Agora que definiu-se que Ceni ficará para 2023, temos que entender nestes quase 60 dias para preparar este “novo” São Paulo, o que se pretende, o que Ceni quer e como gosta de jogar.
É insuportável ouvir que não tem ponta e que não tem velocidade. Tem que ter, tem que montar esse time e dar essas opções, senão é melhor que ele saia. Assim é o melhor de Ceni, suas ideias.
Ontem de madrugada, já há dias sem dormir direito, fiquei pesquisando o sistema tático de Ceni no SPFC de 2017, Fortaleza de 2018, o pouco de Cruzeiro e até mesmo Flamengo.
Ceni é pragmático, repetitivo, ele gosta de times com jogadas mecânicas e treinadas, ele é obcecado por manter e repetir sua forma de atuar.
Tem quem ache balela ou inútil este tipo de post, eu adoro, faz tempo que não escrevia a respeito e para quem só vê superficialmente, é importante abrir os olhos, porque é espelho.
Ceni voltou a falar em velocidade, preparo físico e perfil. Então vamos entender porquê ele pede tanto isso:
DESENHO DE ATAQUE
Sobem as linhas, a defesa fica com uma linha de 3 homens, vemos muito isso, e quando reclamamos de Rafinha, é ele que faz esse 3o homem. Os laterais abrem no extremo da ponta do campo para ter espaços.
O 9, dentro da área, Calleri brigando com zagueiros, volantes infiltrando na linha de marcação, um que volta para buscar, normalmente Maia se revezando com Nestor, Luciano flutuando.
Esses dois meio campistas, flutuam, tem liberdade e dinâmica de criar e buscar jogo. Aos poucos, vai empurrando as linhas até ficarem os 3 no meio e os 5 quase na área adversária gerando pressão para cercar para o gol.
O que ocorre, é que neste modelo, erros são fatais. Um pouco parecido com Diniz, que propõe demais e descuidos, desatenções em times fechados e rápidos, custam caro.
O pivô de Calleri, é fundamental para a ultrapassagem e velocidade no flanco. Hoje, não tem velocidade, o time perde fôlego e o adversário recompõe. Falta explosão e tabelas que explorem como o próprio Del Valle fez com o São Paulo em triangulações simples, porém eficazes. O que resta? Sem opção e o adversário fechado demais, abusa de chuveiro, cruzamento.
Se Calleri prende a bola, o time sobe, ultrapassa, quem faz facão? Luciano flutua bem mas não desempenha assim.
Com laterais fracos no quesito, ainda tivemos os maiores assistentes do campeonato assim pela insistência.
É fundamental ter os caras rápidos, mesmo que eles sejam medianos, mas tenham excelente recomposição e preparo físico. O jogo fica dinâmico, o adversário não tem conforto de evoluir sem ficar à mercê de uma bola como hoje ficamos. O futebol de Calleri cresceria assim.
E com toda franqueza, a exposição defensiva idem, o São Paulo teria mais poder de pressão e ajuste em campo, aproveitando melhor espaços e não cansando no 2o tempo e entregando placares como foi em 2022.
Precisamos dos pontas. Ceni quer jogadores com capacidade de ataque e defesa como Rato. Ah, mas olha o nome do cara…assista ele jogar, é bom jogador, não é o Messi, mas é completo na função que desempenha para o time.
Para quem não enxerga, o craque Leo Miranda, montou essas imagens há alguns anos:





BELEZA, MAS E 2022?
Este ano, por ter um time que não consegue atuar assim, Ceni montou um 3-6-1. E em muitos momentos, um 4-1-4-1.
Pelo perfil dos jogadores, ele gerava uma dobra nos flancos. Rafinha, Igor. Patrick, Reinaldo. Ou Wellington, ou Alisson.
Só que sem velocidade e a dinâmica necessária, não funcionava. Quando o adversário errava, na pressão ou no encaixe de bons passes, tudo saía naturalmente e o São Paulo amassava. Mas o ano foi de dificuldades, não de jogos simples, sempre sofrido.
CONCLUSÃO
Se Ceni fica, chega de insistir no que sabemos que não vai dar certo. Teremos tempo, teremos um ano cheio como foi 2022 se formos bem. Precisamos de jogadores baratos, operários e que façam o que Ceni quer. Se não for assim, é melhor demitir.
saopaulo.blog
Tamo ferrados com a política do bom e barato!
Em defesa, difícil, do Ceni esses jogadores de velocidade pelo lado são pedidos desde começo de 2022. Bom, essa é minha única defesa.
Com relação ao resto, ele pode optar pelo sistema que for pq se continuar posicionando errado os jogadores nosso sistema defensivo será um lixo e time com sistema defensivo lixo não ganha nada grande. É até bizarro ele não perceber isso já que não tem o time do Telê nas mãos e viveu sua maior glória com um pragmático Muricy.
PS: a maior glória foi com o Autuori, mas o sistema era tão eficiente quanto.
