Com foco total na Copa Sul-Americana, mas sem poder ignorar o Campeonato Brasileiro, onde corre risco de ir parar na zona do rebaixamento, o São Paulo encerrou na manhã deste sábado (17), no CT da Barra Funda, sua preparação para o duelo contra o Ceará,  às 16h (de Brasília) deste domingo (18), fora de casa. É o penúltimo jogo do Tricolor antes do duelo da temporada ante o Independiente del Valle, do Equador, na Argentina, dia 1º de outubro.

Para o duelo diante dos nordestinos, o técnico Rogério Ceni precisa resolver um dilema: encarar o rival alvinegro com força máxima ou poupar esforço pensando nos equatorianos? Dúvida que permanecerá até o horário do jogo. Ou quase isso.

Segundo o LANCE! apurou, a tendência é que Ceni mais uma vez mande a campo um time misto. Mesma tática usada no empate em 1 a 1 com o rival Corinthians, no clássico do último final de semana, no Morumbi. 

Pelas circunstâncias – e até  como forma de testar o time principal em um desafio de grandes proporções como o oferecido pelo Flamengo -, o treinador mandou a campo a escalação considerada titular na derrota por 1 a 0 no Maracanã, na quarta-feira (14), resultado que eliminou o clube na semifinal da Copa do Brasil. 

Mas como Ceni e sua comissão técnica perceberam, o desgaste mais uma vez pesou no decorrer do duelo. Nomes como Calleri terminaram completamente esgotados. E a tendência é que nem viajem para Fortaleza (CE) logo mais. 

Na única imagem divulgada pela assessoria do clube dos trabalhos desta manhã, o argentino, inclusive, aparece chutando uma bola contra Felipe Alves, goleiro que deve retomar a titularidade da posição após Jandrei jogar no Rio por conta da sua não-inscrição. Já é um indício dos planos de Ceni.

O fator motivador para o comandante são-paulino é justamente repetir o desempenho mostrado no clássico contra um rival que atuou no Morumbi com suas principais peças e conseguiu segurar um resultado considerado positivo internamente.

As únicas mudanças deverão ser nas posições de Miranda e Éder, que receberam o terceiro cartão amarelo no clássico e são desfalques certos. 

Com isso, um provável São Paulo para jogar no Castelão será escalado com Felipe Alves; Rafinha, Ferraresi, Luizão e Welington; Colorado, Talles Costa, Igor Gomes e Galoppo; Juan (Marcos Guilherme) e Bustos. Tendência que já havia sido deixada aberta pelo treinador nos vestiários do Maracanã.

– Nós temos que fazer um time muito competitivo. Lá (Ceará) é difícil jogar. Agora, nós enfrentamos times que descansam a semana inteira, e isso traz uma diferença nessa parte do campo. A opção de no fim de semana ter que jogar com um time totalmente novo foi para tentar igualar essa parte física. Nós vamos analisar, com esse dia a mais que temos. Nós precisamos do resultado. É um confronto direto, entre duas equipes com a mesma pontuação. Temos que visar ao jogo do dia 1, mas não podemos nos dar ao luxo de perder pontos no Brasileiro. Nós temos que tentar o melhor na parte física e técnica entre duas equipes.

Tanto o São Paulo como o Ceará somam 31 pontos – porém, o Tricolor se encontra na 13ª colocação e o Vozão uma abaixo. Assim, a busca de ambos é se livrar da possibilidade de se aproximar mais ainda da zona de rebaixamento. Isso porque contam com somente cinco pontos a mais que o Cuiabá, localizado no 17º lugar.

– Chegamos a um ponto em que não dá mais para deixar o Brasileiro para depois. Então, nós temos que jogar esses dois jogos com o máximo de força possível, tanto contra o Ceará, quanto contra o Avaí – completou o treinador são-paulino.

Lance!