Um dos maiores craques da década de 80 e maior ídolo no Corinthians, o meio-campo Sócrates (1954-2011) disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, em 1982 e 1986. Seu irmão Raí, ídolo no PSG e no São Paulo, e também meio-campo, participou do Mundial em 1994. Sócrates e Raí, de Ribeirão Preto, são os únicos irmãos brasileiros a disputar uma Copa do Mundo.

Raí vestia a camisa 10 na Seleção em 1994 e, sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira, o Brasil foi tetracampeão mundial. No início da competição, o craque usou a faixa de capitão e marcou 1 gol no jogo contra a Rússia. Ao todo, o atleta disputou 5 jogos, ganhando 4 e empatando um.

Sócrates fez parte das duas seleções dirigidas por Telê Santana. Craque e ídolo de toda uma geração, vestindo a camisa 8, defendeu o Brasil em dois Mundiais.

Em 1982, marcou 2 gols, contra a União Soviética e Itália, brilhando em campo. Foi peça-chave na Seleção Brasileira deste ano, como capitão do time e encantando o mundo com seu talento.

Em 1986, agora fora do auge, Doutor marcou 2 gols, contra a Espanha e Polônia e perdeu um pênalti na eliminação para a França. O craque, ao todo, disputou 10 jogos, ganhando 8, empatando um e perdendo um.

Raí, hoje é empresário, executivo de futebol e empreendedor social, aos 57 anos de idade.

Sócrates nasceu em 54 e faleceu em 2011, aos 57 anos de idade. Aposentado das quatro linhas, tornou-se escritor e manteve sua atuação política.

Seu desejo era “morrer num domingo, num dia em que o Corinthians ganhe um título”, e assim foi. No dia 4 de dezembro, quando o Corinthians, em um empate sem gols contra o Palmeiras, confirmou a conquista do título brasileiro de 2011, um dos atletas mais importantes da história do SCCP, partiu.

Irmãos na história da Copa

Na história das Copas, 3 irmãos disputaram a Copa por Honduras foram Jhony Palacios, Jerry Palacios e Wilson Palacios, em 2010. Jerry e Wilson ainda jogaram juntos em 2014. Jhony foi o único que não jogou nenhuma partida.

Pela seleção de Ghana, outros 3 irmãos estiveram na Copa. Ibrahim Ayew esteve em 2010, André Ayew em 2010 e 2014 e Jordan Ayew em 2014. Dos 3, apenas Ibrahim não jogou.

Torcedores.com