São Paulo pode ganhar o reforço de Gabriel Neves na reta final da temporada. O volante evoluiu em sua recuperação da lesão no ligamento colateral medial do joelho direito e foi ao gramado do CT da Barra Funda na última quarta-feira para uma corrida com os fisioterapeutas.

Ainda não há uma previsão de quando o volante reunirá condições de jogo, mas há expectativa devido à falta que ele fez no seu período ausente.

Isso porque Gabriel Neves se tornou uma das peças fundamentais no esquema de Rogério Ceni. Antes contestado, o jogador se reinventou na função de primeiro volante e assumiu a condição de titular absoluto.

Antes de se lesionar, o uruguaio esteve presente em todos os principais jogos mata-mata do São Paulo e, por muitas vezes, foi considerado o melhor do confronto. A sua saída do time foi sentida, principalmente na final da Copa Sul-Americana.

O bom momento fez o clube repensar sobre a extensão de seu vínculo. Gabriel Neves possui acordo com o São Paulo até 31 de dezembro. Para renovar o compromisso até o fim de 2025, o clube deve pagar 1,7 milhão de dólares (mais de R$ 8 milhões), dividido em três anos, a título de luvas para os representantes do atleta.

O crescimento no CT Barra Funda também deu-se por uma aproximação com outros atletas. Com um perfil tímido, o uruguaio estreitou relações com companheiros como Calleri e sesentiu mais à vontade no clube, de acordo com pessoas do dia a dia no centro de treinamento.

Antes do meio do ano, Gabriel Neves tinha atuado em apenas dez partidas das 34 disputadas pelo time (29,4%). Desde a chegada em agosto de 2021, o uruguaio não conseguia emplacar uma sequência de jogos e via o futuro no São Paulo em xeque.

Contudo, desde junho foram 18 partidas nos 29 jogos do clube (62%), com a vaga de titular conquistada na disputa particular com o jovem Pablo Maia.

A diretoria já anunciou publicamente que quer a permanência do volante uruguaio. O próprio jogador já revelou o desejo de ficar. No entanto, as conversas estão paralisadas nesse momento e o seu futuro ainda está indefinido.

O retorno para a fase final da temporada pode ajudar a acelerar as conversas. Além de Neves, o São Paulo tem para a função de primeiro volante Luan e Pablo Maia.

https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2022/10/13/gabriel-neves-evolui-em-recuperacao-no-sao-paulo-e-vive-expectativa-por-renovacao.ghtml