Perguntado em coletiva após os 4×0 sobre o Goiás, Ceni foi enfático sobre a forma como enxerga os nomes para 2023 e os reforços que espera conseguir:
“Vai depender muito do quão assertivo a gente for quando buscarmos jogadores no mercado. Não dá para contratar os jogadores que a gente pede devido à concorrência, que é muito grande, mas teremos que achar peças alternativas para compor um elenco.
Vai ser um ano mais difícil independentemente do que a gente faça, porque sobe o Grêmio, Bahia, Vasco e Cruzeiro, todos praticamente com investimento, times de camisa, tradição. Automaticamente, o Campeonato Brasileiro se torna mais concorrido. Nós devemos ter outras saídas, já tivemos algumas.
Temos aqueles jogadores que vencem contrato, aí é uma decisão de direção, atleta, propostas de outros clubes. Mas, não acredito na saída de tanta gente. No futebol brasileiro é comum mudar bastante, mas não acredito que seja um número tão alto”.
saopaulo.blog

O ano de 2022 termina pro SP muito parecido com 2021 no quesito perspectiva, e o responsável pelo discurso derrotista é o Ceni. Em ambos a sensação que fica pro torcedor é de depressão. Parece que ele sempre destila o pior pra deixar o cenário confortável pra ele pq se for bem é pq ele é o cara e se for ruim, ele já tinha avisado.
2021 o discurso era: vamos cair.
2022 foi bem diferente. Pode criticar, tem muito a criticar, mas sejamos honestos, Fábio…2021 fechou diferente.
,2020 fomos campeões paulistas e 2021?????????a perpesctivas de vamos cair em 2022 foi mais pela incompetência do Casares ter tirado o Crespo e trazido logo em seguida o Mito,o clube parecia estar num caminho legal,fez várias entrevistas com técnicos lembrando estilo nba,mas o presidente remunerado Casares estragou tudo e mostrou a sua verdadeira face que é o estilo de administração do Juvencio….Agora 2023 Ceni já deixa claro que o ano vai ser do mesmo já tirando pressão do seu trabalho e assim caminha a mediocridade….
Agora é certeza que vamos cair! Mudou nada!
para criticar,tem que entender um pouco o cenário do futebol, a diferença(futebol, dinheiro, estrutura) entre os times está menor, no critério contratações estamos levando azar ou incomptencia mesmo, os garotos da base como sempre os são vendidos primeiros, mas fizemos um bom 2.022, fomos vice campeões no paulista, na sul-americana, semi na copa do brasil (perdemos para o melhor time no Brasil) e no brasileirão nono lugar mas veja a diferença de pontos entre os clubes ficamos a um passo do sexto lugar, é muito torcedor gambá criticando como se fosse são paulino
Vou te dizer que sempre fui contra esses profetas do caos que diziam que iríamos cair. Mas em parte era porque eu analisava os concorrentes e via tranquilamente o São Paulo acima de muitos.
Agora sobre as expectativas para 2023 eu estou mais pessimista, achando que faremos uma campanha pior justamente pela força dos adversários. Vejo o São Paulo abaixo de todos os times que estão na Libertadores, inclusive o Fortaleza. E desses 8 times, o único que acho que pode vir a lutar contra o rebaixamento caso avance em Copas é o Fortaleza. Ano que vem teremos muitos times de meio de tabela e um vacilo poderá nos levar para baixo, assim como uma boa sequência poderá nos levar lá pra cima. O São Paulo este ano foi um time de vacilos e isso é o que me causa temores.
O clube precisa ser inteligente, usaria alguns jogadores como moeda de troca, emprestaria os dois goleiros jovens para ganhar minutagem, para um eventual retorno em 2024 e contrataria um ou dois jogadores que chegasse para jogar.
Se a safra da base não for muito boa, o ano tem tudo pra ser tenebroso sim. Os nomes especulados até agora como Wellington Rato nem podem ser chamados de reforços, pq não acrescentam nada ao time tecnicamente.
