‘Para o azar deles, o técnico deles foi goleiro.’ Foi assim, de maneira sucinta, que o técnico Rogério Ceni avaliou a disputa pela posição de goleiro titular do São Paulo para 2023.
Depois de ver Jandrei se estabilizar no decorrer do primeiro semestre do ano passado, o clube atravessou momentos de dúvidas com sua contusão que só foram solucionadas com a chegada de Felipe Alves, que assumiu as rédeas na reta final da temporada.
Agora, para acirrar ainda mais o setor, o clube contratou Rafael junto ao Atlético-MG. Quem joga Ceni?
– Eu acho que o momento se de experimentar é agora, esse é o momento. Não tenho certeza ainda (quem será o titular absoluto), vou decidindo nos treinos. Mas nós podemos experimentar um, dois ou até três goleiros neste início de temporada.
Uma solução na cabeça do treinador é ter um titular em cada competição a ser disputada pelo Tricolor no ano.
– Nenhum deles merece ser terceiro goleiro. Os três têm capacidade para brigar pela primeira posição. Eu passei isso para eles, vamos ter que trabalhar isso, gerir bem essa questão, são três atletas de bom nível. Estou pensando em uma solução. Talvez cada um titular em uma competição. Não sei, vamos pensar.
As indicativas apontam que Rafael, com quem Ceni trabalhou no Cruzeiro e tem a carreira maos vitoriosa das três opções, deva começar o ano nas metas são-paulinas.
Mas apesar da escolha, Ceni trata logo de encorpar o seu pragmatismo habitual e tratou de esconder a predileção pelo pupilo dos tempos de Toca da Raposa.
– Na minha opinião, poderíamos ter um goleiro, mas temos outras posições que mereciam mais atenção para a contratação de jogadores. A diretoria viu o contrário.
Sobre Rafael, em específico, Ceni, com todo o gabarito que a idolatria por ter atuado na posição lhe dá, faz uma análise sincera.
– Rafael vai ter que melhorar o jogo com os pés. Estamos trabalhando nisso – cornetou o comandante são-paulino.
Lance!

Pra quem só contratou reservas até agora acho que realmente não tem titular garantido. Espera-se que o Rafael seja o dono da posição.
Mas o próprio Ceni falou que o Rafael tem deficiências no jogo com os pés e precisa trabalhar isso.
Como o estilo de jogo do Ceni depende de goleiro jogando com o pé isso pode significar que algum dos outros comece como titular. Felipe Alves por ex. e bom com os pés e terminou muito bem a última temporada, fechando o gol em vários jogos. Vai saber o que rola na cabeça dele.
O estilo do Ceni como treinador é mostrar pra todo mundo as deficiências dos próprios jogadores que ele comanda, desconstruir a carreira deles e moldar de acordo com o que ele acha certo. É assim que força um goleiro a fazer besteira jogando com os pés, muda a posição de jogadores pra não aproveitar o que eles tem de melhor, etc. Mas tá tudo certo pq ele é o m1to que faz um favor treinando o SP por amor.
RC não termina o campeonato paulista….jogadores não são idiotas e depois da coletiva de ontem, já sabem o que tem que fazer….
Quer Deus abençoe suas palavras. A única coisa que vc errou foi o nome do entregador de coletes.. o nome é rojégue.
Que possamos iniciar o br 23 com um técnico.
Cuidado, hein, FabioM. Vão reter os seus comentários sem razão, igual estão fazendo com os meus. Não pode mostrar insatisfação demais.
Precisa achar que está tudo lindo e maravilhoso.
Ah, voltaram liberar. Ainda existe esperança, ahahah. Obrigado a quem liberou!
Primeiro – hoje o goleiro tem que saber jogar com os pés, e realidade, na copinha se exigiu em quase todas as equipes, desconhecidas ou não o conhecimento de se jogar com os pés. Cabe aos preparadores de goleiro desenvolverem metodologias pra aprimorar esse quesito nos seus atletas
Contratações – no são Paulo só uma.pessoa tem liberdade de contratar jogadores sem prestar contas a ninguém , o presidente
E só ver as notícias, contratou Miranda antes de ser empossado, contratou Eder por indicação do.miranda, contratou Ferrarezi e BUstos- por amizade com o CEO do city sem avisar o técnico, contratou o volante ewuatoriano por indicação do arboleda. E outros que a gente nem sabe
Primeiro, o goleiro tem que saber os fundamentos para a posição e fechar o gol se possível.
