Depois da saída de Colorado, Miranda, Eder, Reinaldo e Marcos Guilherme, o São Paulo anunciou a renovação de Gabriel Neves e está perto de anunciar a renovação do lateral Rafinha para 2023.
Com um contrato com termos novos, valores novos e ciente que foi um pedido de Ceni para ajudar no grupo e pela sua polivalência, sua manutenção deve ser confirmada se nada mudar.
O jogador vem sendo mais utilizado como 3o zagueiro pela direita ao invés de um jogador de linha de 4. Com 37 anos, ajuda em assistências mas está longe de poder fazer linha de fundo e correr contra pontas em jogadas de velocidade e linha alta como gosta Ceni.
saopaulo.blog

Zanca, o que você achou?
Levando em conta os novos valores, você acha que vale a pena o investimento?
Tem algum valor atrelado a produtividade?
Eu acho que ele ser usado como 3o zagueiro é estúpido.
Como ala, gosto.
Valores, ok para um jogador como ele.
Ele conseguiu ser reserva do Igor Vinícius durante boa parte da temporada. Depois Ceni inventou essa de zagueiro e só aí voltou a ser titular, sendo preterido até por Reinaldo de pé trocado na ala. Fora que na ala ele também tira espaço do Moreira, portanto não vejo sentido algum de renovar com jogador experiente para jogar Sulamericana.
Ele não tem mas condição física para jogar de lateral ou ala, támbem não tem altura para jogar de zagueiro, eu não entendo o Rogério, ele despensa o Miranda e mantém o rafinha.
Acho totalmente desnecessaria a renovação. Vai ficar improvisando Rafinha na zaga pq ele tem saida de bola, mas não tem bola aérea nem mais velocidade para acompanhar o contra ataque adversário.
Se ele ainda pudesse jogar na lateral, o que o Rogerio praticamente descartou, poderia ser válido para ao menos ficar na reserva.
Aliás, bizarro o esquema do Rojegue onde quem arma o time não são os meias, são os zagueiros. Daqui a pouco ele dá a 10 pro Rafinha na zaga. Já começa tudo torto.
Mandar embora e trazer Messias deve ser até mais barato, além de mais útil.
Eu tb gosto do Messias, mas dentro do conceito de jogo do Rojegue, será que o Messias encaixa? Ele quer que zagueiro seja pifador! Para mim, não tem como um troço desses dar certo.
Para mim, tem zagueiro no nosso elenco que só usa as pernas para andar e um ou outro para subir a escada. Aliás, não só os nossos, vários zagueiros no país não têm qualidade para dar um passe de 5 metros, quanto mais dar passe para deixar atacante na cara do gol.
2023 nem começou e já comecei a contar os erros:
1º erro da diretoria: Manter Ceni
2º erro da diretoria: renovar com Rafinha
Se for por um valor OK, não acho errado renovar com o Rafinha.
Problema é o Ceni querer escalar ele improvisado na zaga, e não como lateral direito.
Numa formação com 2 zagueiros, ele na lateral direita vai ajudar bem.
Ajudaria muito como ala direito, com um Luan em forma para cobrir.
O que cria insatisfação é a pardalzice de usar como zagueiro ou nessa função maluca que só dá certo na cabeça dele.
O primeiro erro foi cometido em 2022, quando renovaram o contrato do jegue. Se for pensar que ao demitir o Crespo, deveriam ter trazido um técnico igual ou melhor, o erro é lá de 2021.
No final do ano essa sua lista ai vai ter o blog interditado…. kkk nao vai caber na pagina.
Eu não manteria o Rafinha mas ele é um jogador que pode entregar algo em 2023, então nada a lamentar.
Balanço do SPFC:
Liberou 5 jogadores que não eram titulares absolutos, não dá pra saber quanto economiza, mas vamos estimar aqui no máximo 2 milhões de reais.
Renovou com pseudo zagueiro de 37 anos que foi somente ok (sendo muito gente boa) neste ano. Mas que dá suas gritarias no vestiário (o preparador fisico faz a mesma coisa).
Renovou com o Neves.
Considerando o perrengue que passou em 2022, que mesmo com receitas melhores que a orçada de Premiação, Bilheteria, MKT e TV (?) teve problemas de fluxo de caixa.
A totalidade destes possiveis 2 milhões não podem ser direcionados para reforços. Precisaria buscar troca e talvez 02 grandes jogadores com salários de 500k.
ELENCO ATUAL
Goleiro: Felipe Alves, Jandrei e Thiago Couto (precisa se livrar de 01 e contratar melhor)
Laterais: Moreira, Igor Vinicius, Orjuela (Vaza), Anilson, Wellington e Patrick (precisa de 01 LE)
Zagueiros: Ferraresi, Diego, Arboleda, Walce, Léo, Beraldo e Rafinha (se vender o Léo, vale um reforço. Se não vender, vamos passar muita raiva nas datas fifa)
Volantes: Luan, Pablo Maia, Gabriel Neves – Gabriel Falcao (?) e Leo Silva (?) – (Seria bom um nome acima da média atual?)
Meias: Gallopo, Nestor, Igor Gomes (março), Liziero, Talles Costa, Patrick, Allison, Rodriguinho e Andre Anderson (Vaza) (O que fazer? Ta osso acreditar nestes caras)
Atacantes: Calleri, Bustos, Luciano, Nikão, Juan e Caiobinha (Atacante Top e com características diferentes. Sonho!)
Enfim, o elenco é péssimo? Não… é elenco que se bem treinado belisca um G4.
