O São Paulo acabou com uma sequência de quatro jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro ao bater o Ceará neste domingo, por 2 a 0, no Castelão. Com o resultado, o Tricolor ampliou sua distância para a zona de rebaixamento e vai ter mais tranquilidade para trabalhar antes da final da Copa Sul-Americana, que acontece dia 1 de outubro.

Vale lembrar que antes de viajar a Córdoba, na Argentina, local da decisão contra o Independiente Del Valle, do Equador, o São Paulo recebe o Avaí, no próximo domingo, no Morumbi, jogo que marcará a despedida do elenco de sua torcida, já que nem todos os tricolores poderão se deslocar para território argentino.

É verdade que o São Paulo não fez um jogo brilhante contra o Ceará, mas neste domingo o resultado positivo era vital para evitar uma pressão maior pelo risco iminente de rebaixamento no Brasileiro antes da final da Sul-Americana.

Muitas vezes o São Paulo jogou bem, dominou o adversário, mas não venceu, caso do jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no Morumb, e de outras partidas ao longo dessa temporada. Por isso, a essa altura do campeonato, é melhor ser eficiente que encantar, mas não triunfar.

Também por causa da vitória deste domingo a partida contra o Avaí terá caráter de festa. O Morumbi deverá estar lotado para o último jogo do São Paulo antes da viagem a Argentina. Se tivesse deixado de vencer o Ceará, o estádio tricolor provavelmente também encheria, mas o clima nas arquibancadas seria certamente mais pesado.

Agora o São Paulo terá a semana livre para descansar e trabalhar pensando no Avaí. Depois, terá mais uma semana livre antes de enfrentar o Independiente Del Valle pelo título continental. É o tempo que o técnico Rogério Ceni vem pedindo há tempo. Não poderia haver condições melhores para o treinador e seu elenco antes da partida mais importante dos últimos dez anos do clube, como o atacante Calleri sempre faz questão de lembrar.

Entre altos e baixos, erros e acertos, conquistas e decepções, o São Paulo segue adiante e prova que, mesmo com todas as limitações e obstáculos, merece o apoio incondicional de seu torcedor, ansioso para voltar a gritar “É campeão!”.

Gazeta Esportiva