Se for pensar assim, nem precisa de goleiro então, faz igual o futsal, coloca um jogador de linha no gol quando for conveniente.
Você está bem de argumento …. Um goleiro com 20 anos de profissão deve saber o básico da função . Só que hoje se exige mais do goleiro , ele não pode se limitar a agarrar . Tem que participar do jogo construído junto a sua equipe
Tem goleiro que não tem o básico da função e vc quer que ele saiba jogar bem com os pés?
O Cássio dos gambás é horrível com os pés mas garantiu muito mais resultados com sua defesas que os nossos goleiros que dizem que sabem jogar bem com os pés ou estou errado?
Os maiores goleiros do mundo nem são reconhecidamente bons com os pés. Só aqui que ficam nessa daí de jogar com os pés.
Eu tinha elogiado bastante o Ceni pelas contratações nesta intertemporada, mas pelo jeito é a direção mesmo.
Mas no SPFC siempre foi assim.
E acho que tem que ser mesmo, mas nos últimos meses se criou a fábula que o Ceni coordenava e decidia tudo.
Eu também não entendi essa contratação do Rafael pra mim é um goleiro mediano que não chega como solução , Corinthians, Palmeiras e Santos tem goleiros melhores que do São Paulo.
Só não espero que todos mereçam ser 2°
Na torcida por Rafael ser um monstro adormecido.
VSP!
Assistam a entrevista do presidente para o André Hernan no SPFC Play e vejam a diferença de postura entre um gestor de verdade para um “mimadinho” que só sabe reclamar e antecipar as desculpas para os futuros fracassos….Depois uma galera fica irada que os jogadores fazem a “cama” para técnicos…Já tô pegando ranço do RC….
Penso da mesma forma.
Pelo visto não teremos nenhum goleiro se firmando no nosso gol, vai depender da sorte e saber jogar com os pés.
O sistema defensivo funcionando, o goleiro só terá que fazer o básico.
Eu já acho que nenhum merece ser 1° goleiro. Sobre o Rafael ainda paira uma dúvida, mas não deve ser muito melhor que os outros.
A grande pergunta é: por que um clube quebrado, carente em vários setores, paga pela contratação de um goleiro de 33 anos que chega p/ disputar posição?
Eu acho que o Rafael vai jogar. Mas os 3 têm um nível parecido na minha opinião. Vamos ver se o Rafael surpreende.
Se um dos três entregar um bom desempenho, já estaremos bem. A disputa vai fazer bem a eles.
Não importa quem seja o goleiro, zagueiro meia, lateral ou atacante.. enquanto não tiver técnico nada vai mudar.. infelizmente enquanto tiver um rojégue na beira do campo, a tendência é só dor e sofrimento.
Mico Ceni não é técnico, é um palhaço!
Na minha opinião, fazia sentido a contratação do Rafael, já que o Jandrei tinha uma tendência a ser vendido, até por conta do seu suposto envolvimento no entrevero entre o Patrick e o Ceni, com o Jandrei tomando mais partido do lado do Patrick.
Assim, teriam dois goleiros já “formados” e um “em formação” (Young).
Claro que o Ceni não vai falar mal de nenhum jogador (pelo menos não abertamente ou externamente), ainda mais no começo da temporada, mas internamente não me surpreenderia se o clube estiver bastante aberto a propostas pelo Jandrei, para dizer o mínimo.
Nem o Jandrei nem o Felipe Alves são maus goleiros (muito pelo contrário), mas, a julgar pela temporada passada, não me parecem ter o preparo mental característico de goleiros decisivos e campeões. Quem sabe o Rafael venha a somar nesse quesito, e, principalmente, tomara que o Young possa se revelar o maior goleiro do São Paulo pós-Ceni.
Rafael é bom goleiro (eu disse BOM). Ceni é um técnico muito ruim.