porque esse jênio também indicou o Sidão!
É praticamente a escolinha do Professor Rogério, cada personagem já tem a fala e você só espera a piada, digo partida, porque o bordão de cada um você já sabe:
“Infelizmente hoje não conseguimos o resultado”, “o torcedor tem todo direito de se manifestar quando as coisas não acontecem”, “vida que segue”, “estamos reconstruindo”, etc, e o salário ó, na conta todo mês…
Aí eu pergunto, se sempre deu errado, como é que isso pode dar certo agora?
Não dá nem pra colocar nas manchetes dos jornais “45 mil pessoas enganadas” amanhã, porque quem foi ao estádio, estava ciente de tudo isso aí…
Me resta a parafrasear a célebre frase imputada a Albert Einstein, e que é a definição do Ceni treinador:
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
Então queridos amigos, auf wiedersehen (até a próxima vez em que nos vermos), provavelmente quando o Rogério não for mais treinador.
Tarsiaooooooo
Bom t ver de novo por aqui. Olha cara eu t admiro de conseguir deixar a amante (sp) q t judia. Eu nao consigo. Haha
Mas td q vc escreveu eh isso ai. Sem tirar nem por. A tonica do ano esta dado. A tendencia da curva eh essa mesmo. E 2023 vai ser igual a 2022. Nao quer dizer q nao vai ser campeao. Mas se for vai ser no lado da zebraca e nao do planejamento.
Eu vou tentar acompanhar. Meu sonho secreto eh q mito caia no final do paulista e um Crespo da vida volte. Mas levando em conta q o presidente do fan clube dele eh tb presidente do sp acho mto dificil.
Mas enfim, vida q segue. E qdo der da uma passada ai pra visitar os valentoes da net.
Abcs
Voce, Felgam, quase ressuscitou o Tarsio! hehe mas o egocenico mata qq um, mesmo! agora padronizamos a base e ficamos atras de americas e fortalezas, como no profissional!
Haha Waldomiro. O tarsio quer voltar mas o egocenico nao deixa.
Eh verdade. Agora da base ao profissa td mundo vai de mitobol.
Do de nos spaulinos.
A coisa tá preta e ainda somos goleados pelo América
Q dureza cara…
Falta armação, alguem fazer uma jogada individual e abrir espaço, começou agora mas falta desde 2021
A “armação” é o chuveirinho.
Ele não sabe armar um time, não sabe criar/treinar jogadas coletivas, não sabe nem que havia dois laterais direitos no banco.
O cara leva o Igor Vinícius e o Orejuela e deixa o Gabriel Neves fora.
O problema desde 2020 sempre foi o meio campo, não temos meia de criação nem na base, contra time que permitir o meio jogar vamos ganhar e se a marcação forçar um pouco vamos perder. Meio campo burocrático só bolantes.
Os caras jogaram num 4-5-1 pura retranca, o que faltou foi velocidade algo que em início de temporada é complicado, as peppas fizeram jogo bem semelhante e nem por isso estão massacrando o time mas geral aqui ama só criticar, desistam do São Paulo mudem de time por favor, chega de tanto hater.
Falar que falta armação de jogo e uma jogada individual é ser Hater? tem que desistir? ou só é São Paulino quem acha que tudo esta ótimo?
Acho que o problema não é a galera ser hater, mas vc que é muito lover.
o problema da decada sao os outros times, que insistem em nos derrotar!
A única avaliação que da pra fazer é a porcaria de treinador que o Ceni é.
Calma galera, é natural o time sentir 1 mês de pré temporada com m1tocen1.
Conforme a temporada vai rolando e com menos tempo pra treinar, fica mais difícil pro m1to estragar o time!
Sem falar que faltou o Alisson quase, segundo o egocênico
Só quero que o Rogério caia quando toda a torcida tiver esgotado a paciência com ele , por que , se ficar essa divisão de opiniões toda vez que trocar a diretoria , tiver uma crise ou o sucessor passar por uma instabilidade os mitoceniticos vão resgatar a sombra desse treineiro
Mesmo se esgotarem, sempre haverá alguma mitete pedindo ele.
O problema não é ele ter fã clube (o Xandão tinha, o Lucão ainda tem), o problema é a direção ser do fã clube dele.
Rogério já era pra ter caído depois daquela perfomance inadmissível na final da Sula. Está fazendo hora extra. Agora não tem mais nenhuma desculpa.
Destaque positivo do jogo , a torcida
Destaque negativo do jogo , um amontoado em campo
Lamentável o time sem nenhum pradao de jogo…meu Deus até qdo acreditar nesse cara…e primeiro jogo ok…mais são quase 2 anos e acreditando num cara q não tem a mínima condição de ser alguem….Prova disso o fortaleza na mão de outro técnico , Meu Deus largem a mão desse chorão , chato e franco q jamais será técnico ….olha jamais…..