Mas a gente quer titulo.
E pra isso falta GOL, LE, MEIA decisivo e ATA de características diferentes da atual.
Vejo metade dos meias que você colocou, na verdade volantes (Galloppo, Nestor, Talles e Liziero). Dado isso não contrataria volantes e sim investiria em meias de ligação.
Vejo esse o maior erro do planejamento de 2023.
Para mim:
1 goleiro nível titular
1 zagueiro jovem/potencial
1 meia nível titular
1 ponta nível titular
1 atacante jovem/potencial
Não vejo necessidade de mais que isso. Talvez mais um ponta para complementar elenco dado que não tem na base.
ufa quase perdemos nosso zagueiro alto! o problema nem é o rafinha, mas quem o escala de zagueiro!
Às vezes eu penso que seria legal se o Dani Alves tivesse encontrado com o Ceni pra gente ver pra quem a diretoria iria abaixar a cabeça. kkk
nesta voce voou alto, Icaro! kkk
Sejamos justos:
Daniel Alves encontrou com Crespo que colocou ele de ala direita e ponto final.
A diretoria não baixo a cabeça para o Daniel Alves nessa. Pelo menos nessa, não.
Não me lembro de ver ele desfilando no meio de campo com Crespo.
Tá lá pra impedir que os outros jogadores se matem. Faz o meio-campo entre as panelas, importante no elenco.
O ultimo paneleiro saiu: Kingnaldo.
Duvido muito, a molecada de Cotia já deu inúmeros sinais que são unidos e não deixam passar qdo acham que estão ameaçados. Talvez eu esteja vendo pêlo em ovo, mas jogadores que chegam pra assumir a posição das joias de cotia não tem vida fácil.
Cansei de ver entrevista do Egoênico pedindo jogador “forte e alto” para a zaga e defesa.
Rafinha é um bode velho e cansado que vai fazer 38 anos em 2023 e já disse que nao aguenta mais jogar de lateral.
Ai o Egocenico pede a renovação para colocar um chassi de frango de 1.70m para jogar de zagueiro???
Alguém pode me explicar? Qual parte eu perdi.
É a mesma lógica de Daniel Alves na seleção brasileira ou seja “Parças”…
Perfeito.
Não resolve o problema da zaga (dado que é baixinho e lento).
Não resolve o problema da LD (dado que não tem mais fôlego para fazer o que precisa).
É barato? É.
Mas qual o sentido? Barato para saber que vai ser um problema quando for usado não ajuda em nada.
Usar alguém da base na LD ou zaga pode não resolver tanto quanto, mas pelo menos custa próximo a zero.
E ainda tem o upside de valorizar para futura venda ou troca.
Aí quando mais para frente falarem que conversa com jogador X não evoluiu por diferença de 1-2 milhões no valor pedido, vc coloca isso na conta e bingo.
Quem tem pouco tem que ser 10x mais inteligente na hora de montar elenco.
Prepara o Anilson que tem altura, é lateral construtor e estava jogando na zaga pelo Náutico.
Ano que vem tem Igor Vinicius (mais estabelecido)
+
Moreira (lesionado 1o semestre)
+
Anilson e Nathan (pós estadual ou desde o inicio)
Mesmo que sejam muito jovens, tem bastante volume, então da para ir alternando na fase ruim de um, entra outro, e assim por diante.
Zero necessidade de Rafinha mesmo, ainda mais jogando Sula apenas. Viajaram na maionese
Esperar o que de quem contratou o Oreruela, Marcos Guilherme, André Anderson, Alisson, o próprio Rafinha, Jandrei e outros, e ainda renovou l com Rogério Ceni?
Exatamente esto.
Zanca o jandrei vai sair?
2023: – Time grande não cai , aqui é sp piiiiiiiiii!
Conforme as últimas entrevista do Rogério, não entendemos o que ele realmente fala, diz que precisa de zagueiro alto e forte, e nas ultimas escalação onde ele poderia ter entrado na zona de libertadores inventa de colocar uma linha de 3 zagueiros com Rafinha pela direita, Ferraresi centralizado e Leo pela esquerda, inventa o Reinaldo na direita e Wellington na esquerda, pq ele não fez o simples, já que o Leo já jogava de zagueiro pela esquerda o ano todo, colocava o Luizão e Ferraresi na zaga, deixava o Rafinha de ala direito e o Reinaldo na esquerda, puxava uma marcação para o meio campo ajudando a cobrir o Rafinha que a torcida sabe que ele não vai conseguir apoiar e defender o jogo todo. Então galera se sofremos em 2022 com essas invenções do Rogério, em 2023 vamos passar por esses perrengues nas escalação.
Eu não vejo outro trio de zaga para jogar em 2023 a não ser Arboleda, Diego Costa e Ferraresi, a não ser que chegue alguém com status de titular melhor que os três, o Rafinha para mim é ala, zagueiro pela direita será a ultima das ultimas opções caso não tenhamos zagueiro disponível.
Não renovaria com o Pequeno Rafael, pois não acho que fez uma grande temporada, e se ele tentou passar alguma experiência para o elenco, ele não escutou, pois fomos humilhados nas finais que disputamos!!!!
A não ser que o time precise de um carregador de Gatorade, aí pode ser!!!!
Eu usaria o Rafinha de segundo volante, na função que jogava o Igor Gomes e como jogou o Lahm em fim de carreira. Tem qualidade no passe e vai ter que marcar e correr menos do que na lateral.