A última rodada do Brasileirão vai pegar fogo para os times que estão na luta pela Libertadores. Afinal, se o campeão Palmeiras já está garantido na fase de grupos, assim como o Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo (campeão continental de 2022 e da Copa do Brasil, há três vagas em jogo. Uma para a fase de Grupos e outra para as fases classificatórias, a Pré-Libertadores. E estão na briga: Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, América-MG, Fortaleza e São Paulo (veja as chances pelas contas da UFMG). Eis os jogos que são decisivos, todos às 16h deste domingo.
Athletico x Botafogo Santos x Fortaleza América-MG x Atlético-GO Corinthians x Atlético-MG Goiás x São Paulo
No momento, esta é a pontuação
6º Athletico-PR – 55 pontos e 15 vitórias: saldo de -3 7º Atlético -MG – 55 pontos e 14 vitórias: saldo e 7 8º Botafogo – 53 pontos e 15 vitórias: saldo de 1 9º América-MG – 52 pontos e 15 vitórias: saldo de zero 10º Fortaleza – 52 pontos e 14 vitórias: saldo de 5 11º São Paulo – 51 pontos e 12 vitórias: saldo de 9
Cenários para a Libertadores
Quatro dependem apenas de seus esforços: Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo e América-MG. Venceu, tá dentro. Os três primeiros podem terminar em sexto, o que significaria vaga direta para a fase de grupos. E o Athletico, embora tenha a vida mais fácil (joga pelo empate em casa), pode, com uma derrota, não ir nem mesmo para a pré. Mas a situação mais complicada é do São Paulo. Tem de vencer e torcer por uma série de combinações para buscar o G8.
Um caso que pode ser muito curioso envolve Botafogo e América-MG. Afinal, dependendo de alguns resultados, eles terminariam na oitava posição e empatados em quase tudo. Assim, a vaga seria garantida no critério de menor número de cartões vermelhos ou amarelos (veja mais detalhes aqui).
ATHLETICO
1 – Vence ou empata com o Botafogo – Classificado para a fase de grupos da Libertadores.
3 – Perde para o Botafogo – Neste caso há duas possibilidades:
a – Vai para a Pré-Libertadores se ocorrer dois destes casos: Atlético-MG perder; América não vencer; Fortaleza não vencer.
Estará fora (mas jogará a Sul-Americana) se ocorrer dois destes casos: Atlético-MG vencer ou empatar; América-MG vencer. Fortaleza vencer.
ATLÉTICO-MG
1 – Vence o Corinthians – Classificado. Vai para a fase de grupos se o Athletico perder ou empatar. Caso o Furacão vença, o Galo vai para a Pré-Libertadores.
2 – Empata – Vai para a Pré.
3 – Perde para o Corinthians – Neste caso tem duas situações:
a – Vai para a Pré-Libertadores se ocorrer dois desses casos: Botafogo perde ou empata; América não vence; Fortaleza não vence.
b – Está fora (mas jogará a Sul-Americana) se ocorrerem dois desses casos: Botafogo vence, Fortaleza vence; América vence.
BOTAFOGO
1 – Vence o Athletico – Estará na Libertadores, com duas possibilidades: a – Na fase de grupos, desde que o Atlético empate ou perca para o Corinthians; b – Na Pré-Libertadores, se o Atlético-MG vencer o Corinthians.
2 – Empata – Vai para a Pré se ocorrerem estas duas combinações: Fortaleza não vença; América não vença.
3 – Perde para o Athlético – Vai para a Pré-Libertadores se ocorrerem estas três combinações: derrota de América (ou empate desde que seja 0 a 0 ou 1 a 1; Empate ou derrota do Fortaleza; empate ou derrota do São Paulo. Caso uma dessas combinações ocorra, fica fora do G8. Mas vai jogar a Sul-Americana.
AMÉRICA-MG
1 – Vence o Atlético-GO – Está classificado para a Pré-Libertadores.
2 – Empata – Dependeria de uma derrota do Botafogo por mais de um gol e que o Fortaleza não vença o Santos. Assim, iria para a Pré.
3 – Perde – Estará fora da Libertadores. Mas vai para a Sul-Americana.
FORTALEZA
1 – Vence o Santos – Vai para a Pré-Libertadores caso ocorra duas dessas combinações: Atlético Perder; Botafogo não vencer; América-MG não vencer.
2 – Empata ou perde – Sem chance de G8. Assim, seu destino será a Sul-Americana.
SÃO PAULO
1 – Vence o Goiás – Estará na Pré-Libertadores apenas se Botafogo, Fortaleza e América não vencerem. Se ocorrer um simples empate de um desses três, ficará fora da Libertadores-2023.
2 – Empata ou perde – Seu destino será a Sul-Americana e não a Libertadores.
Jogada10

Seria um crime contra mim acompanhar o SPFC hj torcendo por vaga na libertadores. Aconteceu a mesma coisa no final do último BR quando o SP tinha chances e fracassou com o Ceni, mas era uma época onde ele tinha desculpas que faziam sentido e não as ridículas de hj. Alias, imagina a “entrega” do elenco sabendo que o treinador já botou uns 10 na lista de dispensa, fritou outros e tirou o dele da reta.
Por isso já estou de férias do clube e à espera da copa do mundo. Importante começar a criar um estoque de energia pra aguentar 2023.
Esse foi mais um ano de fracasso do SPFC!
Todavia, penso que em 2023, com esse presidente e seu parceiro – o fracotreineiro, nada de novo a esperar, pois, o razoável é que tudo continuará como está. Mais fracasso no futebol, sem títulos, e dívidas. É o óbvio!
Não seria bem a moeda cair em pé. Seria a moeda levitar contrariando todas as leis da gravidade
Já falava faz umas 5-6 rodadas… esse time não merece a Libertadores. 2023 vai ser mais um ano perdido, muito provavelmente Sula com Ceni de novo ano que vem pra ver se não repete morrer na praia.