Se continuar com essa ideia de se reforçar com jogador de 30 anos+, que não tem mais o que evoluir, que nunca teve destaque em lugar nenhum e so rodou por time pequeno, so vai cair ainda mais o nosso patamar.
Se for apostar em jogador desconhecido desse estilo, que sejam destaques ou jovens com potencial para crescer.
A perspectiva para 2023 é tão ruim, mas tão ruim, que de repente, pode até pintar uma zebra e sermos campeões de alguma coisa ou fazermos alguma boa campanha!!!!
Eu sinceramente, torço pra isso, pq racionalmente falando, o time não me dá perspectiva nenhuma para o ano que vem, até pq, em termos de reforços, além dos times da Libertadores, teremos a concorrência das SAFs que voltarão à Série A e que evitarão a todo o custo uma nova degola!!!
Humilhado na final do Paulista, humilhado na semi da cb , na sula passou nos pênaltis por ceará e Atlético goianiense (ambos rebaixados) e final tomou uma surra de futebol de um time cujo a folha salarial é menor que o salario do Éder. Br ficou em nono lugar , atrás de Fortaleza, cap , inter .
Ao oq foi investido, a folha salarial, a camisa , foi uma temporada vergonhosa, mais uma aliás !
A mídia continua nojenta, sempre contra nós, a temporada dos gambá segundo eles foi ótima e a nossa foi péssima, ta bom que foram pra libertadores e g4 do brasileiro, mais fomos finalista do Paulista, só caímos na semi final porque era o Flamengo senão tbm seríamos finalista e chegamos a uma final de sulamericana, o ponto fora da curva foi ficar fora do G8 do Brasileiro, que realmente não da pra acreditar, é lógico que machuca perder duas finais, mais o ano deles só foi melhor pela vaga na liberta, isso com um elenco muito melhor que o nosso na minha opinião!!!
Escutar o Rogério é sempre deprimente
fora casares!
A estratégia me parece diferente para o próximo ano, vamos contratar sem alarde porque o preço está explodindo para um monte de pé de rato por aí. Semana que vem começa a história do Lucas Moura (30 anos), que eu acho até plausível. A única coisa que não pode acontecer é chegar outro Eder, etc… De resto é um ano de apostas como tem que ser com o clube nessa situação. Se contratar 10 durante o ano e 5 terminarem na rotação do time titular sem quebrar o banco é para louvar de pé.
O time base para o ano que vem deve ser o que jogou contra com o Goiás, com a entrada do Arboleda no lugar do Léo, e talvez um meia pela direita no lugar do Igor Gomes.
O elenco esse ano foi curto para o monte de competição que a gente jogou, mas no ano que vem a molecada que subiu esse ano já vai ter manda canja. O problema do brasileirão foi elenco curto. Se tivesse feito 9 pontos a mais (empatamos 15 vezes!) e tivesse ganhado a sula esse clima de velório não aconteceria. Faltou pouco.
O ano do São paulo foi bom. A que pese os resultados que diante da situação poderiam dar titulos.
A diretoria tem que parar de trazer jogadores sem anuência do técnico, isso é amadorismo que foi perpetuado desde de 2005 pelas bravatas de JJ na formação daquele time vitorioso.
O esquema vinha sendo montado desde 2003 e Cuca aperfeiçoou com a indicação dos jogadores com que ele trabalhou. Isso aqui tem que se frisar; o técnico indicou.
Não se pode trazer jogadores comprando por 30 mi que podem facilmente serem substituídos por jogadores da base. Se é pra gastar uma grana é para trazer jogadores lideres técnicos que ajudem a evoluir os jogadores mais novos e tenha ganho técnico.
Falem mal do Miranda, mas ele melhorou e muito o Diego Costa. Vejo o Moreira aprendendo com o Rafinha. O São Paulo precisa de meio campistas e jogadores de lado para serem lideres técnicos e ajudar os jogadores novos.
A diretoria precisa fazer aquilo que é seu trabalho: gerir financeiramente o clube. E isso esse ano eles fizeram mal.