SÃO PAULO-Recebi mensagem da Assessoria do clube:"empréstimos são de custeio.O SPFC já tinha 120 milhões aprovados desde o início do ano,com esses 18, agora chega a metade desse custeio no ano. E neste ano, pelo primeira vez desde 2017,o Clube deve ter uma redução na dívida" https://t.co/3HR5E0IbEc
— Wanderley Nogueira (@Wanderley) November 25, 2022

Envie para um são paulino:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
Quando vai ser Passado o valor Real da Dívida quando o Presidente assumiu o Clube , e o Valor real da Dívida atualmente
Número oficial de fechamento da divida no ano provavelmente só em meados do ano que vem, depois que fecharem a contabilidade, montarem o balanço e o mesmo for aprovado por auditoria e conselho.
Eu concordo com o comentário do Zanca acima,me faz pensar desta forma:Para que procurar pensar que pode melhorar,se pode pensar que pode piorar?Eu devo e faço um empréstimo para pagar juros baixos,para pagar e por em dia algumas pendências mais sérias.Pago e ainda pago parcelas da dívida,fazendo um novo empréstimo com juros baixos.Parece loucura…Mais se se souber administrar, este paga parcelas e empresto a baixo com juros. É um risco para quem na souber administrar este empréstimo.
Saber ler balanço? O de 2021 está no site.
Redução nas dívidas é uma coisa, pode englobar vários tipo de dívidas, redução nos empréstimos bancários é outra. Esse é cruel. Não acredito que o clube tenha conseguido amortizar esse tipo de dívida ao ponto de diminui-la. Espero estar enganado.
Vamos esperar sempre pelo pior. Vc tem razão.
Zanca, o meu raciocínio é simples, só nesse ano pegamos, sei lá, aprox 65 milhões em empréstimos bancarios. Para termos uma amortização nesse tipo de empréstimos deveríamos ter pago aos bancos mais do que isso. Será tivemos fluxo de caixa para isso, sendo que nem salários conseguimos deixar em dia? Não me parece factível.
Apenas um comentário (de alguém que é bem crítico dessa diretoria).
É possível ficar mais saudável financeiramente contraindo mais empréstimos bancários.
Ainda que faça sentido a separação de dívida entre dívida bancária / outras dívidas, precisamos considerar que mesmo as dívidas bancárias tem perfil muito diferentes.
Já trabalhei com isso. Vou dar um exemplo da vida real:
– Digamos que você deva 100 mil reais no cartão de crédito (com juros de digamos 300% ao ano). Você pagaria ao ano 300 mil reais só de juros por ano.
– Você pega um empréstimo pessoal de 120 mil (com juros de digamos 50% ao ano). Você quita o cartão de crédito. Tem uma dívida maior, mas paga agora apenas 60 mil de juros ao ano.
Isso porque nem entrei no ponto de alongamento de dívida (diluir o valor em mais meses). Isso por si só não diminui dívida, mas te da folego para quitar elas com o fluxo normal de caixa (e evita a famosa bola de neve de juros).
Nesse quesito, o trabalho parece ser bom.
Pior que o inominável eu sei que não tá!!!!
Ahh se o Sp tivesse dinheiro!! No time do Equador tem vários q seriam solução heimm! Mendes; Preciado, etc.
Do outro post:
Eu nao vou mais falar do ceni. Td mundo sabe q eu nao suporto ele. Mas ele fica eh o q eh.
Olha sinceramente eu vejo a qualidade mental do elenco subindo. Essas saidas foram otimas principalmente do jogador mais paneleiro q ja vi, o tal do king.
Estou, claro, ansioso pra ver quem chega.
Pra mim o erro ate o momento na questao de elenco eh a renovacao do rafinha. Horrivel.
Outro q quero ver fora, pq o ceni ama, eh o Leo. Mto ruim.
Se vier o goleiro e algumas pecas chaves (pontas) pode ficar interessante.
Esse elenco q temos em forma, sem contusoes e focado tem potential. Gosto de ver q os jovens estao subindo.
E talvez depois de mais de um ano eles consigam entender o q o entregador de colete quer. Kkk
“DEVE ter uma redução” alguém confia nessa diretoria?