Autuoti tinha 02 laterais muito acima da média. Uma zaga segura e 02 volantes que chegaram a seleção. Volantes inclusive que chamam ao SPFC com 25 e 30 anos e vieram de times menores.
Bom e barato, com prospecção de qualidade pode render títulos.
Sei lá, para mim futebol é mais simples do que esse monte de teorias e números. Palmeiras, Inter e até mesmo o Flamengo jogam um futebol relativamente “simples”, mas com organização, determinação e o mínimo de qualidade no elenco. Tudo que não temos aqui.
Agora relembra o que o Diniz fez com o Ceni(tério) quando este estava no Flamengo e o Diniz no São Paulo com um time bem inferior…
Retrancou e jogou no contraataque, igual ao abel nos 2 primeiros anos de palmeiras.
https://www.gazetaesportiva.com/times/sao-paulo/sao-paulo-deixa-de-responder-west-ham-e-luizao-assinara-pre-contrato/
Fiquei na dúvida…quem não aceitou a proposta? O São Paulo ou os ingleses? Dá a entender que fomos nós, mas seria muito absurdo.
Coluna sensacional para quem gosta de futebol. Análise muito boa. Imagens muito elucidativas. Concordo também com a conclusão: ou oferece o material humano para o treinador ou manda embora.
O SPFC tinha este atacante de lado (Caio) mas se machucou.
Esses pontas são os jogadores mais apreciados pelo mercado. Desde Lucas Moura, já vendemos David Neres, Luís Araújo, Antony, Toró, Helinho, Maia. E agora estamos precisando contratar!!!!!!
Aí ele coloca o Igor Gomes, Rafinha de zagueiro e Reinado de lateral direito !
A falta de ponta de velocidade era a desculpa pronta para os fracassos. Isso a gente já sabia desde o início do ano. A verdade é que vimos a incapacidade do técnico de fazer o time jogar bem sem isso. Diniz, apesar de também possuir graves defeitos, fazia o time jogar melhor sem essa mesma velocidade. O pior de tudo é o Ceni dizer que não precisa de meia pifador e a gente vê-lo improvisando o volante R.Nestor nesta posição o ano inteiro.
Os pontas velozes não vão fazer o time parar de ser ridículo pelo alto. Além de praticamente não marcarmos gols de cabeça mais, tomamos vários gols de jogadas lentas ainda por cima.
Melhor demitir.
Ceni não é nada pragmático e muito menos repetitivo. Aliás, a repetição está no fato de não ter um esquema definido. Cada dia entra em campo uma zona diferente, não é um time.
O retardado não sabe o que é repetição.
Parei de ler ali. Me desculpe quem escreveu….
Ele sempre mantém a estrutura do time, troca jogadores por necessidade e faz cagada nessas trocas. Eu acho um absurdo Raphinha como terceiro homem da defesa, mas mesmo quando não tinha o ala, ele jogava por ali. Então o texto está correto, ele repete a estrutura.
Venda o Pablo Maia e traga o Sobral do Ceara, Capixaba no lugar do Kingnaldo e tragam um meia armador, qualquer um pois hoje nao existe esse cara no elenco.
Concordo. Por isso que digo que esse meia pode ser até o Ganso.
Isso. Talvez nem precise ser necessariamente um armador. Um Vina já ajudaria demais.
Infelizmente ele não joga assim, não tem jeito. O meio do Ceni precisa marcar e jogar, mas acaba não fazendo nada disso direito.
O RC é tão pragmático que vai utilizar os gandulas como atacantes de lado.
Lembrei quando o Lugano falou do encantador de serpentes…..agora o bandido é o Patrick e pronto! Até o Arnanldo Ribeiro já entrou nesta. Dudu do Palmeiras , Roger Guedes do Coringa e outros sempre têm reclamado de substituições, mas com o mito ( que reclamou gritando com uma substituição do técnico em 2004) não pode!!!!Foi por isso que saimos de mãos abando do quinto campeonato seguido do Ceni ( mãos abanando não significa ser campeão necessariamente)
Negacionismo é patológico e não é só contra vacinas. No futebol está evidenciado nesta coluna!!!O trabalho foi, é e será sempre ruim ,pois, o commandante ão consegue armar o time e muito menos gerir o grupo…
Admitir isto não dói, só contrói!!!
O que critico no Ceni é ele mesmo sabendo que não tinha esses jogadores, não montava o time para ter um melhor desempenho e extrair dos jogadores que tem o melhor deles.
Sabemos quais eram as duas preferências, principalmente desses caras rápidos, mas por que então, não usava ou deu uma sequência melhor para o Marquinhos? Por que insistiu e até hoje ainda insiste com o IG e não fez a mesma coisa com ele?
Nessas hora é que eu fico indignado. Vimos muitas vezes esse ano, ele priorizando mais a sua “assinatura” como técnico, do que pensando no que seria melhor para a ocasião.
Repito mais uma vez, por que seu que ele não sairá, vou torcer sempre, mas se o próprio técnico não tiver a capacidade de reconhecer seus erros, que foram muitos, não teremos evolução nenhuma. Podem trocar o elenco inteiro que nada vai mudar.