Não assisti o jogo pois estava chegando de viagem, mais se esse vídeo com melhores momentos foi do jogo de hoje, alguns comentários que vi é birra. Jogadores claramente fora de forma e mesmo assim o Ituano não jogou bola.
https://youtu.be/RtLunSYQYsY
Tudo é terra arrasada pra alguns aqui enquanto o RC estiver. E não o jogo não foi de todo ruim, sobretudo no primeiro tempo onde o SP teve chances claras de gol. Infelizmente ainda estão pecando nas finalizações. O que achei ruim do Rogério hoje foi a demora pra mudar no segundo tempo. Pra mim pior jogador de longe foi o Luciano e o melhor foi o Rato!!!. Vamos para a próxima com fé que a vitória vem!!!
Fora de forma? Mas não falaram aqui que os jogadores tavam tudo “mostrando tanquinho”…?
Esses aí o Ceni não quer por em campo
Torcendo para a diretoria contrata o David o lateral esquerda e ponta direita
Curioso para ver qual será a desculpa
Os tecladores do apocalipse chegam rápido, sempre..
Quem lê o blog acha que nossos rivais estrearam todos contra times muito mais capazes, jogaram incrivelmente bem e golearam.
Além disso, em nosso jogo nos sofremos bastante contra o nosso adversário e não criamos nenhuma chance. Muito menos era o primeiro jogo do ano!
Realmente, estamos acabamos, fecha a porta do clube!
Tudo é ruim, nada presta… Seguimos!!!
Que reforce mesmo pro Brasileiro, pois com esse elenco é briga pra somar 46 pontos e se manter na série A ,que será pauleira esse ano com a volta do Grêmio, e os times que viraram SAF .
Infelizmente as chances mais claras foram com Pedrinho que, por sua vez, sentiu o jogo; claramente nervoso.
Gostei de Ferraresi e Wellington Rato, apenas.
Nosso meio cria pouco. Não busca as jogadas pelo meio, triangulações, enfim.
Nestor e Pablo precisam melhorar nesse quesito.
Raramente tentam uma jogada curta (para frente).
Sinto muita falta de um volante com potencial de um drible, de fazer uma jogada buscando um pivô, uma tabela 1-2, enfim.
Pior é que fosse qualquer dupla de volantes dos que temos (Luan, Mendez, Neves ou até o próprio Galoppo, a característica não seria alterada).
Depois que Marcos Paulo entrou em campo fiquei com a impressão de que deveria ter entrado antes.
Luciano faz seus gols, mas nesse sistema precisamos de alguém que consiga fazer a meia – que tenha visão para isso – e que consiga ter chegada como 2o atacante.
Luciano não tem essa dinâmica.
Testaria Rodriguinho com esses pontas pra ver o que dá.
Na minha opinião, um movimento Nico jogador jogou uma bola redondinha – o Nestor. De resto, voluntarismo e time ainda não armado.
Tricolor na copinha, jogo duro.
Boa noite, amigos!
Calma aí, galera. Primeiro jogo da temporada e já tem gente achando que tá tudo perdido… Calma!
O time elenco que todos dizem ser o melhor do país também ficou no 0x0, o outro que dizem ser melhor que o nosso PERDEU kk. Somente o Santos dos 4 grandes de SP venceu. Início de temporada é assim mesmo, todo ano da mesma e todos nós já estamos cansados de saber. Não há motivo pra caos
Além de ser somente o primeiro jogo da temporada, tem o fato do elenco ter passado por uma baita reformulação e o fato de estar trocando a forma de jogar
Sigo acreditando que teremos dias melhores em 2023
Obs: gostei muito do W.Rato, cairá como uma luva no elenco
Dando tchau na copinha tb
Timinho fraco esse da Copinha, Belleti aprendiz do Narigola.
Mesmo futebolzinho burocrático sem objetivo do profissional
Tricolorzinho marcando com os olhos tb. Vulgo profissional.
Esse 26 ai é horrivel.
Os chassi de grilo de Cotia estão sendo dominados pelo time do América-MG, incrível a preparação física dos caras, nem parece um time de Copinha.
Realmente tem muita incompetência dentro do SPFC
Levaram virada em pouco menos de 10 minutos… A base deve tá bem sintonizada com o jégue do profissional.
Rojegue Ceni fazendo eu desistir de assistir futebol
Eu queria saber quem faz parte de olheiro do São Paulo, não pode uma base demorar tanto para achar um jogador bom de bola, não digo nem um craque, e também passar esse tempo todo e não formar um meia de criatividade, só forma volante e zagueiro.