A Fifa divulgou um documento que formalizou o pagamento da dívida que o São Paulo terá que quitar com o treinador Hernán Crespo.

Este valor se refere à quebra de contrato com o treinador e da sua comissão sem justa causa, que aconteceu em outubro de 2021. Após um período com um rendimento abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro, o treinador deixou o clube com Juan Branda (auxiliar técnico), Alejandro Kohan e Gustavo Sato (preparadores físicos), Gustavo Nepote (preparador de goleiros) e Tobías Kohan (analista de desempenho), membros da comissão que chegaram ao São Paulo junto com Crespo.

De acordo com apurações levantadas pelo LANCE!, em relação a este valor, o São Paulo e o ex-treinador divergiam entre quanto um achava que deveria pagar e quanto o outro achava que deveria receber. Segundo o documento, também acessado pelo L!, Crespo irá receber o valor estipulado pelo Tricolor paulista. A Fifa, por sua vez, apenas formalizou este acordo.

Os auxiliares também tentaram uma ação na justiça, porém perderam o pleito.

Este valor gira em torno dos 300 mil dólares (cerca de R$ 1,5 milhões), que será pago para todos os envolvidos. Conforme o que foi informado ao L!, metade já foi paga.O pagamento foi paralisado quando a Fifa entrou, mas já será retornado.

Caso o São Paulo não realizasse o pagamento, poderia sofrer algumas punições por parte da Fifa, como o impedimento de registrar novos jogadores – sejam estes brasileiros ou não. O clube, por sua vez, informou não haver chance disso acontecer porque Crespo já está sendo pago.

De acordo com o posicionamento do São Paulo, acessado pelo LANCE!, o caso foi para Fifa somente por conta das divergências de valores entre o clube e o treinador. Não há o risco de sanções.

– O SPFC e o técnico Hernan Crespo tinham uma discussão sobre o quanto era devido em relação à rescisão. Por isso o caso foi para a FIFA. A Entidade entendeu que o SPFC tem de pagar o quanto o Clube achava que tinha de pagar. Parte do valor já foi quitado e não há risco de sanções – disse o Tricolor em seu posicionamento.

Lance!