Prestes a disputar final que decidirá sua temporada, o São Paulo teve algumas alterações em sua escalação recentemente. Com a transição de um sistema com três zagueiros para uma linha de quatro, o lateral Rafinha passou a ganhar mais minutos.

Entre os defensores são-paulinos, Rafinha se destaca em diferentes estatísticas, embora com mais destaque na construção do que em quesitos de marcação.

De acordo com dados do FootStats, o lateral direito é o jogador do São Paulo com mais passes, tendo completado 1192 em 24 jogos disputados na temporada. O jogador também é o segundo mais viradas de jogo (13 em 24 partidas), atrás apenas de Diego Costa (16 viradas em 21 jogos).

Em lançamentos, Rafinha está no pódio, com 39 lançamentos em 24 jogos (1,625 por jogo). O primeiro colocado da estatística é o goleiro Jandrei, com 113 lançamentos em 19 jogos (5,95 por jogo), seguido por Diego Costa, com 51 em 21 jogos (2,43 por jogo).

Na defesa, o lateral se destaca nos desarmes. Até o momento, Rafinha é o segundo são-paulino com mais desarmes, atrás apenas de Patrick. Enquanto o defensor tem 34 desarmes em 24 jogos (1,41 por jogo), o meia tem 35 em 22 partidas (1,6 por partida).

Com mais minutos desde a transição para um sistema com 4 defensores, Rafinha disputa com Igor Vinícius. No entanto, Ceni costuma optar pelo camisa 13 nesse cenário devido às responsabilidades defensivas.

Gazeta Esportiva