Pq não publicam o balanço de forma trimestral por exemplo? O Casares não é transparente?
Eu não conheço ninguém que consegue diminuir dívidas fazendo dívidas em forma de empréstimos, alguém me ensina esse truque.
Simples, basta fazer um empréstimo com menor juros e pagar o empréstimo de juros maior. Ainda mais se vc conseguir um empréstimo com um prazo maior.
Mas o clube apenas troca uma dívida de curto prazo por outra de longo prazo, dá na mesma colega.
De onde eu vim se a pessoa ou o clube não diminuir suas despesas e aumentar receitas, nada disso que o clube está fazendo vai resolver, pq no final vc enxuga gelo mantendo velhos hábitos.
Não da na mesma.
Considere que João ganha 5 mil reais por mês para pagar empréstimos.
Ele tem uma dívida de 120 mil reais, com 50% de juros ao ano. Ou seja 60 mil de juro por ano – 5 mil por mês.
João jamais vai conseguir pagar essa dívida, porque todo mês ele consegue apenas zerar os juros.
Se João contrair um novo empréstimo de 120 mil reais, com 25% de juros ano ano (paga a antiga). Ele passa a ter que pagar 2,5 mil reais por mês para quitar o juros e ainda sobra dinheiro para quitar o montante principal e assim ficar sem dívidas em breve.
Voilá.
O alongamento funciona da exata mesma forma.
Mesmo que eu deva mais no montante principal, ao fazer a parcela caber no meu bolso eu consigo ter dinheiro para abater a dívida ao invés de conseguir pagar apenas os juros.
Me desculpe amigo, diminuir crescimento de dívida não é diminuir dívida, apesar de diminuir o aumento, ela continua aumentando, menos, mas aumentando. O Heron tem razão, a dívida só diminui se a diferença entre receitas e despesas for maior que os juros da dívida para no ano!
Eu temo ter que te falar que já trabalhei com isso.
Mas se não acredita, c’est la vie.
Existem áreas inteiras de bancos dedicadas exatamente a esse tema (reestruturação de dívidas).
Aliás, existem empresa cuja finalidade é apenas isso.
Sugiro estudar o tema!
Fosse tão simples quanto um jogo de somar e subtrair não precisaria nem de diploma.
Abrs
Sou ignorante de economia e finanças mas o básico eu sei sobre juros e rolagem de dívida, e a primeira coisa que aprendi é que economia não é uma conta aritmética de resultado zero, a segunda é que dinheiro foi feito pra circular
As pessoas acreditam que os bilhardários tem aqueles bilhões em uma conta no banco ou num cofre em casa, que dívida maior que zero = falência, que solvência se traduz em dinheiro em caixa… balanço financeiro não é igual conta de saco de pão de pessoa física resumida a dinheiro na mão – conta pra pagar = troco
Fosse tão simples assim a fórmula… todos os países do mundo decretariam falência, até as potências capitalistas e comunistas, acredito
pois é justamente isto, assim aprendi na Engenharia da unicamp: pagar menos juros nao diminui divida, apenas reduz o grau de crescimento! isto é basico, para quem sabe matematica! se a diferenca entre receita e despesa nao for maior que o serviço da divida, ela aumenta! Se os nossos gestores nao sabem isto, eles nao servem como gestores!
Se eu estiver errado me espliquem por favor falam em redução de divida porem muitas dividas estao sendo alongadas entao esta reduzindo o valor a se pagar anualmente porem a longo prazo a divida continua a mesma e com esses emprestimos e faltas de titulos a divida ao meuver so tende a aumentar ou estou errado?
O raciocínio tá certo, mas considere que se faz um empréstimo com juros menor aí mesmo extendendo o prazo o montante final tende a ser menor do que o empréstimo anterior, pq leva-se em conta que esse primeiro empréstimo já estivesse sendo pago no decorrer do ano. Não sei se conseguir ser claro.
Sem nenhuma ironia, TORÇO MUITO que seja verdade
Vou ler o balanço no fim do ano.
