São Paulo vê a classificação para a Libertadores como maior objetivo da temporada após o vice da Copa Sul-Americana. Atualmente no G8, zona de classificação para as fases preliminares do torneio, o Tricolor pode ganhar meta mais ambiciosa após o tricampeonato da América conquistado pelo Flamengo no último sábado.

A princípio, parece contraditório imaginar que mais um brasileiro tricampeão da Libertadores seja algo positivo para o São Paulo, que foi o primeiro do país a conquistar tal marca. No entanto, o título favorece o Tricolor, pois abre mais uma vaga direta para a fase de grupos do torneio continental.

Com a conquista, o Flamengo passa a “ocupar duas vagas na fase de grupos”, a de campeão da Copa do Brasil e a de campeão da Libertadores. Dessa forma, cinco times passam a se classificar pelo Campeonato Brasileiro ao invés de quatro. Como no momento o Rubro-Negro é um dos primeiros cinco colocados (o terceiro), a zona de classificação para a fase de grupos é extendida até a sexta posição.

Caso o Athletico-PR fosse campeão, as vagas diretas para a Libertadores através do Brasileirão seriam destinadas somente aos quatro primeiros colocados com exceção de Furacão e Flamengo (devido aos títulos nas copas). Assim, com a tabela atual, apenas o líder, o vice-líder, o quarto e o quinto colocado se classificariam, pois os cariocas ocupam a terceira posição e os paranaenses estão na sexta colocação.

Onde entra o São Paulo?

Agora, o São Paulo vê a possibilidade de conquistar uma vaga direta para a Libertadores. Se o Athletico-PR conquistasse a América, o Tricolor precisaria tirar sete pontos de diferença para o quinto colocado, o Corinthians, para ir direto à fase de grupos. Com a vitória do Flamengo, a distância cai para apenas dois pontos, já que os paulistas precisam ultrapassar apenas o Furacão, sexto colocado com 52 pontos.

Assim, o time do Morumbi poderá dar seu primeiro passo rumo ao novo objetivo já na próxima rodada, quando recebe o Atlético-MG, na terça-feira, às 21h30 (de Brasília).

Na oitava colocação, com 50 pontos, o São Paulo ultrapassa o Galo, atual sétimo colocado com 51 pontos, caso vença em casa. Para entrar no G6, porém, o time precisa, além de vencer, secar o Athletico-PR, que recebe o Goiás na quarta-feira, às 16 horas.

Gazeta Esportiva