O São Paulo defende uma invencibilidade de sete anos contra o Avaí, adversário deste domingo. O Tricolor perdeu para o adversário pela última vez no dia 20 de setembro de 2015, em Santa Catarina.
Desde então, as equipes se enfrentaram cinco vezes, com duas vitórias dos paulistas e três empates neste período. No primeiro turno da atual edição do Campeonato Brasileiro, os times ficaram na igualdade de 1 a 1 na Ressacada, com um gol de Reinaldo, para os visitantes, e outro de Muriqui, para os mandantes.
Já o último revés são-paulino diante do Leão da Ilha ocorreu no Brasileirão de 2015, também na Ressacada, por 2 a 1. Naquele dia, o técnico colombiano Juan Carlos Osorio escalou uma equipe alternativa, visando o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em casa, contra o Vasco – os anfitriões acabaram vencendo por 3 a 0.
Em sua última derrota para o Avaí, o São Paulo entrou em campo com: Renan Ribeiro; Lyanco, Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Breno (autor do gol), João Schmidt, Carlinhos e Wesley; João Paulo e Rogério Neymar do Nordeste.
Os duelos entre os times, desde então, não vêm ocorrendo anualmente, já que o Avaí frequentou a Série B em algumas oportunidades. A vantagem são-paulina no retrospecto é ainda maior ao restringir o recorte para os jogos disputados em casa.
O Tricolor perdeu apenas uma partida oficial em sua história, para o Avaí, como mandante. A derrota veio em 2010, quando os catarinenses superaram os paulistas, fora de casa, pelo placar de 2 a 1.
O São Paulo recebe o Avaí no domingo, às 20 horas (de Brasília), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Rogério Ceni é o 13º colocado e soma 34 pontos – seis a mais do que o Leão da Ilha, que ocupa a 17ª posição e abre a zona de rebaixamento.
Veja o retrospecto invicto do São Paulo contra o Avaí:
22/05/2017: São Paulo 2 x 0 Avaí, 2ª rodada da Série A 20/08/2017: Avaí 1 x 1 São Paulo, 21ª rodada da Série A 08/06/2019: Avaí 0 x 0 São Paulo, 8ª rodada da Série A 20/10/2019: São Paulo 1 x 0 Avaí, 27ª rodada da Série A 04/06/2022: Avaí 1 x 1 São Paulo, 9ª rodada da Série A
Gazeta Esportiva

Hoje é a primeira decisão e a oportunidade de voltar da Argentina tranquilo pra planejar o final de 2022 e início de 2023.
Temos que atropelar o Avaí.
Impossível imaginar outro resultado que não seja a vitória do SPFC.
Nada menos que os 3 pontos essenciais para o tricolor.
#Vence SPFC .
Nas próximas sete rodadas serão cinco confrontos diretos contra times que estão brigando pra se afastar do Z4.
Quatro em casa (Avaí, Botafogo, Coritiba e Atlético-GO) e um fora (Juventude). No meio terá América e Palmeiras (ambos fora).
É ganhar essas quatro partidas em casa e ficar tranquilo pra cumprir tabela nas últimas quatro rodadas, já pensando no time de 2023, caso vença a Sulamericana.
Amigo, acho até que não precisaremos de todos esses pontos pra fugir do Z4, pq os times abaixo esse ano são mais fracos que os do ano passado.
Mas, e melhor se garantir o quanto antes, e estando livres, usar o resto dos jogos como laboratório para 2023. Isso SE ganhar a Sula. Senão vai ter que tentar ganhar o máximo de pontos para com muita sorte conseguir uma vaga na Libertadores via brasileiro… que tá muito longe hoje.
3 pontos obrigatórios, pois o jogo contra o Coritiba foi adiado para o dia 20.
Fato