São Paulo recebe o Atlético-MG na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcará um duelo de duas equipes que prezam pela posse de bola, já que ocupam as primeiras colocações neste quesito no torneio por pontos corridos.

De acordo com dados do Footstats, o Atlético-MG é o segundo clube do Brasileirão com maior média de posse de bola (55,69%). O São Paulo vem logo atrás, em terceiro lugar, com uma média de 54,98%.

O Fluminense é o clube que lidera o quesito, com uma média de posse de bola de 57,89%, muito graças ao estilo de seu treinador, Fernando Diniz, que não abre mão de propor o jogo independentemente do adversário.

Por causa  dessa característica, a partida entre São Paulo e Atlético-MG promete ser aberta, com oportunidades de gol para ambos os lados, ainda mais pelo fato de as duas equipes estarem brigando pelas últimas vagas na Copa Libertadores.

São Paulo é o atual oitavo colocado, com 50 pontos, e dono da última vaga para a Libertadores. O Atlético-MG, por sua vez, figura em sétimo lugar, com 51 tentos, mas pode ser ultrapassado pelo adversário, se for derrotado.

Curiosamente, o próximo compromisso do São Paulo no Campeonato Brasileiro também é contra um dos times com maior média de posse de bola da competição, o Fluminense. Após empate em 2 a 2 no primeiro turno, no Morumbi, o Tricolor tentará conquistar um resultado positivo no Maracanã.

Além de Atlético-MG e Fluminense, o São Paulo terá pela frente o Internacional, no Morumbi,no dia 8 de novembro, e encerra sua campanha neste Campeonato Brasileiro contra o Goiás, em Goiânia, no dia 13 de novembro.

Gazeta Esportiva