Em resposta a um questionamento de torcedor no twitter, Alex comentou a respeito de títulos x revelar jogadores:
“Você pode ganhar títulos e não colocar nenhum jogador no time principal e no mercado. Ou você pode colocar bons valores no principal e no mercado. Quem define o que quer é o clube.
Do time do ano passado, tem 13 no principal”.
De fato, Alex sofreu com perdas de talentos que subiram, lesões e falta de verba para reforçar o Sub-20. Ninguém que trabalhe com ele, considera seu trabalho ruim ou abaixo e sim, um reflexo de um São Paulo que sim, colheu o que plantou em safras de jovens.
E ainda poderia subir mais.
saopaulo.blog

Tudo bem usar a base no time principal mas tem que ser um processo mais pensado e planejado do que é hoje.
A maioria dos jogadores, quando sobem, tem aquele físico estilo “chassi-de-grilo”. A gente vende um Antony por € 16 mi, ainda magrela aqui, e em um ano de Ajax ele ganha 8kg de massa magra, passa a jogar muito mais e vale € 100 milhões.
Além disso, vários garotos sofrem com contusões seguidas quando sobem ao time proncipal com os treinos físicos mais puxados, como o próprio Marquinhos.
Parece que estamos deixando a desejar nessa parte de preparação dos jovens que sobem. Estamos deixando de ganhar MUITO dinheiro.
Isso, fora a questão de colocar jogador no time principal com contrato não amarrado. Pra mim, e uma das maiores burrices dessa diretoria. E pior que já repetiram várias vezes o erro, não aprendem, e tem gente que defende ainda.
Se o garoto não renova, mesmo tendo necessidade no time principal, não suba. Tragam um jogador de fora por empréstimo ou custo baixo para compor o elenco.
Se o Ceará e o Fortaleza ganharem hoje, o SPFC cai para 15o lugar. a 3 pontos do Z4. Parabéns Mito, parabéns Belmonte, parabéns Casares.
Merece até uma renovação de contrato e um cheque em branco pra trazer mais uns 10 bagres … ano passado brigamos até a penúltima rodada contra o Z4 e agora com o excelente trabalho que tira whisky de pedra estamos novamente brigando pra não cair…
Já vi alguns times usando jogadores mais “velhos” (próximos de estourarem a idade) só para ganharem torneios. O São Paulo está sempre colocando os novos e revela alguns bem cedo, como foi com Marquinhos, Moreira, Beraldo… Mas tem de ter cuidado, apesar de serem muito bons para a idade, vão oscilar e o técnico além de dar oportunidades, tem de saber quando tirar para não queimar.
Acho que Ceni não tem feito um bom trabalho com os meninos. Usa no desespero ao invés de colocar em ambiente favorável para desenvolvimento. Thiago Couto jogou por falta de goleiro (um péssimo planejamento). Luizão também apareceu por falta de zagueiros e também cometeu erros que poderiam queimá-lo. Patryck foi usado em uma fria maior ainda, está com a imagem queimada e nunca mais lhe foi dada oportunidade. O Moreira, já foi improvisado de LE e Volante, mas não ganha oportunidades na LD… Beraldo, Juan (até entrou bem em seu último jogo), Rodriguinho e outros não têm ganhado muitas oportunidades. É só quando falta alguém!
Eu acho que pela necessidade de promover estes jovens, por causa da situação financeira, dificuldade de encontrar alguém dentro do orçamento,estão pulando fases importantes desta transição,e de uma certa forma estão queimando o futebol destes garotos.Que chegam com muita responsabilidade de chegar para resolver.Tem que mudar este planejamento com os moleques da base.E ter menos desespero para promovelos.
Mas se revelou tanto assim por que reformularam a base?