Em matéria de Jorge Nicola, dirigente da Conmebol detonou a matéria do jornal peruano Libero, veja:
“O jornal peruano Líbero afirmou nesta quarta-feira que o Independiente Del Valle pode perder a vaga na final da Sul-Americana por causa da suspeita de adulteração de documentos de Byron Castillo. Neste caso, o São Paulo enfrentaria o Melgar, time do Peru eliminado pelo Del Valle nas semifinais.
Mas a Conmebol ignora tal possibilidade. “Não faz nenhum sentido. O que o Del Valle tem a ver com a situação do Castillo?”, questiona Fred Nantes, diretor de competições da entidade que organiza a Sul-Americana.
De acordo com o jornal peruano, o Del Valle poderia ser punido como ocorreu com os clubes russos em episódio recente. Devido à guerra com a Ucrânia, a seleção russa foi excluída das eliminatórias para a Copa do Mundo e todos os clubes filiados à federação da Rússia também acabaram descartados das competições europeias.
“A comparação com a Rússia é uma estupidez”, avalia Fred.
Vale lembrar que a Fifa convocou Byron Castillo para uma audiência na Comissão de Apelação nesta quinta-feira. O jogador será ouvido depois de o jornal inglês Daily Mail revelar um áudio, atribuído a ele, com a confissão de irregularidades em seus documentos.
O Chile trabalha nos bastidores para que o Equador seja eliminado da Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro.”

Será um jogo pra Valler
Acho que é bem possível o Equador ser eliminado da copa, pois usou um jogador que admitiu que não nasceu no Equador e falsificou documentos na eliminatória, e há áudio dele mesmo admitindo tudo como prova. Agora isso é completamente diferente do Equador ser desfiliado da FIFA…. Isso eu acredito que seria muito mais difícil de ocorrer. A menos que o país seja desfiliado, os times equatorianos não sofrerão nenhuma sanção com a eliminação do Equador da copa do mundo.
Há um ano da Copa, poderia. Faltando poucos dias, esquece
Eder porpeta nasceu no brasil e jogou na Itália. Mazinho e brasileiro e jogou pela espanha. O caso é mais de falha ddo governo equatoriano que da seleção. Puna-se o jogador, mas não faz sentido tirar no tapetão quem ganhou no campo. Não pra mim.
Seria uma estupidez mesmo.
Del Valle vem trabalhando sério há muitos anos e fez por merecer chegar nessa final.
Time não possui absolutamente nada a ver com a situação da seleção.
A comparação com a Rússia também é completamente descabida.
Além da comparação estúpida com a Rússia, também acho um absurdo o Chile “estar trabalhando nos bastidores” pra que o Equador seja eliminado da Copa. O mesmo Chile que armou toda aquela palhaçada do Rojas em 1989 no Maracanã (“O foguete de Rosemary”).
O Flamengo e o Fluminense fizeram exatamente isso no caso do Héverton da Portuguesa.
Isto, 2013. Fizeram um conchavo. Os dois juntaram uma grana) pra que a Portuguesa escalasse um jogador suspenso, acabaram com a carreira do jogador, rebaixaram (e acabaram) com a Portuguesa, se salvaram do rebaixamento (FluminenC acabou em 15º, VARmengo em 16º e Portuguesa em 17º).
São uns imundos.
“Trabalhando nos bastidores” é um eufemismo para “tentando armar um conchavo” para tirar o Equador da copa.