Excelente análise, e acho que com Ceni ou sem Ceni tem que trazer jogadores dinâmicos. Não me desce até hoje os mais de 30 mi gastos no Gallopo. Com essa grana trazia bons jogadores de velocidade. O Speed Mendonza ta avaliado em 7 mi de reais, o Marinho foi pro Fla e não foi muito caro. Se tivessem botado uns 10 mi de reais no bolso do Marquinhos teríamos um craque veloz e finalizador. Com esses 3 seria outro time, mas gastam em Gallopo e Orejuela, chega a dar uma raiva tudo que o cara dedica a esse time, dinheiro e tempo de monte, e os caras lá só fazem cagada.
Sobre o Gallopo, achei que era um cara diferenciado pelo que muita gente dizia no momento da contratação.
Outra questão é que dizem que o SP vai receber esse valor atrás do tal fundo de investimento, porém precisou pagar antecipado pois esse fundo ainda está sendo regularizado, espero que seja verdade e os recursos voltem aos cofres e possam ser utilizados de melhor forma.
A questão é que a diretoria/presidente, podem até estar trabalhando e realmente sanando as contas/trocando perfil da divída como estão dizendo, mas a credibilidade só sera conquistada com o tempo, já que sempre foram parte do grupo que comanda o SP há mais de 10 anos.
Minha expectativa é que em 2023 o fluxo de caixa não esteja o caos que foi esse ano e isso devido ao trabalho feito, mas só vou acreditar quando o balanço for divulgado.
No começo do ano tínhamos o Rigoni e o Marquinhos que faziam esse facão. Contratou tbm o Nikao que no Patético PR fazia direto este tipo de jogada.
Jogador de velocidade até tinha mas não tem no meio campo que dá essas enfiadas de bola.
Mas que tragam todos os jogadores pedidos então, que o Ceni monte o elenco ao seu bel prazer. Se der certo ou não, problema não é dele, responsabilidade não é dele, culpa não é dele.
Uma analise bem boa essa. Pra mim esse elenco é bem desbalanceado, tem muitos meias, alguns defensores, e no ataque poucas ou nenhuma opção de real velocidade. O que para o estilo de jogo do RC pesa muito, espero que nessa próxima temporada chegue esses pontas e que pelo menos tenham um bom X1 e que desempenhe bem na parte tática. Acho que mesmo sem pontas o time até que cria muitas oportunidades de gol, problema maior foi na defesa mesmo até por isso que foi explicado ai no post. Enfim acho que o RC deve melhorar essa parte defensiva bem pq foi o ponto mais negativo na temporada!!!.
Vamos jogar com 4 atacantes meia boca? e com defesa ruim? parece que o projeto serie b do casares vai decolar!
Esse é o Rogério Rinus Michels Ceni, então, rs?
Ou seria Rogério Johan Kruyff Ceni, rs?
Saudades dessas colunas, lembrou as do Airnani.
O esquema é bem definido mas minha bronca é justamente o fato de se prender a ele independente do material humano e sabendo que já deu errado mesmo com o melhor elenco do país (época do Flamengo).
O time precisa de variações treinadas pra adversários específicos não somente situações específicas (com bola, sem bola, no ataque, na defesa) levando em consideração as variáveis que tem disponiveis (jogadores). Nenhum time ataca/defende de forma idêntica mesmo que a formação tática seja a mesma, nenhum jogador joga da mesma forma de outro mesmo se for irmão gêmeo, nem o Atlético de Madrid vencedor do Simeone não consegue. Jogadores são humanos, acertam/erram/improvisam decisões, não existe previsibilidade 100% em nada que envolva interações entre seres humanos e num jogo de futebol onde o coletivo envolve tanta gente isso tá ainda mais longe do controle.
Toda entrevista ele usa muito essa palavra “criamos situações, tivemos situações, houveram situações” e não é só disso que é feito um jogo de futebol. Não basta criar uma situação de gol pra ele sair, é uma variável a peça responsável por executar o chute a gol e outro conjunto de variáveis que vai tentar impedir que isso aconteça.
É porisso que existem craques de bola e jogadores normais, pq os caras não dependem de uma situação pra fazer algo diferente, eles fogem do padrão, são inteligentes e o corpo além de vigor tem uma sincronia perfeita com a velocidade de raciocínio e tomada de decisão deles.
É isso que me dá ranço no discurso. Trabalha com situações, cria essas situações mas se o resultado não é esperado a culpa é da variável (jogador). Sim, é! E adianta ficar batendo nessa mesma tecla? Ele é o técnico é responsabilidade dele estudar e moldar os jogadores e fazer com que operem como um time e não como uma máquina, usando o que tem na medida do possível. Só que parece um confeiteiro com uma receita de bolo que culpa a marca dos ingredientes pelo bolo não ter ficado igual à foto e enquanto não achar a marca certa nada muda porque a culpa não é dele.