Aos 18 anos, o atacante Pedro Afonso está perto de dar adeus ao Ska Brasil sub-20, clube do interior paulista, para assinar com o tricolor da capital. A reportagem da TNT Sports apurou que o artilheiro está por detalhes para ser o novo reforço do São Paulo sub-20.
Inclusive, nesta sexta (16), o atleta foi poupado da partida contra o Tricolor, válida pela 5ª rodada da fase três do Paulista Sub-20, por estar em negociação.
Com seis gols em 18 jogos neste ano, Pedro é o maior goleador da equipe. Ele chegou ao Ska Brasil em 2019, por onde foi campeão da Copa Bandeirantes de 2019. Desde então, foi emprestado em 2020 ao Capital, por onde disputou o Tocantinense, e em 2021 ao Corinthians. Pelo Timão sub-17, ele participou de quatro jogos, sem gols.

Prospectar novos valores.
Considero esse, um ótimo caminho.
É o caminho.
Depois que o Alex disse que sairia, o trabalho caiu muito.
Não sei o que está acontecendo por lá.
Analisando apenas o conteúdo da matéria não anima, números simples e já com rodagem pelo Corinthians sem brilho. Está com jeito de indicação de empresário.
Não é bem assim… Cafu começou jogando pelo São Paulo, em 1989, após passar por nove “peneiras”, sem sucesso.
A exceção que confirma a regra.
Tambem não vejo com grande expectativa. Números não empolgam, mas é um cara que joga no sub20 com apenas 18 anos… tem dois anos ainda pra dar uma desenvolvida e quem sabe virar alguma coisa. Parece ser mais um tapa buraco já que o sub20 perdeu vários jogadores pro profissional e até uns por contusão.
Esse negócio de ter que aproveitar a base a qualquer custo pois o clube não tem dinheiro para investir no time principal se tornou uma faca de 2 gumes.
Enfraquecemos os times Sub-17 e Sub-20, os garotos queimam etapas e muitos chegam no time principal sem condições principalmente físicas e mentais em suportar a pressão de jogar.
Acho que precisam rever isso daí.
Se for subir que sejam os jogadores para as posições carentes do time de cima ou somente os mais preparados.
Ai o SPFC vende (barato) as joias da base para a Europa e em 1 ano o jogador vira um touro, ganha 10 kg de massa muscular.
Vide Antony, Militão e David Neres.
Antony era o autentico chassie de frango quando jogava no SPFC.
E isso mesmo, acaba subindo os garotos de qualquer forma pro profissional, muitas vezes nem olham se tá com o contrato amarrado.
E o sub 20 sofre, só ver quantos garotos foram subidos esse ano para o profissional, eles não tem como repor tantos rapidamente, leva tempo para os de categorias mais baixas fecharem a idade e subir.
Ótima estratégia: contratar novos valores.
Também estão disseminando as escolinhas de futebol do São Paulo Futebol Clube, para formar novos valores.
Já foi o tempo que o SP tinha bons olheiros. Hoje os modernos “scouts” que lá estão são padrão Igor Gomes: acertam 1 a cada 20.
Cilinho tinha olheiros por todo o interior do estado de SP.
Época boa.
Menudos do Morumbi, com Muller encabeçando!
Sim, nessa época. Aliás, época de ouro.
Hoje ter olheiro só no interior não basta. Teria que ter no país inteiro e até na América do Sul.
Naquela época dos anos 80 o futebol do interior paulista era muito forte. Tinha time que disputava campeonato com os grandes, quando ia jogar lá não era fácil. Todos esses times do interior tinham ao menos um meia bom que sabia armar o jogo, jogar bola e bons atacantes também. Hoje em dia nem nos temos o tal meia… um cara um pouquinho melhor tecnicamente que os outros como o Sara e o Nestor já e vendido a peso de ouro pro exterior na primeira oportunidade de fazer dindim.
Sim, outros tempos. Hoje a “garimpagem” tem que ser muito mais ampla. Que seja em algumas partes da AS.
Não é um custo absurdo, pelo que pode ganhar em cada atleta indicado que venha vingar.
Para fazer isso, precisa saber procurar (confiar no scout, ter a melhor equipe de scout possível). Ultimamente, o São Paulo anda precisando mostrar que saber procurar jogadores dessa forma, vide Facundo Milán.
Mas é, sim, um ótimo caminho para driblar a necessidade de mais dinheiro. Todos os jogadores bons já foram desconhecidos antes. O clube não tem condições de ser time consumidor. Precisa investir nessa procura de jogadores desconhecidos, mas, para isso, precisa ter uma equipe qualificada para identificar valores e, principalmente, precisa confiar e deixar essa equipe trabalhar.
Vitrine …, só vitrine para empresário amigo.
Se “der certo”, vaza logo …, nem precisa subir ao profissional.
A prioridade do saopaulo deveria ser 1 meia, 1 goleiro, 2 ponta de velocidade e bom drible.