Mas analisando todas as notícias (que só saem só SPFC… diga-se de passagem) o problema do clube parece ser fluxo de caixa.
Para resolver isto, vc precisa tomar empréstimos para garantir o fluxo e com pagamento no longo prazo.
A mudança do perfil da dívida é importante para o clube ter fôlego pra segurar o momento atual. No balanço do ano passado já se via um alongamento, dívidas de curto passando [20 e 21] para pagamentos ao longo de 2023… 24 e 25.
O problema é que vc compromete o futuro do clube se o mesmo não obtiver bons resultados financeiros nos anos correntes.
Me parece que o ano de 22 será positivo sob a ótica de receitas, teremos melhores valores em vendas, receitas de MKT e bilheteria. No contexto de premiação, deve ser um pouco acima tb.
O clube só deve tomar cuidado para não voltar ao passo contrário em 23, pois tinha um valor substancial vencendo neste ano. Com isso, o investimento no futebol deve minguar e o clube precisa pensar em aumento de receitas de forma mais ofensiva, através de investidores, melhoras na relação com torcedor (o SPFC peça neste quesito) ou até mesmo a LIBRA.
Se o time, com o elenco que tem, engatar um bom futebol e garantir as metas esportivas que nós torcedores esperamos. Pode ser que tenhamos um próximo triênio ajustado.
Mas vai ser difícil sem investimento externo forte ou sem umas duas vendas fora da curva no próximo ano (não consigo ver tanto talento no grupo atual para vendas na casa de 100 melhores de reais).
Obrigado, Bruno. Consegue escrever um texto e me enviar por email? alexandre.mutarelli@gmail.com
Seria legal uma abordagem sem ser minha.
Boa noote Zanquetta!. Obrigado pelo convite.
Entrarei em contato.
Exato, Bruno.
E tem que tomar muuuuuuito cuidado na montagem do elenco / salários por fatores já conhecidos, mas tem sempre uma chance dessa maldita pandemia voltar a nos colocar sob confinamento.
China vem construindo Centenas de Campos de Quarentena.
Sabe lá se é pra isso mesmo, mas estão fazendo.
SPFC tem que fazer as contas sempre por baixo em relação a público e colocações em campeonatos.
“e o clube precisa pensar em aumento de receitas de forma mais ofensiva, através de investidores, melhoras na relação com torcedor (o SPFC peça neste quesito) ou até mesmo a LIBRA”
É o que eu respondi no comentário acima para o Leonardo, não adianta resolver as dívidas de curto prazo pegando empréstimos, se o clube mantém velhos hábitos e não gera novas receitas e corta custos, só irá trocar uma dívida por outra.
Excelente, concordo plenamente contigo
Se conseguirem o milagre de remanejar todas as dívidas e se o clube não tiver nenhuma surpresinha com algum processo antigo só o fato de estancarem a dívida em 2022 já é pra comemorar. Se pagar em dia e sem atrasos em 2023, muda de patamar. Daí pra frente é só administrar e não fazer cagada que a situação vai melhorar, contando sempre com o trabalho menos porco do treinador pra revelar algum jogador em um time que não seja uma bagunça. Agora “despencar” dívida só se uns dois Antonys aparecerem até ano que vem.
Falar desses empréstimos é complicado, empresas e clubes geralmente tem dívidas altas. O problema é o percentual que isso representa nas entradas.
Logo vc tem que diminuir gastos mensais fixos, renegociar dívidas e aumentar arrecadação.
As vezes vc é obrigado para negociar e alongar uma dívida a pegar um empréstimo, faz parte do jogo.
Acho que o clube vem com dois movimentos que me agradam nesse fim de ano, diminuição da folha de pagamento e ao longo do ano teve um crescimento de arrecadação.
Logo creio q a informação é verídica, o que me espantaria era alguém falar que ia fechar o ano sem dívidas ou que estava negociando pra em 2023 quitar as dívidas do clube como mágica.
Aí seria fake mesmo.
Vamos espera Ro balanço e analisar, torcer para ter essa queda mesmo.
Balela ! Spfc dentro de 5 anos estará quase uma portuguesa!
Está a caminho faz 12 anos. Uma hora chega.